Provedores Internet já podem
vender serviços de call-back e correio de voz
Produtos serão apresentados
na Telexpo-2000
Durante
a próxima mostra paulistana Telexpo, a desenvolvedora catarinense
de tecnologia de comunicação integrada Dígitro
Tecnologia apresentará uma nova implementação
de sua plataforma de acesso BXS-RAS, agora em gabinetes próprios
para serem dispostos em rack. Além de passar a oferecer acesso
em alta densidade (pode-se dispor da quantidade de equipamentos necessários
para cobrir o número de assinantes), a solução passa
também a promover integração entre os serviços
de telefonia e de Internet, o que abre novas possibilidades de mercado
para os competidores do setor. "Com o surgimento da Internet gratuita,
os provedores de acesso só sobreviverão se tiverem condições
de oferecer produtos diferenciados", afirma o gerente comercial Luiz Augusto
Martins.
Em sua nova versão, o BXS-RAS
possibilita não só a venda de voz sobre IP, por parte do
provedor, mas também a implementação de voz sobre
linhas de dados frame relay e voz via Internet, utilizando
o protocolo H323. "Enquanto os demais sistemas de voz funcionam como um
provedor de comunicação ponto a ponto, o BXS-RAS atua como
comutador de telefonia computadorizada (computer telephony), intercambiando
serviços de voz até mesmo entre um celular e um modem", explica
Luiz Augusto.
Além da voz corporativa, a solução
da Dígitro permite que o provedor ofereça alguns serviços
ainda não disponíveis em nenhum concorrente do mercado: um
deles é a caixa postal de voz; outro, a implementação
de PABX e URA (Unidade de Resporta Audível) para aplicações
corporativas de central de chamadas. "Com uma boa administração
de recursos, o ISP pode até vender serviços de call back
para o assinante corporativo", acrescenta o executivo. O BXS permite também
a criação de correio de voz integrado ao correio eletrônico
da corporação e dispõe de um programa opcional que
transforma as mensagens escritas (sejam de correio eletrônico, fax
ou documentos de Word) em mensagens de voz passíveis de serem acessadas
via telefone.
Com o lançamento do BXS-RAS
e do portifólio de aplicações, a Dígitro espera
consolidar um movimento de avanço junto à base de serviços
de acesso no País. No início de 99, a empresa tinha 3% deste
mercado, passando - em outubro/1999 - aos 10% do total e devendo atingir
os 25% até abril/2000. Segundo a empresa, o preço para o
usuário final do BXS-RAS básico para 30 linhas é R$
23 mil. Durante a Telexpo, a Dígitro estará expondo no Pavilhão
Vermelho, estande E32. |