Autopeças agora são
encontradas via Internet
Site tem banco de dados com
mais de 6 milhões de peças de automóveis
Qualquer
pessoa ou empresa pode agora encontrar, através da Internet, peças
de reposição para automóvel: já está
na WEB o Peças on-line,
um serviço gratuito para consumidores, oficinas, concessionárias
e distribuidores que necessitam diariamente resolver o problema,
já muito conhecido, que é encontrar rapidamente uma peça
de reposição. O site possui mais de 6 milhões de peças
de todas as marcas de automóveis nacionais e importados. Através
do banco de dados e de sofisticados sistemas de busca, pode-se rapidamente
encontrar a peça, onde ela está disponível com nome,
endereço, telefone e site da empresa quando houver.
O serviço vem atender dois
segmentos importantes na área de auto-peças. O primeiro é
representado pelas concessionárias e oficinas, que perdem muito
tempo a procura de peças que nem sempre estão disponíveis
em seus estoques e que, segundo fontes do próprio site, acumulam
prejuízos anuais de mais de 40 milhões de dólares
em peças que ficam paradas nos estoques e fazem mais de 15 mil ligações/dia
à procura de peças para atender seus clientes.
O segundo e principal beneficiado
é o consumidor que, através do novo serviço, terá
seu carro consertado mais rápido, com a facilidade de se encontrar
a peça. É preciso considerar que a maioria dos municípios
brasileiros não possui concessionárias nem lojas de auto
peças com estoque disponíveis. Utilizando os recursos do
site, qualquer pessoa pode acessar e descobrir onde está a peça
que precisa, com o endereço mais próximo onde é possível
comprá-la.
Simples e inovador - O sistema
de funcionamento do site é simples. Ao acessar o endereço
na Web, o consumidor pode buscar a peça de duas formas: através
do número do código da peça, o que facilitará
a busca, ou através da descrição da marca e nome da
peça que se está buscando - por exemplo, amortecedor do Audi.
Preenchendo os dados, o sistema pesquisa e encontra a peça, os locais
onde ela existe para vender em todo o Brasil com todas as informações
da loja e a quantidade de peças disponíveis.
Do ponto de vista técnico,
o site introduz uma novidade funcional que o diferencia dos outros serviços
de grande volume na Internet: a atualização dos estoques
instantânea. O Peças On-Line possui um sistema inédito
e proprietário de atualização de estoque. Isso quer
dizer que as empresas, ao enviarem o seu estoque, terão os dados
acrescentados na hora ao servidor, possibilitando atualizações
em tempo real de suas políticas de preços e disponibilidade
de produtos quando e quantas vezes quiserem por dia, mesmo fora de horário
comercial.
O processo é feito automaticamente
pelos servidores que recebem o estoque, abrem o arquivo, verificam item
por item e o disponibilizam no banco de dados. Não há nenhuma
intervenção ou qualquer atividade manual.
Aliás, as páginas das
consultas são geradas on the fly, ou seja, cada usuário
a cada consulta faz uma requisição ao servidor que monta
a página na hora com os dados solicitados naquele exato momento
e a envia para o navegador do usuário, nada é estático
ou somatória de dados passados.
Para se ter uma idéia da performance
do sistema, um estoque de 50 mil a 60 mil itens demora um minuto apenas
para entrar no banco de dados depois de recebido pelo exclusivo servidor
automático
Solução
- Para o mercado de reposição de autopeças, que movimenta
bilhões de dólares no País, o site também vem
como uma solução simples e rápida para minimizar os
problemas com a colocação das peças no mercado. Através
da Internet, o volume de vendas será infinitamente maior, já
que se pode atender demandas de todo o país ao mesmo tempo. Além
disso, a rapidez e a facilidade de busca geram uma economia brutal em relação
ao tempo perdido buscando-se peças via telefone e o melhoram o custo-benefício
de se ter o consumidor atendido com eficiência.
As empresas de autopeças ou
distribuidores que quiserem disponibilizar seus estoques via Internet,
utilizando os serviços do Peças On-line, podem fazê-lo
através de um custo mensal fixo. O site não faz nenhum tipo
de intermediação, o objetivo é aumentar as vendas
e diminuir o custo final, além, é claro, do serviço
prestado ao consumidor.
|