El Sitio anuncia alianças
no Chile
E os seus resultados
financeiros de 1999
Um acordo
estratégico com as maiores empresas chilenas de mídia foi
firmado pelo grupo El Sitio, Inc.,
que passa a ter acesso exclusivo ao conteúdo da IberoAmerican Media
Holdings Chile S.A. (IRC) - incluindo as estações de
rádio Rock & Pop, Corazon, Pudahuel, Music One, FM Dos, FM Hit,
Futuro e Aurora, além da rede de televisão Chilevision S.A
O grupo, do qual faz parte O
Site - terceiro maior provedor de Internet no Brasil - também
receberá suporte estratégico e operacional da IRC na implementação
do El Sitio Chile, que será lançado neste mês. Os websites
das estações de rádio e TV serão desenvolvidos
e hospedados pelo El Sitio.
"Estamos muito orgulhosos em anunciar
uma aliança com as duas companhias de mídia mais importantes
do Chile. Isto fortalecerá a entrega de conteúdo específico
para o país no lançamento do El Sitio Chile, o mais novo
local de operação da rede El Sitio", diz Roberto Cibrian
Campoy, diretor executivo do El Sitio Inc. "Esta aliança estratégica
mostra a sinergia entre o El Sitio e seus acionistas (IAMP, uma joint venture
entre o Grupo Cisneros e Hick, Muse, Tate e Furst). Este projeto torna
real nossa estratégia em direção à convergência
de mídia".
Segundo Carlos Cisneros, vice-presidente
do Ibero-American Media Partners, presidente e diretor executivo do Cisneros
Television Group, "o relacionamento entre o El Sitio e a IRC é um
exemplo da ligação que pode ser criada entre empresas de
mídia para seu fortalecimento. O El Sitio tem se diferenciado como
líder no mundo de Internet latino-americano, enquanto a IRC é
a primeira no mercado de rádio no Chile. A combinação
de suas forças será substancial. Estamos confiantes de que
nosso relacionamento com o El Sitio contribuirá para o desenvolvimento
de nosso negócio de Internet na região".
Tanto a IRC, propriedade do Ibero-American
Media Partners, como o Cisneros Television Group são investidores
minoritários do El Sitio. O Ibero-American Media Partners tem como
foco a aquisição de estações de rádio
e televisão, assim como o direito de fornecer conteúdo para
rádio, televisão aberta e por assinatura. A Ibero-American
possui ativos na Argentina, Chile, Caribe, além de conteúdo
regional e direitos de transmissão na América Latina. A Ibero-American
Radio Chile e a Chilevision são subsidiárias da Ibero-American
Media Partners, que opera uma variedade de rádios chilenas e negócios
televisivos.
Resultados financeiros -
O grupo El Sitio anunciou faturamento líquido de US$ 5,3 milhões
para o trimestre finalizado em 31/12/1999, um aumento de quase 700% em
relação ao trimestre anterior (que registrou um faturamento
de US$ 760 mil) e um aumento de 1.300% em relação ao trimestre
final de 1998, que fechou com um faturamento de US$ 171 mil. A perda líquida
para o quarto trimestre de 1999 foi de US$ 22,4 milhões, contra
US$ 1,7 milhão de perda líquida no mesmo período em
1998.
O faturamento líquido para
o ano fiscal 1999 foi de US$ 6,9 milhões, cerca de 890% de crescimento
se comparado com os US$ 780 mil do ano fiscal de 1998. A perda líquida
para o ano fiscal de 1999 foi de US$ 36,3 milhões, sendo que no
ano fiscal de 1998 a perda líquida ficou em US$ 3,5 milhões.
Em 1999, El Sitio levantou mais de US$ 200 milhões em novos capitais
através de dois private placements e sua oferta pública
inicial (IPO - Initial Public Offering) de ações comuns.
Os responsáveis pelo crescimento
de receita nos dois períodos de 1999 foram publicidade e receitas
relacionadas a mesma, totalizando US$ 2,7 milhões no quarto trimestre
e US$ 4,2 milhões para o ano todo de 1999. No quarto trimestre de
1999 o grupo teve 113 anunciantes ativos, contra 86 do terceiro trimestre
e 23 do quarto trimestre de 1998. Os resultados para ambos os períodos
de 1999 incluem uns três meses de operações de dial-up
de varejo no Brasil e quase dois meses na Argentina.
"Nossa performance no quarto trimestre
foi forte, o que valida nosso modelo de negócio e crescimento como
líder de mercado. Estamos focando em três áreas estratégicas:
expansão da rede, e-commerce e parcerias. Expandimos nossa rede
em 1999 com o lançamento de sites no Brasil, México e Estados
Unidos, além do acordo com uma das maiores redes de rádio
e TV do Chile. Além disso, estamos acelerando a implementação
de nossa estratégia de comércio eletrônico, com a assinatura
de uma carta de intenções de compra do mexicano DeCompras.com.
Finalmente, continuamos a alavancar parcerias e novas alianças para
fortalecer nossa competitividade em conteúdo e nos posicionar nos
os ambientes broadband e sem fio", diz Roberto Vivo-Chaneton, chairman
do El Sitio.
Segundo o diretor executivo Roberto
Cibrián-Campoy, "o desenvolvimento chave para a estratégia
de broadband do El Sitio é o El Sitio 3D, navegador multimídia
lançado em meados de fevereiro/2000. Este produto ilustra nosso
comprometimento em fornecer aos usuários uma experiência on-line
única, implementando uma tecnologia inovadora desenvolvida para
acesso broadband. A desregulamentação das telecomunicações
na América Latina nos permite desenvolver e implementar rapidamente
um acesso de alta velocidade para fornecermos uma experiência mais
rica e interativa na Internet. Com o El Sitio 3D, a empresa se posiciona
como líder no desenvolvimento da Internet na América Latina
através da criação de novos conteúdos interativos
para acesso broadband à Internet."
Audiência e comércio
- No quarto trimestre de 1999, o El Sitio registrou um crescimento de 164%
em tráfego na rede, com uma média mensal de 2,75 milhões
de usuários únicos, contra 1,04 milhões no terceiro
trimestre. O total de page-views no quarto trimestre foi de 270,1
milhões, um aumento de 127% em relação ao terceiro
trimestre. O número de usuários registrados em 31/12/1999
foi de 633.600, sendo que em 30/9/1999 foram registrados 440.838, e 107.118
em 31/12/1998 (dados auditados pela Nielsen I/Pro).
O grupo está atento à
convergência de Internet e mídia tradicional na América
Latina. Após um ano de desenvolvimento, lançou em 2/2000
El Sitio 3D, a primeira comunidade virtual tridimensional da América
Latina, onde áudio, vídeo e texto se convergem para fornecer
aos usuários uma experiência em rede sem igual. Em dezembro/1999,
organizou o Desfile do Milênio, primeiro evento do tipo na América
Latina produzido e distribuído por uma empresa de Internet utilizando
tecnologia de video streaming.
Em dezembro/1999, El Sitio lançou
um guia de compras dedicado a auxiliar os usuários enquanto navegam
pelo processo de compra em rede. Este guia fornece mecanismo de busca e
diretório, tutoriais em rede, recomendação para os
melhores sites de compras, além de outras ferramentas importantes
para facilitar as compras em rede. O canal é o primeiro passo da
estratégia de comércio eletrônico de El Sitio, e tem
foco nas oportunidades de mercado na América Latina.
O
grupo - El Sitio, Inc. é uma rede de Internet que fornece conteúdo
específico em espanhol e português para o público da
América Latina e Estados Unidos. O grupo possui sites web na Argentina,
Brasil, México, Uruguai e Estados Unidos, assim como um site global,
oferecendo aos usuários conteúdo específico por país
e características interativas, como correio eletrônico gratuito,
mecanismo de busca, chat, promoções, e o Cupido Net,
um local de encontro interativo.
Fundado em 1997 por Roberto Vivo-Chaneton
e Roberto Cibrián-Campoy, tem um time de aproximadamente 330 profissionais
em seus escritórios em Buenos Aires, cidade do México, Miami,
Montevidéu e São Paulo.
Em novembro/1999, fechou em um relacionamento
estratégico com a Motorola Inc. para a entrega de conteúdo
regional específico para usuários de pager através
dos serviços de sistema de informação da Motorola
iKno!K e OptoK.
Também completou as aquisições
dos assinantes de acesso discado de varejo da Impsat Fiber Networks no
Brasil e Argentina e espera completar a aquisição dos assinantes
da Impsat na Colômbia ainda este mês. Estas aquisições
dão acesso a uma base de aproximadamente 80 mil assinantes de discagem
(em 31/12/1999), que deverá ser expandida com serviços de
alta qualidade e velocidade. |