Clique aqui para voltar à página inicial  http://www.novomilenio.inf.br/ano00/0003b002.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 03/08/00 10:41:06
El Sitio anuncia alianças no Chile

E os seus resultados financeiros de 1999

Um acordo estratégico com as maiores empresas chilenas de mídia foi firmado pelo grupo El Sitio, Inc., que passa a ter acesso exclusivo ao conteúdo da IberoAmerican Media Holdings Chile S.A. (IRC) -  incluindo as estações de rádio Rock & Pop, Corazon, Pudahuel, Music One, FM Dos, FM Hit, Futuro e Aurora, além da rede de televisão Chilevision S.A 

O grupo, do qual faz parte O Site - terceiro maior provedor de Internet no Brasil - também receberá suporte estratégico e operacional da IRC na implementação do El Sitio Chile, que será lançado neste mês. Os websites das estações de rádio e TV serão desenvolvidos e hospedados pelo El Sitio. 

"Estamos muito orgulhosos em anunciar uma aliança com as duas companhias de mídia mais importantes do Chile. Isto fortalecerá a entrega de conteúdo específico para o país no lançamento do El Sitio Chile, o mais novo local de operação da rede El Sitio", diz Roberto Cibrian Campoy, diretor executivo do El Sitio Inc. "Esta aliança estratégica mostra a sinergia entre o El Sitio e seus acionistas (IAMP, uma joint venture entre o Grupo Cisneros e Hick, Muse, Tate e Furst). Este projeto torna real nossa estratégia em direção à convergência de mídia". 

Segundo Carlos Cisneros, vice-presidente do Ibero-American Media Partners, presidente e diretor executivo do Cisneros Television Group, "o relacionamento entre o El Sitio e a IRC é um exemplo da ligação que pode ser criada entre empresas de mídia para seu fortalecimento. O El Sitio tem se diferenciado como líder no mundo de Internet latino-americano, enquanto a IRC é a primeira no mercado de rádio no Chile. A combinação de suas forças será substancial. Estamos confiantes de que nosso relacionamento com o El Sitio contribuirá para o desenvolvimento de nosso negócio de Internet na região". 

Tanto a IRC, propriedade do Ibero-American Media Partners, como o Cisneros Television Group são investidores minoritários do El Sitio. O Ibero-American Media Partners tem como foco a aquisição de estações de rádio e televisão, assim como o direito de fornecer conteúdo para rádio, televisão aberta e por assinatura. A Ibero-American possui ativos na Argentina, Chile, Caribe, além de conteúdo regional e direitos de transmissão na América Latina. A Ibero-American Radio Chile e a Chilevision são subsidiárias da Ibero-American Media Partners, que opera uma variedade de rádios chilenas e negócios televisivos.

Comunidade 3D foi lançada em fevereiro. Clique na imagem para mais detalhes.
Resultados financeiros -  O grupo El Sitio anunciou faturamento líquido de US$ 5,3 milhões para o trimestre finalizado em 31/12/1999, um aumento de quase 700% em relação ao trimestre anterior (que registrou um faturamento de US$ 760 mil) e um aumento de 1.300% em relação ao trimestre final de 1998, que fechou com um faturamento de US$ 171 mil. A perda líquida para o quarto trimestre de 1999 foi de US$ 22,4 milhões, contra US$ 1,7 milhão de perda líquida no mesmo período em 1998. 

O faturamento líquido para o ano fiscal 1999 foi de US$ 6,9 milhões, cerca de 890% de crescimento se comparado com os US$ 780 mil do ano fiscal de 1998. A perda líquida para o ano fiscal de 1999 foi de US$ 36,3 milhões, sendo que no ano fiscal de 1998 a perda líquida ficou em US$ 3,5 milhões. Em 1999, El Sitio levantou mais de US$ 200 milhões em novos capitais através de dois private placements e sua oferta pública inicial (IPO - Initial Public Offering) de ações comuns. 

Os responsáveis pelo crescimento de receita nos dois períodos de 1999 foram publicidade e receitas relacionadas a mesma, totalizando US$ 2,7 milhões no quarto trimestre e US$ 4,2 milhões para o ano todo de 1999. No quarto trimestre de 1999 o grupo teve 113 anunciantes ativos, contra 86 do terceiro trimestre e 23 do quarto trimestre de 1998. Os resultados para ambos os períodos de 1999 incluem uns três meses de operações de dial-up de varejo no Brasil e quase dois meses na Argentina. 

"Nossa performance no quarto trimestre foi forte, o que valida nosso modelo de negócio e crescimento como líder de mercado. Estamos focando em três áreas estratégicas: expansão da rede, e-commerce e parcerias. Expandimos nossa rede em 1999 com o lançamento de sites no Brasil, México e Estados Unidos, além do acordo com uma das maiores redes de rádio e TV do Chile. Além disso, estamos acelerando a implementação de nossa estratégia de comércio eletrônico, com a assinatura de uma carta de intenções de compra do mexicano DeCompras.com. Finalmente, continuamos a alavancar parcerias e novas alianças para fortalecer nossa competitividade em conteúdo e nos posicionar nos os ambientes broadband e sem fio", diz Roberto Vivo-Chaneton, chairman do El Sitio. 

Segundo o diretor executivo Roberto Cibrián-Campoy, "o desenvolvimento chave para a estratégia de broadband do El Sitio é o El Sitio 3D, navegador multimídia lançado em meados de fevereiro/2000. Este produto ilustra nosso comprometimento em fornecer aos usuários uma experiência on-line única, implementando uma tecnologia inovadora desenvolvida para acesso broadband. A desregulamentação das telecomunicações na América Latina nos permite desenvolver e implementar rapidamente um acesso de alta velocidade para fornecermos uma experiência mais rica e interativa na Internet. Com o El Sitio 3D, a empresa se posiciona como líder no desenvolvimento da Internet na América Latina através da criação de novos conteúdos interativos para acesso broadband à Internet." 

Comunidade 3D foi lançada em fevereiro. Clique na imagem para mais detalhes.
Audiência e comércio - No quarto trimestre de 1999, o El Sitio registrou um crescimento de 164% em tráfego na rede, com uma média mensal de 2,75 milhões de usuários únicos, contra 1,04 milhões no terceiro trimestre. O total de page-views no quarto trimestre foi de 270,1 milhões, um aumento de 127% em relação ao terceiro trimestre. O número de usuários registrados em 31/12/1999 foi de 633.600, sendo que em 30/9/1999 foram registrados 440.838, e 107.118 em 31/12/1998 (dados auditados pela Nielsen I/Pro). 

O grupo está atento à convergência de Internet e mídia tradicional na América Latina. Após um ano de desenvolvimento, lançou em 2/2000 El Sitio 3D, a primeira comunidade virtual tridimensional da América Latina, onde áudio, vídeo e texto se convergem para fornecer aos usuários uma experiência em rede sem igual. Em dezembro/1999, organizou o Desfile do Milênio, primeiro evento do tipo na América Latina produzido e distribuído por uma empresa de Internet utilizando tecnologia de video streaming

Em dezembro/1999, El Sitio lançou um guia de compras dedicado a auxiliar os usuários enquanto navegam pelo processo de compra em rede. Este guia fornece mecanismo de busca e diretório, tutoriais em rede, recomendação para os melhores sites de compras, além de outras ferramentas importantes para facilitar as compras em rede. O canal é o primeiro passo da estratégia de comércio eletrônico de El Sitio, e tem foco nas oportunidades de mercado na América Latina. 

O grupo - El Sitio, Inc. é uma rede de Internet que fornece conteúdo específico em espanhol e português para o público da América Latina e Estados Unidos. O grupo possui sites web na Argentina, Brasil, México, Uruguai e Estados Unidos, assim como um site global, oferecendo aos usuários conteúdo específico por país e características interativas, como correio eletrônico gratuito, mecanismo de busca, chat, promoções, e o Cupido Net, um local de encontro interativo. 

Fundado em 1997 por Roberto Vivo-Chaneton e Roberto Cibrián-Campoy, tem um time de aproximadamente 330 profissionais em seus escritórios em Buenos Aires, cidade do México, Miami, Montevidéu e São Paulo. 

Em novembro/1999, fechou em um relacionamento estratégico com a Motorola Inc. para a entrega de conteúdo regional específico para usuários de pager através dos serviços de sistema de informação da Motorola iKno!K e OptoK.

Também completou as aquisições dos assinantes de acesso discado de varejo da Impsat Fiber Networks no Brasil e Argentina e espera completar a aquisição dos assinantes da Impsat na Colômbia ainda este mês. Estas aquisições dão acesso a uma base de aproximadamente 80 mil assinantes de discagem (em 31/12/1999), que deverá ser expandida com serviços de alta qualidade e velocidade.