South-Net adquire 30% da Automóvel
On-line
Faz parte da holding
deAutos, maior portal automotivo da América Latina
Em consequência
da associação com o Automóvel Online, a incubadora
de projetos na Internet South-Net está formando o maior portal automotivo
da América Latina. A holding deAutos já engloba um
site de mesmo nome na Argentina e os brasileiros Automóvel e Dr.
Automóvel (que serão unificados no domínio Automóvel.com.br.
A South-Net e a Automóvel Online prevêem investimentos de
mais de R$ 6 milhões para este semestre.
A escolha deste projeto, o primeiro
da South-Net no Brasil, foi feita após diversos estudos de mercado
e da análise de aproximadamente 250 propostas que chegaram à
empresa desde novembro de 99, quando foi criada. "A indústria automobilística
é uma das maiores da América Latina, o que nos fornece espaço
para atuar de forma efetiva, crescendo e gerando lucros", explica Alexandre
Correa, sócio/diretor da South-net. "Além disso, o grupo
Automóvel Online é um dos maiores do mercado nacional e sempre
ofereceu os melhores serviços a seus clientes", completa.
O Automóvel Online já
conta com parcerias de 450 concessionárias de veículos do
país, além de seguradoras e empresas de financiamento. "A
seleção de parceiros comerciais fortes é fundamental
para conquistar a fidelidade do cliente. Com os investimentos que estaremos
fazendo, devemos dobrar o número de concessionárias associadas,
trazer novos parceiros estratégicos, inclusive em áreas como
financiamento e seguros, e atingir a meta de 8 milhões de page views
por mês ainda neste semestre", afirma Fábio de Paula, sócio-diretor
da South-net.
Mercado - A indústria
de automóveis na América Latina movimenta U$ 100 bilhões
por ano, o que corresponde a 4% do PIB da região. São US$
3,5 bilhões de carros novos e US$ 10 bilhões de usados vendidos
todos os anos no mercado latino. Só no Brasil, 1,8 milhões
de carros novos foram vendidos em 98, o que corresponde a 50% das vendas
na AL. Em termos de crescimento, a indústria obteve média
anual de 7% nos últimos 10 anos.
A Internet está movimentando
ainda mais este mercado em expansão. Hoje, nos Estados Unidos, cerca
de 40% das consultas para a compra de um veículos são feitas
online e em 2001 espera-se que a percentagem suba para 55%, ou seja, mais
da metade dos americanos dispostos a comprar um automóvel, deverão
procurar o veículo, primeiro, na Internet. Com isso, a expectativa
é de que 5% das vendas sejam efetuadas na rede.
Adquirindo uma participação
inicial de 30% na Automóvel, a South-Net pretende agora investir
na estruturação da área comercial do portal, além
de divulgar sua marca, produtos e serviços.
O retorno desse investimento virá
através do crescimento do valor da empresa, a qual é conseqüência
direta das receitas de publicidade no site, comissão sobre vendas
e taxas de serviços.
Automóvel Online -
O portal de automóveis oferece os mais variados tipos de produtos
e serviços, informações sobre o mercado, catálogos
de preços e modelos nacionais e importados, novos e usados, além
de conteúdo informativo sobre automobilismo. Criado em março
de 1998, a Automóvel Online administra atualmente as marcas Automóvel
Online e Dr. Automóvel em parceria com o grupo Terra/ZAZ.
O Dr. Automóvel é um
site de manutenção preventiva no qual os internautas recebem
informações por correio eletrônico para lembrar de
que está na hora de trocar o óleo, pastilha de freio ou pneus,
por exemplo, baseado na quilometragem médio de cada usuário.
Todo este serviço é disponibilizado gratuitamente no site.
O site soma mais de 200 mil usuários
cadastrados, além de 2,5 milhões de page-views/mês,
e movimentou no ano passado R$ 8 milhões na forma de comercialização
de veículos novos e usados. Também foi vencedor do prêmio
iBest 98/99, sendo apontado como o mais completo site de compra, venda
e informações sobre automóveis. Mas os objetivos são
ainda mais ambiciosos: seis milhões de page-views/mês,
até o final deste semestre.
"Esta associação com
a South-Net é fundamental pois garante recursos necessários
para que a Automóvel Online mantenha a sua posição
de liderança no mercado brasileiro e garanta sua expansão,
uma vez que a incubadora possui operações na
Argentina e planos de expansão
para outros países na América Latina nos próximos
6 meses", diz Alexandre Haegler, presidente da Automóvel Online.
Incubadora - A South-Net é
uma incubadora/aceleradora de empresas de Internet associada ao Southern
Cross Latin America Private Equity Fund – um fundo que atua como gestor
de ações financeiras e operacionais com patrimônio
de US$ 210 milhões. Com foco no mercado latino-americano, a South-Net,
fundada em novembro de 1999, pretende lançar outros seis ou sete
projetos até o fim de 2000, todos ligados a comércio eletrônico
tornando-se a maior incubadora de projetos de projetos da América
Latina. |