Bips
Portal de negócios
- A Microsoft e o Sebrae vão anunciar, durante entrevista coletiva
à imprensa em São Paulo, no dia 23/2/200, a criação
do ViaSebrae, portal de negócios business-to-business e business-to-consumer
que reúne empresas de qualquer tamanho para desenvolvimento de transações
comerciais através do meio eletrônico. A iniciativa conta
com a presença de várias unidades do Sebrae em todo Brasil:
Amazonas, Roraima, Tocantins, Amapá, Rondônia, Pará,
Bahia, Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul.
Na oportunidade, falarão aos
jornalistas presentes sobre os projetos de investimentos nesse setor: Antônio
Carlos Kieling, diretor superintendente do Sebrae; Jaime Leonel de Paula,
diretor da Paradigma Tecnologia e Orientação de Negócios;
e Dagoberto Hajjar, diretor de soluções empresariais da Microsoft
Brasil.
Amazon
com lucro - A divisão de livros da livraria virtual norte-americana
Amazon.com
já deixou de dar prejuízos, vários anos após
sua implantação. A partir deste ano, seus resultados financeiros
já são positivos, anunciou a empresa de Jeff Bezzos.
Lucre discutindo - O eGroups
convida os internautas a ancorarem suas listas de discussão nesse
site. Detalhe: se a lista tiver mais de 500 pessoas e no mínimo
um e-mail por semana, no final de quatro meses você recebe
um cheque de 500 dólares. Comentário de um amigo do Buguinho:
"Já pensou no que vai ter de gente criando lista por aí,
só para comprar o leite das crianças?"
Acesso grátis - Apesar
da introdução dos serviços gratuitos de acesso à
Internet naquele país, que forçou a queda nas mensalidades
pagas pelos usuários aos demais provedores para a média de
US$ 17.94, a receita dos cerca de sete mil provedores de acesso à
Net nos Estados Unidos foi superior a US$ 18 bilhões e a expectativa
é de crescer 70% até o final de 2003, atingindo cerca de
US$ 30 bilhões.
Australianos mudam - Enquanto
isso, na Austrália, o modelo de acesso gratuito, que não
deu bons resultados naquele país, está sendo transformado
para acesso por afinidade, em que clientes de um banco ou de outra empresa
com programas de fidelidade contratam e patrocinam os serviços do
provedor para que o acesso gratuito seja oferecido aos clientes (semelhante
ao que o banco Bradesco introduziu no Brasil, para seus clientes).
O outro modelo, em que os usuários
ganham o acesso em troca de manterem um banner com publicidade na tela
de seus monitores, também não deu bons resultados, pois a
maioria desses usuários é de baixo poder aquisitivo, que
não tem interessado aos anunciantes. Além disso, depois de
certo tempo de uso do computador, o usuário se concentra na página
e passa a ignorar os anúncios mostrados na barra de publicidade.
Segundo informações
do noticiário IDG Now, o provedor australiano FreeNet fechou
as inscrições para o acesso gratuito para o público
em geral e só dá acesso à base de consumidores de
empresas afiliadas e anunciantes. Assim, elas podem oferecer acesso aos
clientes que participem de programas de fidelidade. Outro provedor australiano,
o Freeonline, fez o mesmo: um dos seus clientes é o National Australia
Bank (NAB), que oferece acesso gratuito aos correntistas que usarem Internet
banking.
Electronic
Arts/lucro - A empresa de software de entretenimento interativo Electronic
Arts anunciou os resultados de seu terceiro trimestre fiscal, encerrado
em 31/12/1999: a receita líquida foi de US$ 601 milhões,
um crescimento de 15% se
comparado ao mesmo período
do ano anterior, que registrou US$ 520 milhões. O faturamento líquido
teve um aumento de 28%, chegando a US$ 93 milhões no terceiro trimestre.
Os ganhos diluídos por ação tiveram um aumento de
20%, chegando a US$ 1,38. Nos primeiros três trimestres do ano fiscal,
a receita líquida foi de US$ 1.126 milhões, um aumento de
19% se comparado aos US$ 944 milhões registrados no mesmo período
do ano anterior. O faturamento líquido ficou em US$ 113 milhões,
um aumento de 122%, se comparado aos US$ 51 milhões do mesmo período
no ano anterior.
As vendas de produtos PlayStation
tiveram um aumento de 31% no período, enquanto vendas de produtos
Nintendo 64 continuaram iguais. O sucesso do Game Boy Color, seguindo a
onda do fenômeno Pokemón, e vendas antecipadas de Dreamcast
levaram a um declínio de vendas do mercado total de Nintendo 64
e um crescimento abaixo do esperado para o mercado de PlayStation. Durante
o trimestre, a empresa lançou 23 produtos nas plataformas PC, PlayStation
e Nintendo. Os jogos mais vendidos no mundo durante o trimestre foram FIFA
2000 e SIM Theme Park para PC; Tomorrow Never Dies, FIFA 2000, NBA LIVE
2000 e Knockout Kings 2000
para PlayStation; e Knockout Kings
e NBA LIVE 2000 para Nintendo 64.
O Site contrata - Considerado
o terceiro maior provedor de Internet no Brasil, O
Site anuncia contratações de novos executivos: Roberto
Meira (ex-gestor de marcas da NeoGama), como diretor comercial e de negócios;
Alexandre Leibl (publicitário), passa também a fazer parte
do time de Roberto Meira; Maria Silvia Pedrosa (consultora do mercado financeiro,
especializada em psicologia organizacional, ex-gerente de recrutamento
do Bank Boston) é a nova Gerente de Recursos Humanos da empresa;
e Eduardo Vergeiro (Sabiá), 39 anos, que ocupava a posição
de diretor comercial, passa a ser diretor comercial de e-commerce, trabalhando
juntamente com Paula Vivo, nova diretora de e-commerce de O Site. Sabiá
foi um dos primeiros funcionários de O Site no Brasil. "Éramos
seis, hoje somos 160", comenta.
Centertap/RAD - CA Centertap,
tradicional integradora de soluções de telecomunicações
e Internetworking, firmou acordo de distribuição com a israelense
RAD
Data Communications. A RAD é uma das líderes mundiais
em soluções de acesso para operadoras, provedores de serviços
e usuários corporativos, com um catálogo constando de mais
de 600 itens, entre multiplexadores, roteadores multiprotocolos, sistemas
de gerenciamento de banda, conversores, modems ópticos e toda a
sorte de dispositivos para redes cell relay e TDM. |