As traições dos browsers
Aconteceu
com um amigo de um amigo meu. Auxiliado por um outro amigo, ele montou
uma loja virtual na Internet. Quem visitava sua página era convidado
a adquirir, por módica quantia, uns kits numerados (o problema
era descobrir o que continham tais kits, mas sempre restava o recurso
de telefonar para a loja...). Passou-se o tempo, e nada do meu amigo lojista
receber um e-mail sequer dos clientes da loja. Então, ele
procurou um outro amigo, para ver o que havia de errado. Esse amigo enviou
uma mensagem eletrônica usando o endereço constante na página,
mas o lojista nada recebeu.
Bem, o amigo testador analisou a
página, o endereço de correio estava certo (inclusive antepondo
corretamente o código [mailto:] ao
endereço de e-mail do lojista). E matou a charada: o
amigo que montou a loja virtual se esqueceu de configurar o navegador do
lojista para receber as mensagens dos clientes!
Bem, resolvido o problema, o amigo
lojista recebeu 164 mensagens que estavam enroscadas no sistema. Para ganhar
tempo, preparou uma mensagem avisando a todos os clientes que, por um problema
técnico, só agora tinha recebido os e-mails. Só
que se esqueceu de usar o comando BCC (cópia
reservada) que os programas de correio oferecem, para ocultação
da lista de destinatários. Resultado: cada
cliente recebeu uma longa mensagem, com a lista dos 164 clientes do lojista
e, beeeeem lá embaixo, a resposta padronizada.
Meia hora depois, um concorrente
que também, por esperteza, tinha se apresentado como cliente para
obter informações, passou a todos os outros 163 clientes
uma mensagem - desta vez com lista de destinatários escondida -
informando que os produtos que desejavam estavam à disposição
nessa outra loja virtual, com entrega imediata e preço menor. Moral
da história: por causa desses dois errinhos, meu amigo acabou desistindo
da loja virtual. Mesmo porque, ela tinha perdido todos os clientes...
Outras traições
- Existem no mercado inúmeros programas de correio eletrônico,
que nem sempre falam (ou escrevem!) na mesma língua. Quando enviar
mensagens pela primeira vez para alguém, prefira o texto simples,
pois alguns programas de e-mail (como os de Unix) não recebem
mensagens formatadas em hipertexto.
Você pode enviar a mensagem
formatada e simples simultaneamente (os programas costumam ter essa opção,
que automaticamente envia a mensagem nos dois modos, só atrasa um
pouco a transmissão e aumenta o tráfego de dados no sistema).
Mas, saiba que o programa pode traí-lo na reformatação
de uma mensagem hipertexto para o texto pleno, mudando principalmente a
posição dos elementos da mensagem.
Abertura automática
- Tenha cuidado também quando citar um endereço na Web, pois
alguns programas abrem a tela dentro da janela da mensagem. Se quem receber
a mensagem não estiver conectado à Internet na hora de lê-la,
vai receber uma série de códigos quebrados e incompreensíveis.
Considere a possibilidade de citar o vinculo Web na forma de texto pleno,
para que não seja aberto automaticamente e o destinatário
ao menos saiba a que site você se refere.
Outra traição dos navegadores
é, em alguns casos, transformar o arquivo anexado em texto puro,
resultando num longo trecho de [xh´´q~çajkjh´].
Esteja preparado para reenviar o arquivo ao destinatário (não
apague o arquivo antes de ter a certeza de que foi bem recebido).
Pessoas que recebem mensagens dentro
das empresas onde trabalham podem estar limitadas pelo sistema corporativo
a receber apenas mensagens em texto pleno, e o sistema de proteção
(firewall) contra invasões eletrônicas pode, além
de interpretar sua mensagem como perigosa, nem sequer avisará o
destinatário de que sua mensagem foi impedida de circular. Se tiver
que enviar um arquivo anexado, e não conhecer os procedimentos na
empresa do seu destinatário, envie outra mensagem em texto simples,
sem esse arquivo, para alertá-lo.
Assunto/subject
- Faça o mesmo (alerta prévio, neste caso algum tempo antes,
para que a pessoa tenha tempo de reconfigurar seu sistema) se tiver que
enviar arquivos grandes. Algumas pessoas costumam configurar os programas
de e-mail para simplesmente recusarem mensagens com arquivos grandes.
Outras usam, quando o provedor permite,
o recurso de ver a lista de mensagens à espera no provedor, e só
receberem as mensagens que lhes interessem. Assim, dedique especial atenção
ao campo de [Assunto] ou [Subject]: muitas vezes é pelo seu conteúdo
que as pessoas vão decidir se lerão ou não a sua mensagem.
Cuidado com as palavras usadas: o destinatário pode estar usando
um filtro de mensagens baseado no campo [Assunto], e uma das palavras pode
coincidir justamente com o filtro que redireciona mensagens indesejadas
(spam) diretamente para a lixeira...
É de bom tom e uma excelente
prática comercial responder, em menos de 24 horas se possível,
a todas as mensagens recebidas. Mas, na prática, não espere
que isso aconteça. Se uma pessoa recebe dezenas, centenas de mensagens
por dia, faça as contas e verá que em alguns casos é
virtualmente impossível ao destinatário processar toda a
correspondência sem ficar de prontidão 25 horas por dia à
frente do computador, abandonando outras atividades. Bom senso é
importante: numa economia de guerra, em que as pessoas e empresas
têm de assobiar e chupar cana ao mesmo tempo, não dá
para esperar que todos os destinatários tenham uma central de atendimento
e resposta pronta a e-mails, por mais desejável que seja.
Traições anexas
- Não estranhe se receber mensagens com aviso-resposta, você
até pode configurar o programa de e-mail para responder automaticamente
com mensagem padronizada. O único problema desses avisos é
que boa parte das pessoas lê a mensagem off-line, desconectada
da Web, e assim a confirmação do recebimento não é
emitida.
Outro procedimento cada vez mais
comum é a mensagem seguir acompanhada de um pequeno arquivo com
os dados do remetente - é bom, de vez em quando, conferir se esses
dados (telefone, endereço comercial e residencial etc.) estão
atualizados.
E lembre-se: devido às diferenças
entre os sistemas, alguns programas de e-mail convertem automaticamente
esses arquivos em texto, e outros simplesmente os ignoram. Assim, pelo
menos assine a mensagem com seu nome, para que o destinatário saiba
quem é você.
Vírus & cia. -
Preocupadas com o risco de contaminação de seus sistemas
por vírus, as pessoas estão tomando maiores cuidados com
os arquivos vinculados às mensagens. Assim, envie sempre no corpo
do texto pelo menos uma descrição do que são os arquivos
anexados.
Mas saiba que alguns vírus
conseguem formatar mensagens falsas, incluindo um texto que convide o destinatário
a abrir o arquivo anexado, inclusive se passando
por você. Portanto, se receber mensagens com arquivos vinculados,
mesmo que do melhor amigo, sempre verifique com anti-vírus
antes de abrir esses arquivos. E configure seu programa de e-mail
para impedir a abertura automática de arquivos, a não ser
que goste de viver perigosamente...
O maior perigo - Bem, você
já viu algumas das peças que os programas de e-mail
podem nos pregar. Mas saiba que a maior das traições é
você mesmo que comete, na hora de endereçar as mensagens.
Tenha cuidado:
1) verifique bem se o endereço
do destinatário está correto, a não ser que deseje
que "o mundo" saiba por você mesmo como está estruturado aquele
caixa 2 que você sempre negou possuir. Este jornalista já
recebeu muitas mensagens secretas, por engano, e involuntariamente tomou
conhecimento de seu indiscreto conteúdo (aliás, no tempo
do telex, isso já acontecia, e um conhecido empresário guarda
com muito carinho uma mensagem entre a empresa concorrente "100% nacional"
e sua escondida matriz na Inglaterra... o texto caiu em suas mãos
por causa do engano do operador de telex da concorrente, que enviou para
endereço errado).
2) certifique-se também de
que o destinatário de uma mensagem confidencial não usa um
sistema de redistribuição automática de mensagens,
que as envia para outros membros de um grupo de trabalho na empresa ou
para seus contatos fora da empresa. Percorrendo estranhos caminhos de redirecionamento,
sua mensagem estritamente confidencial pode até aparecer publicada
num jornal...
3) reveja suas listas de envio de
mensagens, para se certificar de que todos os membros dessa lista devem
mesmo receber a mensagem que está enviando agora. Acontece muito
de uma listagem ser construída para uma finalidade e depois ser
usada para outra um pouco diferente, implicando na necessidade de se acrescentar
ou retirar alguns nomes - o que nem sempre é feito. Tempos depois,
você descobre que alguém recebeu tal mensagem por engano,
enquanto outro alguém deixou de ser incluído.
4) traição por traição,
nunca coloque na mesma lista de envio de mensagens o endereço eletrônico
do cônjuge e do(a/os/as) amante(s). A não ser que goste de
viver perigosamente. Parece óbvio, mas...
5) certas empresas controlam as mensagens
recebidas e enviadas por seus funcionários, para se protegerem contra
vazamento de informações sobre projetos em andamento, por
exemplo. Assim, embora moralmente discutível, não é
impossível que sua mensagem para alguém numa empresa passe
por outros olhos, antes mesmo de ser vista pelo destinatário... |