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JOGOS
Greenleaf lança quatro títulos em janeiro

A distribuidora de jogos Greenleaf está lançando quatro novos jogos, para todos os gostos: o jogo de estratégia e tiro Gangsters, o simulador de corrida Castrol Honda Superbike 2000, o simulador de vôo Mig Alley e ainda o jogo de ação e estratégia The Wheel of Time.

Gangsters, um dos quatro novos jogos da Greenleaf
Gangsters - Incorporando tanto elementos de jogos em tempo real como em turnos, é um jogo em estilo hollywoodiano produzido pela Eidos. Sucesso total no cinema mundial, Al Capone e seus amigos carcamanos inspiraram a produtora a pegar o melhor da vida dos gangsters e colocar num jogo de estratégia recheado de muita ação e visão isométrica 2D, que permite ao jogador um maior controle sobre tudo o que está acontecendo na cidade. Possibilita, inclusive, olhar por dentro de prédios e estabelecimentos comerciais. Diferente de outros jogos de estratégia e administração, não tem elementos perdidos ou sem conexão com a história, e o jogador pode controlar mais de 100 gangsters na organização, com cenários de grande realismo e detalhamento.

O jogador terá de formar sua gangue e seu império de negócios, lutar pelo poder e lidar com os adversários, evitando ser preso e agindo como o Chefão para dominar uma cidade ao estilo da Chicago dos anos 20, chamada de New Temperance. Cheia de prédios, carros e todos os referenciais de uma cidade verdadeira, tem pessoas passeando pelas ruas e cuidando de seus afazeres e empresários tocando seus negócios. Esta cidade reserva aos seus jogadores, agora no papel de homens de negócio, momentos de tensão entre várias gangues rivais. A concorrência cresce a cada segundo e os oponentes usam golpes muito baixos para subir de vida. É preciso saber exatamente quando usar a força (inclusive no melhor estilo italiano...) e quando a diplomacia é a melhor saída.

Gangsters, um dos quatro novos jogos da GreenleafExiste uma fase preparatória do jogo, em turnos, quando todas as estratégias são determinadas e na qual o jogador pode verificar como andam os detalhes de sua organização, como a folha de pagamento dos capangas, o lucro das atividades comerciais, doações para a caridade - pois os mafiosos sempre protegem quem colabora com sua organização -, últimas notícias do jornal, o trabalho de seus advogados e contadores. Emitidas as ordens, o jogador entra na fase do jogo em tempo real e acompanha a execução dessas instruções. No meio das ações, ele também pode dar ordens de rua - comandos simples e adicionais para ajudar na melhor execução das ordens.

São mais de 500 personagens e gráficos isométricos de alto detalhamento, numa cidade com a dimensão de mil quarteirões. A trilha sonora inclui os sucessos Fun Loving Criminals e Scooby Snacks. O jogo requer no mínimo Windows 95/98 em PC Pentium 166 MHz com 32 Mb de RAM, 10 MB livres no HD, placa de vídeo de 2 MB SVGA compatível com DirectX 6.0, leitor de CDs 2x. É classificado para adolescentes acima de 13 anos.

The Wheel of Time
The Wheel of Time - Baseado nos romances de Robert Jordan, é uma combinação de ação e estratégia, ambientadas num fabuloso universo medieval de magia e maravilhas. Em sua jornada, o jogador deve encontrar os quatro selos sagrados, utilizados para aprisionar O Obscuro. O jogo da Legend/GT Interactive permite o uso de mais de 40 artefatos místicos (bolas de fogo, relâmpagos, disfarces, cura, levitação, apodrecimento, terremoto e outros).

Criados por uma versão aprimorada da poderosa engine Unreal!, os ambientes de grande beleza e cenários monumentais (inspirados na arte gótica) têm detalhes arquitetônicos realçados por efeitos especiais, como as chamas que iluminam o cenário e as gotas de chuva que caem, agitando poças d'água com realismo inédito em outros jogos.

Entre os personagens, destaca-se Elayna, a líder do salão das Aes Sedai, inimigas juradas do Obscuro. Ela é a guardiã dos selos sagrados e deve usar seus artefatos mágicos para recuperar esses selos e expulsar o mal. Terá de enfrentar o líder das Crianças da Luz (Capas Brancas), que não se aliam a ninguém e são inquisidoras brutais, conhecidas pelo ódio sem limite pelas Aes Sedai. Outro inimigo é Ishamael, O Abandonado, dedicado servo do Obscuro, que procura uma forma de livrar seu mestre da atual prisão. Também o Desprezível está atrás dos selos sagrados: esta criatura das trevas é a própria essência da cidade amaldiçoada de Shadar Logoth e trabalha como um mestre de marionetes, manipulando os eventos em favor do Mal ao qual serve.
 

O jogo, adequado a maiores de 13 anos, tem página na Internet e vem com manual em português. Com exclusiva dinâmica multijogador, reúne três jogos distintos de combate estratégico e magia. Dispensando placa aceleradora 3D, requer, no mínimo: Pentium 200 com 32 MB de RAM, 500 MB livres no HD, leitor de CDs, placa de som compatível com Windows 9x, placa de vídeo PCI Local Bus, recursos TCP/IP para o modo multijogador.

Castrol Honda Superbike 2000
Castrol Honda Superbike 2000 é, segundo a produtora Midas Interactive, a simulação de moto mais precisa já feita, permitindo aos usuários de PC correrem com a RVF-RC45, uma supermoto extremamente veloz, capaz de acelerar de 0 a 60 mph em apenas três segundos. Para conferir o máximo de realismo à simulação, foi adquirida a licença oficial deste verdadeiro foguete sobre duas rodas. Sendo assim, os programadores não mediram esforços em reproduzir no jogo, com incrível exatidão, todos os dados de dirigibilidade obtidos através de extensa pesquisa. O resultado impressiona até mesmo os pilotos veteranos.

Como é de se esperar, pilotar uma superbicicleta a velocidades extremas exige perfeita concentração e muita habilidade. Qualquer erro pode levar a uma colisão ou queda violenta. Este aspecto do esporte também se faz presente no jogo, mas a equipe de desenvolvimento da Midas não perdeu de vista que um dos fatores mais importantes num jogo é garantir que ele seja divertido e acessível para os iniciantes, porém ao mesmo tempo tão complexo e desafiador quanto os pilotos veteranos desejarem.

Assim, há seis níveis de dificuldade que balanceiam o realismo e facilitam a vida dos novatos. Um sistema simples de menus induz o jogador a passar pelas etapas de configuração, onde podem ser definidos detalhes como resistência do motor a altas acelerações, pneus, danos na motocicleta e até mesmo as penalidades aplicáveis durante as corridas. Caso esta última opção esteja acionada, o jogador deverá pilotar estritamente de acordo com as regras oficiais, sendo que qualquer infração pode significar uma parada punitiva no pit stop.

Além disso existem diversas características adicionais para treinar a habilidade do jogador e ensiná-lo a negociar as curvas mais complexas, pontos de aceleração e freada brusca. Uma espécie de tutorial interativo pode ser acionado e um “piloto fantasma” entra em cena, correndo juntamente com o jogador, indicando quais os melhores traçados e a forma correta de entrar e sair das curvas. Existem dez traçados não oficiais, mais simples do que as pistas reais de motociclismo. Neles, o jogador pode praticar e expandir suas habilidades antes de encarar o campeonato. Outras dez pistas foram recriadas a partir de traçados originais, tais como Donington, Laguna Seca e Monza, e nestas o desafio é mais intenso.

Quem possui um computador Pentium II e placa aceleradora Vodoo 2 aproveitará melhor o alto padrão visual do jogo, que rodará a 60 quadros por segundo, tornando a animação fluída como se a corrida fosse real. Mesmo os usuários de micros P166 com placa aceleradora 3D de 4MB apreciarão os recursos de chrome mapping, responsáveis pelos efeitos de brilho e reflexão das superfícies polidas. Todo este detalhismo gráfico contribui para criar espetaculares colisões com captura de movimento do motociclista, que pode ser atirado a dezenas de metros de distância, dependendo da gravidade do acidente. Um inovador sistema de partículas faz com que a fumaça flutue suavemente sobre as motos danificadas, além de arremessar estilhaços, pedrinhas e areia para todos os lados, caso o piloto capote para fora da pista.

O suporte multijogador permite até seis jogadores simultâneos, incluindo um modo especial de tela dividida no qual se disputam acirrados rachas. O jogo - classificado como para todas as idades - é distribuído com caixa e manual em português do Brasil e versão de programa com opcionais em inglês (original) e português de Portugal. Requer PC Pentium 166, 24 Mb de RAM, Windows 95/98, placa aceleradora 3D, drive de CD-ROM, placa de som compatível com padrão Direct X.


Mig Alley, uma simulação da Guerra da Coréia
Mig Alley leva para a tela do computador o clima da Guerra da Coréia, em diversas campanhas ofensivas e com um sistema completo de batalhas dinâmicas. Distribuído em parceria com a Empire Interactive, Mig Alley foi desenvolvido para PC pela Rowan (a mesma de Flight of the Intruder, Reach for the Skies, Overlord, Dawn Patrol, Air Power, Navy Strike e Flying Corps). 

Ao contrário dos demais simuladores de vôo,  baseados na Segunda Guerra Mundial ou em conflitos modernos, Mig Alley retrata um período intermediário, no qual se sucedeu a guerra da Coréia (1950). Este foi o primeiro encontro bélico de aviões a jato, ainda sem os recursos avançados de mísseis teleguiados, radares ou sistemas eletrônicos de contramedidas defensivas. Com isso, o jogador enfrenta verdadeiros pegas nas alturas, dependendo apenas de sua habilidade para sobreviver. Sem vantagens injustas, sem auxílios tecnológicos. Só nervos de aço, perícia e arrojo. 

Para garantir máximo realismo e fidelidade à simulação, os trabalhos de pesquisa começaram em 1995 e prosseguiram até 1997, quando a equipe de desenvolvimento terminou Flying Corps Gold e passou a se dedicar ao projeto em tempo integral. O resultado deste esforço é verificado especialmente nas missões individuais do jogo, divididas nos principais momentos que marcaram a participação dos Estados Unidos e da Coréia do Sul contra as forças militares da Coréia do Norte, China e União Soviética. As campanhas individuais incluem a invasão da Coréia do Sul, a defesa do perímetro de Pusan, a intervenção chinesa e a retirada dos Estados Unidos da Coréia do Norte e a entrada derradeira dos Migs na área que ficou conhecida como Beco dos Migs (Mig  Alley). 

A guerra então se desloca para 1952, com a Ofensiva da Primavera e a preparação da grande ofensiva comunista. Naquele ano, a guerra estava praticamente empatada e as forças envolvidas buscavam tirar a maior vantagem estratégica antes que fosse decretada a paz, o que permitiu ataque a alvos não militares, tais como represas e usinas hidrelétricas.

O modo principal de jogo, contudo, é uma monumental campanha dinâmica. O objetivo é atuar como supremo comandante da força aérea, não apenas pilotando o avião, mas comandando uma frota de mais de 100 caças, através de um mapa tático. O jogador deve escolher os alvos, determinar os cursos de ação e como defender as tropas de terra. Mig Alley, então, responderá de acordo, gerando um desfecho para a estratégia adotada. 

Nenhuma missão neste modo é pré-programada. Tudo funciona de acordo com as ações do jogador e, dependendo do seu sucesso tático, suas tropas poderão avançar ou recuar. O jogador pode solicitar que o computador selecione automaticamente os alvos táticos, liberando mais tempo para que ele salte para o cockpit de seu avião e parta para a ação imediata.

Estão disponíveis os aviões: F86 Sabre nas versões  A, E e F; Mikoyan Gurevich MIG 15 e MIG15bis; F84 E Thunder Jet; Lockheed F80 C Shooting Star; F51 D Mustang e North American F82 G Twin Mustang.

A qualidade gráfica merece destaque: geralmente, os simuladores  apresentam os objetos visualizados a 10 mil pés de altura, simplificando os detalhes. Já em Mig Alley, os cenários permanecem foto-realísticos mesmo que o jogador esteja voando a apenas 100 pés, encarando outros 49 aviões em um combate mortal. O cenário foi inteiramente recriado a partir de fotos e mapas topográficos militares da época da guerra, totalizando mais de 1.500 km por 1.000 km de área. Para se ter uma idéia desta vastidão, basta dizer que o jogador, se tivesse combustível para tudo isso, ficaria voando por mais de duas horas para percorrer o cenário de ponta a ponta. 

Mig Alley também suporta variações climáticas em tempo real, fontes reais de iluminação e belos efeitos de fumaça e explosões. A Rowan deu idêntica atenção aos efeitos sonoros, incluindo constantes conversas de rádio entre os pilotos que podem tanto auxiliar o jogador como atrapalhá-lo, caso o seu ala esteja em situação difícil e acabe passando uma informação errada. Estas conversas de rádio são interativas, sendo possível respondê-las através de um simples sistema de menus. Completando a jogabilidade no modo solo, os pilotos podem definir o nível de complexidade para a dinâmica de vôo, incluindo estols, torque, inércia, efeitos giroscópicos e influência de correntes de ar.

O suporte multijogador comporta até 8 jogadores, inclusive em modo cooperativo, com os participantes se comunicando pelo sistema de rádio dos aviões. O código de programação para a Internet inclui a opção de salvar partidas e recuperá-las posteriormente. O jogo requer Windows 95/98, Pentium 166, 32 MB RAM, 400 MB livres no HD, placa de som compatível com Direct X, leitor de CDs 6X. É classificado para maiores de 11 anos de idade.