JOGOS
Greenleaf lança quatro títulos
em janeiro
A distribuidora
de jogos Greenleaf está
lançando quatro novos jogos, para todos os gostos: o jogo de estratégia
e tiro Gangsters, o simulador de corrida Castrol
Honda Superbike 2000, o simulador de vôo Mig
Alley e ainda o jogo de ação e estratégia The
Wheel of Time.
Gangsters - Incorporando tanto
elementos
de jogos em tempo real como em turnos, é um jogo em estilo hollywoodiano
produzido pela Eidos. Sucesso total no cinema mundial, Al Capone e seus
amigos carcamanos inspiraram a produtora a pegar o melhor da vida
dos gangsters e colocar num jogo de estratégia recheado de muita
ação e visão isométrica 2D, que permite ao
jogador um maior controle sobre tudo o que está acontecendo na cidade.
Possibilita, inclusive, olhar por dentro de prédios e estabelecimentos
comerciais. Diferente de outros jogos de estratégia e administração,
não tem elementos perdidos ou sem conexão com a história,
e o jogador pode controlar mais de 100 gangsters na organização,
com cenários de grande realismo e detalhamento.
O jogador terá de formar sua
gangue e seu império de negócios, lutar pelo poder e lidar
com os adversários, evitando ser preso e agindo como o Chefão
para dominar uma cidade ao estilo da Chicago dos anos 20, chamada de New
Temperance. Cheia de prédios, carros e todos os referenciais de
uma cidade verdadeira, tem pessoas passeando pelas ruas e cuidando de seus
afazeres e empresários tocando seus negócios. Esta cidade
reserva aos seus jogadores, agora no papel de homens de negócio,
momentos de tensão entre várias gangues rivais. A concorrência
cresce a cada segundo e os oponentes usam golpes muito baixos para subir
de vida. É preciso saber exatamente quando usar a força (inclusive
no melhor estilo italiano...) e quando a diplomacia é a melhor saída.
Existe
uma fase preparatória do jogo, em turnos, quando todas as estratégias
são determinadas e na qual o jogador pode verificar como andam os
detalhes de sua organização, como a folha de pagamento dos
capangas, o lucro das atividades comerciais, doações para
a caridade - pois os mafiosos sempre protegem quem colabora com sua organização
-, últimas notícias do jornal, o trabalho de seus advogados
e contadores. Emitidas as ordens, o jogador entra na fase do jogo em tempo
real e acompanha a execução dessas instruções.
No meio das ações, ele também pode dar ordens de
rua - comandos simples e adicionais para ajudar na melhor execução
das ordens.
São mais de 500 personagens
e gráficos isométricos de alto detalhamento, numa cidade
com a dimensão de mil quarteirões. A trilha sonora inclui
os sucessos Fun Loving Criminals e Scooby Snacks. O jogo
requer no mínimo Windows 95/98 em PC Pentium 166 MHz com 32 Mb de
RAM, 10 MB livres no HD, placa de vídeo de 2 MB SVGA compatível
com DirectX 6.0, leitor de CDs 2x. É classificado para adolescentes
acima de 13 anos.
The Wheel of Time - Baseado nos
romances de Robert Jordan, é uma combinação de ação
e estratégia, ambientadas num fabuloso universo medieval de magia
e maravilhas. Em sua jornada, o jogador deve encontrar os quatro selos
sagrados, utilizados para aprisionar O Obscuro. O jogo da Legend/GT Interactive
permite o uso de mais de 40 artefatos místicos (bolas de fogo, relâmpagos,
disfarces, cura, levitação, apodrecimento, terremoto e outros).
Criados por uma versão aprimorada
da poderosa engine Unreal!, os ambientes de grande beleza e cenários
monumentais (inspirados na arte gótica) têm detalhes arquitetônicos
realçados por efeitos especiais, como as chamas que iluminam o cenário
e as gotas de chuva que caem, agitando poças d'água com realismo
inédito em outros jogos.
Entre
os personagens, destaca-se Elayna, a líder do salão das Aes
Sedai, inimigas juradas do Obscuro. Ela é a guardiã dos selos
sagrados e deve usar seus artefatos mágicos para recuperar esses
selos e expulsar o mal. Terá de enfrentar o líder das Crianças
da Luz (Capas Brancas), que não se aliam a ninguém e são
inquisidoras brutais, conhecidas pelo ódio sem limite pelas Aes
Sedai. Outro inimigo é Ishamael, O Abandonado, dedicado servo do
Obscuro, que procura uma forma de livrar seu mestre da atual prisão.
Também o Desprezível está atrás dos selos sagrados:
esta criatura das trevas é a própria essência da cidade
amaldiçoada de Shadar Logoth e trabalha como um mestre de marionetes,
manipulando os eventos em favor do Mal ao qual serve.
O jogo, adequado a maiores de 13
anos, tem página na Internet
e vem com manual em português. Com exclusiva dinâmica multijogador,
reúne três jogos distintos de combate estratégico e
magia. Dispensando placa aceleradora 3D, requer, no mínimo: Pentium
200 com 32 MB de RAM, 500 MB livres no HD, leitor de CDs, placa de som
compatível com Windows 9x, placa de vídeo PCI Local Bus,
recursos TCP/IP para o modo multijogador.
Castrol Honda Superbike 2000
é, segundo a produtora Midas Interactive, a simulação
de moto mais precisa já feita, permitindo aos usuários de
PC correrem com a RVF-RC45, uma supermoto extremamente veloz, capaz de
acelerar de 0 a 60 mph em apenas três segundos. Para conferir o máximo
de realismo à simulação, foi adquirida a licença
oficial deste verdadeiro foguete sobre duas rodas. Sendo assim, os programadores
não mediram esforços em reproduzir no jogo, com incrível
exatidão, todos os dados de dirigibilidade obtidos através
de extensa pesquisa. O resultado impressiona até mesmo os pilotos
veteranos.
Como é de se esperar, pilotar
uma superbicicleta a velocidades extremas exige perfeita concentração
e muita habilidade. Qualquer erro pode levar a uma colisão ou queda
violenta. Este aspecto do esporte também se faz presente no jogo,
mas a equipe de desenvolvimento da Midas não perdeu de vista que
um dos fatores mais importantes num jogo é garantir que ele seja
divertido e acessível para os iniciantes, porém ao mesmo
tempo tão complexo e desafiador quanto os pilotos veteranos desejarem.
Assim, há seis níveis
de dificuldade que balanceiam o realismo e facilitam a vida dos novatos.
Um sistema simples de menus induz o jogador a passar pelas etapas de configuração,
onde podem ser definidos detalhes como resistência do motor a altas
acelerações, pneus, danos na motocicleta e até mesmo
as penalidades aplicáveis durante as corridas. Caso esta última
opção esteja acionada, o jogador deverá pilotar estritamente
de acordo com as regras oficiais, sendo que qualquer infração
pode significar uma parada punitiva no pit stop.
Além disso existem diversas
características adicionais para treinar a habilidade do jogador
e ensiná-lo a negociar as curvas mais complexas, pontos de aceleração
e freada brusca. Uma espécie de tutorial interativo pode ser acionado
e um “piloto fantasma” entra em cena, correndo juntamente com o jogador,
indicando quais os melhores traçados e a forma correta de entrar
e sair das curvas. Existem dez traçados não oficiais, mais
simples do que as pistas reais de motociclismo. Neles, o jogador pode praticar
e expandir suas habilidades antes de encarar o campeonato. Outras dez pistas
foram recriadas a partir de traçados originais, tais como Donington,
Laguna Seca e Monza, e nestas o desafio é mais intenso.
Quem
possui um computador Pentium II e placa aceleradora Vodoo 2 aproveitará
melhor o alto padrão visual do jogo, que rodará a 60 quadros
por segundo, tornando a animação fluída como se a
corrida fosse real. Mesmo os usuários de micros P166 com placa aceleradora
3D de 4MB apreciarão os recursos de chrome mapping, responsáveis
pelos efeitos de brilho e reflexão das superfícies polidas.
Todo este detalhismo gráfico contribui para criar espetaculares
colisões com captura de movimento do motociclista, que pode ser
atirado a dezenas de metros de distância, dependendo da gravidade
do acidente. Um inovador sistema de partículas faz com que a fumaça
flutue suavemente sobre as motos danificadas, além de arremessar
estilhaços, pedrinhas e areia para todos os lados, caso o piloto
capote para fora da pista.
O suporte multijogador permite até
seis jogadores simultâneos, incluindo um modo especial de tela dividida
no qual se disputam acirrados rachas. O jogo - classificado como
para todas as idades - é distribuído com caixa e manual em
português do Brasil e versão de programa com opcionais em
inglês (original) e português de Portugal. Requer PC Pentium
166, 24 Mb de RAM, Windows 95/98, placa aceleradora 3D, drive de CD-ROM,
placa de som compatível com padrão Direct X.
Mig Alley leva para a tela do
computador o clima da Guerra da Coréia, em diversas campanhas ofensivas
e com um sistema completo de batalhas dinâmicas. Distribuído
em parceria com a Empire Interactive,
Mig Alley foi desenvolvido para PC pela Rowan (a mesma de Flight
of the Intruder, Reach for the Skies, Overlord, Dawn
Patrol, Air Power, Navy Strike e Flying Corps).
Ao contrário dos demais simuladores
de vôo, baseados na Segunda Guerra Mundial ou em conflitos
modernos, Mig Alley retrata um período intermediário,
no qual se sucedeu a guerra da Coréia (1950). Este foi o primeiro
encontro bélico de aviões a jato, ainda sem os recursos avançados
de mísseis teleguiados, radares ou sistemas eletrônicos de
contramedidas defensivas. Com isso, o jogador enfrenta verdadeiros pegas
nas alturas, dependendo apenas de sua habilidade para sobreviver. Sem vantagens
injustas, sem auxílios tecnológicos. Só nervos de
aço, perícia e arrojo.
Para garantir máximo realismo
e fidelidade à simulação, os trabalhos de pesquisa
começaram em 1995 e prosseguiram até 1997, quando a equipe
de desenvolvimento terminou Flying Corps Gold e passou a se dedicar ao
projeto em tempo integral. O resultado deste esforço é verificado
especialmente nas missões individuais do jogo, divididas nos principais
momentos que marcaram a participação dos Estados Unidos e
da Coréia do Sul contra as forças militares da Coréia
do Norte, China e União Soviética. As campanhas individuais
incluem a invasão da Coréia do Sul, a defesa do perímetro
de Pusan, a intervenção chinesa e a retirada dos Estados
Unidos da Coréia do Norte e a entrada derradeira dos Migs na área
que ficou conhecida como Beco dos Migs (Mig Alley).
A guerra então se desloca
para 1952, com a Ofensiva da Primavera e a preparação da
grande ofensiva comunista. Naquele ano, a guerra estava praticamente empatada
e as forças envolvidas buscavam tirar a maior vantagem estratégica
antes que fosse decretada a paz, o que permitiu ataque a alvos não
militares, tais como represas e usinas hidrelétricas.
O modo principal de jogo, contudo,
é uma monumental campanha dinâmica. O objetivo é atuar
como supremo comandante da força aérea, não apenas
pilotando o avião, mas comandando uma frota de mais de 100 caças,
através de um mapa tático. O jogador deve escolher os alvos,
determinar os cursos de ação e como defender as tropas de
terra. Mig Alley, então, responderá de acordo, gerando
um desfecho para a estratégia adotada.
Nenhuma missão neste modo
é pré-programada. Tudo funciona de acordo com as ações
do jogador e, dependendo do seu sucesso tático, suas tropas poderão
avançar ou recuar. O jogador pode solicitar que o computador selecione
automaticamente os alvos táticos, liberando mais tempo para que
ele salte para o cockpit de seu avião e parta para a ação
imediata.
Estão
disponíveis os aviões: F86 Sabre nas versões
A, E e F; Mikoyan Gurevich MIG 15 e MIG15bis; F84 E Thunder Jet; Lockheed
F80 C Shooting Star; F51 D Mustang e North American F82 G Twin Mustang.
A qualidade gráfica merece
destaque: geralmente, os simuladores apresentam os objetos visualizados
a 10 mil pés de altura, simplificando os detalhes. Já em
Mig Alley, os cenários permanecem foto-realísticos
mesmo que o jogador esteja voando a apenas 100 pés, encarando outros
49 aviões em um combate mortal. O cenário foi inteiramente
recriado a partir de fotos e mapas topográficos militares da época
da guerra, totalizando mais de 1.500 km por 1.000 km de área. Para
se ter uma idéia desta vastidão, basta dizer que o jogador,
se tivesse combustível para tudo isso, ficaria voando por mais de
duas horas para percorrer o cenário de ponta a ponta.
Mig Alley também suporta
variações climáticas em tempo real, fontes reais de
iluminação e belos efeitos de fumaça e explosões.
A Rowan deu idêntica atenção aos efeitos sonoros, incluindo
constantes conversas de rádio entre os pilotos que podem tanto auxiliar
o jogador como atrapalhá-lo, caso o seu ala esteja em situação
difícil e acabe passando uma informação errada. Estas
conversas de rádio são interativas, sendo possível
respondê-las através de um simples sistema de menus. Completando
a jogabilidade no modo solo, os pilotos podem definir o nível de
complexidade para a dinâmica de vôo, incluindo estols,
torque, inércia, efeitos giroscópicos e influência
de correntes de ar.
O suporte multijogador comporta até
8 jogadores, inclusive em modo cooperativo, com os participantes se comunicando
pelo sistema de rádio dos aviões. O código de programação
para a Internet inclui a opção de salvar partidas e recuperá-las
posteriormente. O jogo requer Windows 95/98, Pentium 166, 32 MB RAM, 400
MB livres no HD, placa de som compatível com Direct X, leitor de
CDs 6X. É classificado para maiores de 11 anos de idade. |