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Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 01/30/00 21:35:58
Fraudes tiram 5% da receita de operadoras de celular brasileiras

Fraude é a principal causa de perda de receita para operadoras de celulares no Brasil. Não existem dados oficiais sobre esse tipo de crime, mas a estimativa do mercado é de que as operadoras brasileiras perdem por volta de 5% de suas receitas com problemas como clonagem, fraude de assinaturas e telefones celulares roubados. Os prejuízos neste ano podem chegar a quase R$ 200 milhões no Brasil (por volta de US$ 100 milhões). Atualmente, um único cliente pode custar para uma operadora até R$ 5 mil (US$ 2,500). Estima-se que os prejuízos mundiais resultantes de fraude são maiores que US$ 12 bilhões.

No Brasil, há três tipos de fraude mais recorrentes: técnica (clonagem); assinatura (quando as pessoas fornecem informações falsas sobre si mesmas) e fraude interna (quando um funcionário está envolvido). Nos Estados Unidos, fontes da indústria indicam que, em 1997, 70% das fraudes eram técnicas, e 30% de assinaturas. Em
1999, o quadro mudou para 70% de fraudes de assinaturas e 30% técnicas.

Precaução - O fato é que a maioria das operadoras brasileiras ainda não possuem sistemas adequados, métodos e procedimentos para evitar fraudes. Observando o alto potencial desse novo mercado, empresas como a Lightbridge especializam-se no desenvolvimento de sistemas e softwares para detectar fraude. A Lightbridge também oferece consultoria para ajudar operadoras a estabelecerem estruturas organizacionais e processos de negócios para lidarem com fraude.

O software de detecção de fraude da Lightbridge permite à operadora manter uma constante avaliação de seus usuários, com relatórios e gráficos que mostram o comportamento e tendência no uso de ligações do cliente. Quando algo suspeito aparece, é disparado um alerta. O sistema pode detectar fraude a partir do monitoramento e análise de como o cliente utiliza seu telefone, inclusive quando e onde as ligações foram realizadas, detalhes sobre roaming e informações sobre equipamentos e redes.

"Isso não significa que podemos ouvir as ligações. O que sabemos é onde as ligações são feitas, a que horas e quanto tempo duram, entre outros detalhes," disse Ascold Szymanskyj, diretor de Desenvolvimento de Negócios da Lightbridge. "Uma ligação para um determinado número ou país pode ser um alerta. Também é importante distinguir entre as pessoas que cometem fraude e não têm intenção de pagar pelo serviço e aquelas cujas informações são roubadas."

FraudBuster é um sistema de análise e detecção de fraude que não só combate os tipos mais completos de fraude de assinatura, técnica e de roaming, como também ajuda na detecção de novos tipos de fraude. Como solução escolhida por mais de 30 operadoras no mundo inteiro, o FraudBuster coleciona registros sobre detalhes de ligações para criar perfis de uso de cada assinante. Em seguida, atualiza e analisa os perfis chamada-por-chamada para descobrir atividades anormais que possam indicar fraude. 

O FraudBuster foi projetado para gerenciar redes em constante crescimento e de arquitetura distribuída para operações globais. Versátil, o FraudBuster suporta padrões de transmissões analógicas e digitais, encontrando-se instalado e funcionando em ambientes GSM, AMPS, CDMA, TDMA e iDEN.

No Brasil - Em junho de 1999, a Lightbridge abriu um escritório em São Paulo, com responsabilidade para toda a América Latina. A empresa mais recente a comprar produtos da Lightbridge é a Telet/Claro Digital, do Rio Grande do Sul. A CTBC Telecom e Global Telecom são também clientes da Lightbridge no Brasil. 

Pelo acordo assinado em dezembro passado, a Telet estará usando o FraudBuster para combater fraude técnica e de assinatura como parte de sua estratégia geral de prevenção contra fraudes. A Lightbridge Consulting Services colocou à disposição da Telet um perito em fraude para ajudar a empresa a entender melhor seu nível de exposição ao problema, assim como para oferecer recomendações de como otimizar seu desempenho na detecção de fraudes. 

De acordo com Marcos Torres, presidente da Telet, "escolhemos a Lightbridge por causa de seu status como líder mundialmente reconhecido em prevenção de fraude, e o FraudBuster como a melhor solução disponível no mercado hoje. Na verdade, durante o treinamento, detectamos fraude com base nos eventos de clonagem de
telefones e assinatura do FraudBuster e desligamos os telefones imediatamente. Além disso, escolhemos a Lightbridge entre outros fornecedores por causa de seu compromisso com o Brasil, suporte local e crescente presença no mercado nacional."

"Reconhecemos que as operadoras no Brasil estão enfrentando enormes desafios para proteger suas redes contra fraude," disse Ascold Szymanskyj, diretor de Desenvolvimento de Negócios na América Latina da Lightbridge Tecnologia Ltda. "Estudos recentes mostram que dezenas de milhões de reais das receitas das operadoras estão sendo perdidos todo mês devido a fraudes. Estamos contentes em ajudar as operadoras como a Telet a tomar medidas pró-ativas para alterarem tais estatísticas substancialmente."

Fundada em 1989, a Lightbridge atua como fornecedora de softwares, bureau de serviços e na execução de servicos de consultoria para os temas de fraude, processos de qualificação, aquisição e retenção de software. Nos Estados Unidos,  já qualificou mais de 60 milhões de usuários no momento de suas inscrições e auxiliou operadoras a identificarem aproximadamente 6% de todos os novos solicitantes como potenciais fraudadores. A Lightbridge possui mais de 86 clientes na indústria de telecomunicação em todo o mundo.