Fraudes tiram 5% da receita de operadoras
de celular brasileiras
Fraude
é a principal causa de perda de receita para operadoras de celulares
no Brasil. Não existem dados oficiais sobre esse tipo de crime,
mas a estimativa do mercado é de que as operadoras brasileiras perdem
por volta de 5% de suas receitas com problemas como clonagem, fraude de
assinaturas e telefones celulares roubados. Os prejuízos neste ano
podem chegar a quase R$ 200 milhões no Brasil (por volta de US$
100 milhões). Atualmente, um único cliente pode custar para
uma operadora até R$ 5 mil (US$ 2,500). Estima-se que os prejuízos
mundiais resultantes de fraude são maiores que US$ 12 bilhões.
No Brasil, há três tipos
de fraude mais recorrentes: técnica (clonagem); assinatura (quando
as pessoas fornecem informações falsas sobre si mesmas) e
fraude interna (quando um funcionário está envolvido). Nos
Estados Unidos, fontes da indústria indicam que, em 1997, 70% das
fraudes eram técnicas, e 30% de assinaturas. Em
1999, o quadro mudou para 70% de
fraudes de assinaturas e 30% técnicas.
Precaução -
O fato é que a maioria das operadoras brasileiras ainda não
possuem sistemas adequados, métodos e procedimentos para evitar
fraudes. Observando o alto potencial desse novo mercado, empresas como
a Lightbridge especializam-se
no desenvolvimento de sistemas e softwares para detectar fraude. A Lightbridge
também oferece consultoria para ajudar operadoras a estabelecerem
estruturas organizacionais e processos de negócios para lidarem
com fraude.
O software de detecção
de fraude da Lightbridge permite à operadora manter uma constante
avaliação de seus usuários, com relatórios
e gráficos que mostram o comportamento e tendência no uso
de ligações do cliente. Quando algo suspeito aparece, é
disparado um alerta. O sistema pode detectar fraude a partir do monitoramento
e análise de como o cliente utiliza seu telefone, inclusive quando
e onde as ligações foram realizadas, detalhes sobre roaming
e informações sobre equipamentos e redes.
"Isso não significa que podemos
ouvir as ligações. O que sabemos é onde as ligações
são feitas, a que horas e quanto tempo duram, entre outros detalhes,"
disse Ascold Szymanskyj, diretor de Desenvolvimento de Negócios
da Lightbridge. "Uma ligação para um determinado número
ou país pode ser um alerta. Também é importante distinguir
entre as pessoas que cometem fraude e não têm intenção
de pagar pelo serviço e aquelas cujas informações
são roubadas."
FraudBuster é um sistema de
análise e detecção de fraude que não só
combate os tipos mais completos de fraude de assinatura, técnica
e de roaming, como também ajuda na detecção de novos
tipos de fraude. Como solução escolhida por mais de 30 operadoras
no mundo inteiro, o FraudBuster coleciona registros sobre detalhes de ligações
para criar perfis de uso de cada assinante. Em seguida, atualiza e analisa
os perfis chamada-por-chamada para descobrir atividades anormais que possam
indicar fraude.
O FraudBuster foi projetado para
gerenciar redes em constante crescimento e de arquitetura distribuída
para operações globais. Versátil, o FraudBuster suporta
padrões de transmissões analógicas e digitais, encontrando-se
instalado e funcionando em ambientes GSM, AMPS, CDMA, TDMA e iDEN.
No Brasil - Em junho de 1999,
a Lightbridge abriu um escritório em São Paulo, com responsabilidade
para toda a América Latina. A empresa mais recente a comprar produtos
da Lightbridge é a Telet/Claro
Digital, do Rio Grande do Sul. A CTBC Telecom e Global Telecom são
também clientes da Lightbridge no Brasil.
Pelo acordo assinado em dezembro
passado, a Telet estará usando o FraudBuster para combater fraude
técnica e de assinatura como parte de sua estratégia geral
de prevenção contra fraudes. A Lightbridge Consulting Services
colocou à disposição da Telet um perito em fraude
para ajudar a empresa a entender melhor seu nível de exposição
ao problema, assim como para oferecer recomendações de como
otimizar seu desempenho na detecção de fraudes.
De acordo com Marcos Torres, presidente
da Telet, "escolhemos a Lightbridge por causa de seu status como líder
mundialmente reconhecido em prevenção de fraude, e o FraudBuster
como a melhor solução disponível no mercado hoje.
Na verdade, durante o treinamento, detectamos fraude com base nos eventos
de clonagem de
telefones e assinatura do FraudBuster
e desligamos os telefones imediatamente. Além disso, escolhemos
a Lightbridge entre outros fornecedores por causa de seu compromisso com
o Brasil, suporte local e crescente presença no mercado nacional."
"Reconhecemos que as operadoras no
Brasil estão enfrentando enormes desafios para proteger suas redes
contra fraude," disse Ascold Szymanskyj, diretor de Desenvolvimento de
Negócios na América Latina da Lightbridge Tecnologia Ltda.
"Estudos recentes mostram que dezenas de milhões de reais das receitas
das operadoras estão sendo perdidos todo mês devido a fraudes.
Estamos contentes em ajudar as operadoras como a Telet a tomar medidas
pró-ativas para alterarem tais estatísticas substancialmente."
Fundada em 1989, a Lightbridge atua
como fornecedora de softwares, bureau de serviços e na execução
de servicos de consultoria para os temas de fraude, processos de qualificação,
aquisição e retenção de software. Nos Estados
Unidos, já qualificou mais de 60 milhões de usuários
no momento de suas inscrições e auxiliou operadoras a identificarem
aproximadamente 6% de todos os novos solicitantes como potenciais fraudadores.
A Lightbridge possui mais de 86 clientes na indústria de telecomunicação
em todo o mundo. |