Alias/Wavefront lança Maya
Fusion no Brasil
Uma solução
de efeitos e composições em 3D nas plataformas Windows NT
eSilicon Graphics Irix, o Maya Fusion 2.5 - que a produtora Alias/Wavefront
está lançando no País - facilita o processo de composições
e efeitos especiais, auxilia a integração de imagens reais
com as virtuais, facilita e melhora o acabamento das imagens, além
de proporcionar mais velocidade ao trabalho de renderização.
O programa inclui o Paint Effects e agora também o Maya Builder,
para desenvolvedores de jogos.
"A arquitetura do Maya nos permite
inovar a um ritmo inacreditável", afirma o gerente comercial da
empresa para o Mercosul, Paulo Cunha. "Apenas quatro meses após
o lançamento do Maya 2, somos capazes de disponibilizar nossa capacidade
pioneira de Paint Effects no Maya 2.5, respondendo às necessidades
de criadores de conteúdo de jogos", destaca, lembrando que o produto
oferece funcionalidade e desempenho avançados aos criadores de conteúdo
digital em filme, broadcast, HDTV, vídeo e nos mercados de jogos
e mídias interativas.
Integração - Por
ser uma solução aberta, o Maya Fusion pode ser usado em combinação
com qualquer software de criação, animação
e efeitos visuais em 2D e 3D, fornecendo performance considerada surpreendente
em efeitos e composições em vídeo ou filme, com sua
arquitetura de alta velocidade e multitarefa. Além disso, dá
suporte aos plug-ins padrões da indústria, como os desenvolvidos
para o Adobe After Effects, e plug-ins high end, como o Ultimatte (da Ultimatte
Corpotation) e o 5D Limited's Monsters.
Para integração com
outros produtos de animação e vídeo, incluindo aplicações
não lineares de edição de vídeo em diferentes
plataformas, dá suporte aos formatos de arquivo de produção
de plataforma cruzada, como EDL, QuickTime e OMF. Além disso, trabalha
diretamente com a maioria das placas Digital Disc Recorder (DDR) existentes
no mercado.
Outro foco principal do Maya 2.5
é fornecer ferramentas adicionais para o processo completo de desenvolvimento
de jogos, como suporte ao detalhamento, redução de polígonos
e um modo de navegação de câmera usando o mouse, além
de melhorias de desempenho e de recursos em polígonos, Nurbs e na
modelagem da subdivisão de superfícies.
A biblioteca Dynamics ClipFX ampliada
- incluindo Shatter, Lightning, Fireworks e Surface Flow - continua a oferecer
ao usuário efeitos por cálculo sofisticados mas fáceis
de usar. O produto tem novo conjunto de ferramentas para designers de fases
e programadores de games, como as poderosas ferramentas de modelagem poligonal
e texturas do Maya Complete, os premiados recursos Maya Artisan e a Embedded
Scripting Language (MEL). Além disso, a API do Maya fornece aos
programadores de jogos acesso total às estruturas internas de dados
do produto, para uso na criação de conversores ou plug-ins
específicos. Foi adicionado à grande coleção
de exemplos de API o código-fonte em C para avaliar as curvas de
animação do Maya, adequado para a implementação
dentro da rotina de um jogo.
Paint Effects - Ferramenta
artística exclusiva para a criação e animação
quase instantânea de fantásticos efeitos orgânicos e
de pintura, o Paint Effects tem uma enorme biblioteca de pincéis
2D e 3D pré-definidos. Estes pincéis editáveis e sensíveis
à pressão são usados para criar uma variedade virtualmente
limitada de formas reais e surrealistas, como cabelos, árvores,
flores, penas, fogo, raios e estrelas. Também há materiais
artísticos naturais, como aerógrafos, giz, pastéis,
crayons, aquarela e tinta óleo.
Segundo seu criador, o cientista
Duncan Brinsmead, "os pincéis pré-definidos funcionam como
um guia através da enormidade de parâmetros e possibilidadse
disponíveis no Paint Effects. Você pode misturar pincéis
pré-definidos para criar, intuitivamente, efeitos personalizados
sem se perder em centenas de parâmetros. Fomos capazes de criar 390
pincéis pré-definidos para esta primeira versão".
2D a 3D - O produto introduz
novas técnicas de produção para misturar ação
ao vivo de vídeo 2D com animação de personagens 3D,
incluindo a interativa composição Z depth para manipulação
de imagens 3D em profundidade, para uma colocação rápida
e precisa de objetos 3D relacionando-se com elementos de vídeo ao
vivo.
"O
Maya Fusion compõe todos os elementos gráficos, ao fornecer
uma forma fácil de integrar imagens reais com cenários e
personagens 3D, além de efeitos visuais high-end", afirma Ulisses
Simionato, consultor da empresa. "A capacidade de composição
extremamente rápida garante aos artistas profissionais as ferramentas
perfeitas para finalizações em cine ou vídeo com efeitos
visuais, oferecendo os mesmos recursos e qualidade de softwares oferecidos
no mercado com preços muito mais altos".
Esse programa foi baseado no premiado
software Digital Fusion Post para Windows NT, uma ferramenta da Eyeon Software,
com trajetória comprovada em filmes de sucesso e produção
de séries para televisão, incluindo Titanic, Flubber
e StarTrek.
A Alias/Wavefront - empresa independente
na área de software da Silicon Graphics, com sede em Toronto (Canadá),
centros técnicos em Seattle e Santa Bárbara (EUA), e presente
no Brasil desde dezembro de 1998 - conta, entre seus clientes na área
de filme e vídeo: ABC, CBS, CNN, Digital Domain, NBC, Pacific Data
Images (PDI), Pixar, Sony Pictures Imageworks, The Walt Disney Company,
Warner Feature Animation etc. Na área de games e produtos interativos,
seu portfolio de clientes inclui a Capcom, Iguana Entertainment, Interplay,
Nintendo, Rare, Sega e Virtual Worlds Entertainment. |