TradeOut.com se instala no Brasil
Pioneira
mundial na área de comércio eletrônico business-to-business
para a venda de excedentes de estoque e ativos fixos disponíveis,
a TradeOut.com está iniciando
suas operações no Brasil. Com sede em Ardsley, no estado
norte-americano de Nova Iorque, a empresa conta com mais de US$ 750 milhões
em produtos listados no seu site, e só nos cinco meses iniciais
de operação mundial já fechou negócios que
superam US$ 30 milhões. Adotando como uma de suas modalidades de
venda o leilão via Internet, a empresa cobra US$ 10 dos vendedores
para listar seus produtos no site e uma comissão de 5% do valor
do negócio, caso a venda seja efetuada.
A entrada da TradeOut.com no Brasil
é parte de sua estratégia de se manter líder como
facilitadora das trocas de excedentes industriais e comerciais, num mercado
mundial estimado em US$ 350 bilhões/ano. "O Brasil é um mercado
prioritário para nós. Além de ser o maior mercado
de comércio eletrônico da América Latina, representando
88% das vendas na região, ele concentra 45% dos usuários
de Internet da área", afirma o vice-presidente para a América
Latina e Caribe, Marco Garcia.
Segundo ele, as empresas geralmente
gastam muito tempo e dinheiro gerenciando excedentes de estoque e ativos
fixos disponíveis, mas não são capazes de maximizar
o retorno com as vendas desses bens porque trabalham com um número
limitado de compradores e leiloeiros.
"A TradeOut.com torna este processo
bem mais lucrativo e eficiente, pois oferece uma ligação
direta com a maior audiência possível, utilizando a Internet
para padronizar e agilizar o processo de compra e venda", afirma o executivo,
completando: "Ao listarem um produto na TradeOut.com, além de atingir
uma audiência global e sem fronteiras, as empresas usufruem da nossa
infra-estrutura mundial de vendas, incluindo escritórios nos Estados
Unidos, Canadá, Brasil, Argentina, Venezuela, México, Europa
e Ásia, para ajudá-las no fechamento dos negócios".
Comunidade - O site atrai uma
comunidade global de vendedores e compradores, criando grandes oportunidades
para negócios. Ao expandir o universo de compradores, gera maior
concorrência a preços reais de mercado e minimiza os custos
de transação, reduzindo custos de mão-de-obra e de
comunicação.
Por exemplo, uma importante empresa
norte-americana de gerenciamento de eletricidade tinha 12 geradores de
energia a diesel, avaliados em US$ 2,4 milhões e com perspectiva
de vendê-los num período de 4 a 5 meses. Através da
TradeOut.com, obteve US$ 2,8 milhões e o tempo de venda foi abreviado
para apenas 28 dias. Outra grande empresa de energia do Meio-Oeste dos
EUA tinha um excesso de 40 rolos de cabo de fibra ótica, parados
durante dois anos e sem perspectiva de comercialização. Através
do site, vendeu em 14 dias, arrecadando US$ 1,1 milhão.
O modelo de negócio da empresa
- fundada em outubro de 1998 por Brin McCagg - foi inspirado no modelo
do e-Bay, o mais popular site de leilões na categoria consumer-to-consumer,
que recentemente investiu US$ 22 milhões na TradeOut.com, numa operação
conjunta com a Benchmark Capital e a Morgan Stanley Dean Witter.
"É como se fosse uma bolsa
de mercadorias na Internet, através da qual a compra e a venda de
excedentes se torna mais eficiente e econômica", afirma Maçatoci
Kanashiro, gerente geral da TradeOut.com no Brasil. A empresa firmou parceria
com a Norman Levy Associates, uma
das maiores e mais respeitadas casas de leilões especializada na
área industrial, dando aos clientes o suporte para a compra e venda
de imóveis industriais e equipamentos a nível mundial.
Poupando aos empresários a
perda de tempo com anúncio de ofertas, busca de interessados em
seus estoques, envio de faxes e longos telefonemas para discussão
de condições de vendas, a empresa permite que os interessados
vendam itens classificados em mais de 100 categorias (componentes eletrônicos,
equipamentos industriais e de telecomunicação, máquinas
pesadas e alimentos, entre outros), escolhendo o formato de venda (preço
fixo, leilão padrão e leilão multi-item).
Flexível - A flexibilidade
do site é uma vantagem apontada pela gerente regional de vendas
Valéria
Basso: "Além de vendedores, compradores também podem
listar seus pedidos no site, publicando seu interesse em comprar determinado
item".
O empresário cadastrado no
site da TradeOut.com pode personalizar sua home-page, definindo os itens
que mais lhe interessam e a cada visita ao site serão apresentadas
as ofertas direcionadas ao seu negócio, o que evita buscas improdutivas.
Caso encontre um item à venda com preço fixo e concorde com
os termos da negociação, basta fazer a oferta e o negócio
está fechado. |