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Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 01/26/00 21:59:22
TradeOut.com se instala no Brasil

Pioneira mundial na área de comércio eletrônico business-to-business para a venda de excedentes de estoque e ativos fixos disponíveis, a TradeOut.com está iniciando suas operações no Brasil. Com sede em Ardsley, no estado norte-americano de Nova Iorque, a empresa conta com mais de US$ 750 milhões em produtos listados no seu site, e só nos cinco meses iniciais de operação mundial já fechou negócios que superam US$ 30 milhões. Adotando como uma de suas modalidades de venda o leilão via Internet, a empresa cobra US$ 10 dos vendedores para listar seus produtos no site e uma comissão de 5% do valor do negócio, caso a venda seja efetuada.

A entrada da TradeOut.com no Brasil é parte de sua estratégia de se manter líder como facilitadora das trocas de excedentes industriais e comerciais, num mercado mundial estimado em US$ 350 bilhões/ano. "O Brasil é um mercado prioritário para nós. Além de ser o maior mercado de comércio eletrônico da América Latina, representando 88% das vendas na região, ele concentra 45% dos usuários de Internet da área", afirma o vice-presidente para a América Latina e Caribe, Marco Garcia.

Segundo ele, as empresas geralmente gastam muito tempo e dinheiro gerenciando excedentes de estoque e ativos fixos disponíveis, mas não são capazes de maximizar o retorno com as vendas desses bens porque trabalham com um número limitado de compradores e leiloeiros. 

"A TradeOut.com torna este processo bem mais lucrativo e eficiente, pois oferece uma ligação direta com a maior audiência possível, utilizando a Internet para padronizar e agilizar o processo de compra e venda", afirma o executivo, completando: "Ao listarem um produto na TradeOut.com, além de atingir uma audiência global e sem fronteiras, as empresas usufruem da nossa infra-estrutura mundial de vendas, incluindo escritórios nos Estados Unidos, Canadá, Brasil, Argentina, Venezuela, México, Europa e Ásia, para ajudá-las no fechamento dos negócios".

Comunidade - O site atrai uma comunidade global de vendedores e compradores, criando grandes oportunidades para negócios. Ao expandir o universo de compradores, gera maior concorrência a preços reais de mercado e minimiza os custos de transação, reduzindo custos de mão-de-obra e de comunicação.

Por exemplo, uma importante empresa norte-americana de gerenciamento de eletricidade tinha 12 geradores de energia a diesel, avaliados em US$ 2,4 milhões e com perspectiva de vendê-los num período de 4 a 5 meses. Através da TradeOut.com, obteve US$ 2,8 milhões e o tempo de venda foi abreviado para apenas 28 dias. Outra grande empresa de energia do Meio-Oeste dos EUA tinha um excesso de 40 rolos de cabo de fibra ótica, parados durante dois anos e sem perspectiva de comercialização. Através do site, vendeu em 14 dias, arrecadando US$ 1,1 milhão.

O modelo de negócio da empresa - fundada em outubro de 1998 por Brin McCagg - foi inspirado no modelo do e-Bay, o mais popular site de leilões na categoria consumer-to-consumer, que recentemente investiu US$ 22 milhões na TradeOut.com, numa operação conjunta com a Benchmark Capital e  a Morgan Stanley Dean Witter. 

"É como se fosse uma bolsa de mercadorias na Internet, através da qual a compra e a venda de excedentes se torna mais eficiente e econômica", afirma Maçatoci Kanashiro, gerente geral da TradeOut.com no Brasil. A empresa firmou parceria com a Norman Levy Associates, uma das maiores e mais respeitadas casas de leilões especializada na área industrial, dando aos clientes o suporte para a compra e venda de imóveis industriais e equipamentos a nível mundial.

Poupando aos empresários a perda de tempo com anúncio de ofertas, busca de interessados em seus estoques, envio de faxes e longos telefonemas para discussão de condições de vendas, a empresa permite que os interessados vendam itens classificados em mais de 100 categorias (componentes eletrônicos, equipamentos industriais e de telecomunicação, máquinas pesadas e alimentos, entre outros), escolhendo o formato de venda (preço fixo, leilão padrão e leilão multi-item).

Flexível - A flexibilidade do site é uma vantagem apontada pela gerente regional de vendas Valéria Basso: "Além de vendedores, compradores também podem listar seus pedidos no site, publicando seu interesse em comprar determinado item". 

O empresário cadastrado no site da TradeOut.com pode personalizar sua home-page, definindo os itens que mais lhe interessam e a cada visita ao site serão apresentadas as ofertas direcionadas ao seu negócio, o que evita buscas improdutivas. Caso encontre um item à venda com preço fixo e concorde com os termos da negociação, basta fazer a oferta e o negócio está fechado.