Clique aqui para voltar à página inicial  http://www.novomilenio.inf.br/ano00/0001bbps.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 01/18/00 13:16:24
Bips

Sacadas - No dia 19/1/2000, estréia no Canal Negócios do MediaCast o programa semanal Sacadas do Sapiro, que aborda aspectos curiosos do mundo dos negócios. Como observa o autor, Arão Sapiro - professor da FGV e Ibmec, consultor e palestrante -, é "um mundo cheio de aventuras, intrigas, paixões, sonhos desfeitos, sucessos...", que ele apresenta ao internauta por meio de histórias inusitadas. 

O novo programa conta com dados atuais de publicações nacionais e internacionais, além de informações privilegiadas obtidas em relatórios de universidades americanas, inglesas, italianas e francesas, e funciona como um gostoso bate-papo durante uma happy-hour, sem a densidade do "economês". Durante cerca de sete minutos de conversa com o internauta, Sapiro tenta responder a grande pergunta do mundo globalizado: "Como é que se faz competitividade?". E o usuário pode participar, enviando e-mails direto para o programa.

IBM/Lotus - No dia 1º/2/2000, o atual presidente e diretor executivo da Lotus, Jeff Papows, vai colocar seu cargo à disposição, mas permanecerá na empresa até o segundo trimestre para auxiliar na transição. Em seu lugar, Al Zollar (com 23 anos de carreira na IBM) assume a presidência e diretoria executiva da unidade Lotus Development Corporation da IBM. 

Segundo o vice-presidente senior do grupo de software da IBM, John M. Thompson, a mudança não significa alterações na estratégia de integração IBM/Lotus, pois a IBM considera, a partir de pesquisas feitas, que "uma marca Lotus forte e vibrante tem seu valor no mercado e contribui para todas as marcas de software da IBM. Isto é um enorme ativo para benefício de todos na IBM, e não temos qualquer intenção de mudar este curso. Queremos, ao contrário, enfatizar nosso desejo de continuar a promover a marca Lotus".

Web-ônibus - A Viação Itapemirim tem nova página na Internet, em que os clientes podem consultar linhas e horários, programar viagens (incluindo a compra de passagens com entrega a domicílio em diversas capitais), obter os preços de remessa de encomendas, informações úteis e mesmo a história da empresa, que cobre 70% do território brasileiro, em mais de 2.000 localidades. Usando tecnologia de animação Shockwave, o site inclui ainda a versão on-line da revista de bordo Na Poltrona (que tem tiragem de 440 mil exemplares e é distribuída gratuitamente aos passageiros)

Com 47 anos de existência, o Grupo Itapemirim é formado por 28 empresas e tem 16 mil funcionários em todo o País. A Viação Itapemirim opera linhas em 21 estados com a média de 6 milhões de passageiros transportados/ano. Em 1999, investiu mais de R$ 20 milhões em nova frota de ônibus, informatização e treinamento de pessoal.

Viaje n'O Site - Junto com a empresa Premier, O Site está prestando um serviço gratuito aos clientes do Shopping Eldorado da capital paulista que necessitam chegar aos aeroportos de Guarulhos e Congonhas (e aproveitando para expor sua marca nos veículos). Para usar o transporte, basta ter em mãos a passagem aérea e embarcar numa das vans que realizam os translados de segunda a sexta-feira. O retorno só é prestado para os usuários que usarem o serviço para chegar a um desses aeroportos. 

Os usuários (cerca de 800/mês) podem usar a Sala Vip especialmente preparada, com computadores e Internet, e os que vão para o Aeroporto de Congonhas contam ainda com direito a 24 horas de uso do estacionamento do Shopping Eldorado. Detalhes sobre horários dos translados e outros serviços da Premier podem ser obtidos pelo telefone (0**11) 3061.5031 ou em sua página Web.

e-Roche - A Roche brasileira está realizando até o final do mês um período de beta-teste da primeira fase de implantação de sua estratégia de e-business. Alguns parceiros comerciais poderão entrar num site específico da extranet da empresa e acessar as primeiras aplicações de relacionamento eletrônico, como a verificação do status de um pedido anteriormente formulado à Roche ou os detalhes de entrega informados diretamente pela companhia transportadora). Os parceiros também poderão visualizar as notas fiscais, abreviando trâmites burocráticos, e conhecer o histórico de títulos de cobrança entre Roche e sua parceira, formando assim uma completa conta-corrente de suas transações. 

A multinacional pretende, na segunda fase (em 2/2000), contemplar os fornecedores de materiais, na expectativa de oferecer uma completa automação dos processos de compra (e-procurement). Ao mesmo tempo, pretende implantar novos serviços como o Order Entry ou a colocação de pedidos diretamente nos sistemas, via troca de arquivos. Ainda em paralelo, a Roche constitui seu datawarehouse, com tecnologia SAP. A segurança do sistema repousa na implementação do protocolo Secure Socket Layer (SSL) e do firewall para proteger a rede. O trabalho de consultoria para esses projetos - que incluem as tecnologias Java Servlets e SAP-ITS (Internet Transation Server) - é da Softtek do Brasil.