Polícia Militar-SP cria portal
na Internet
Veja os novos serviços
Imagine
poder acionar, via Internet, o Corpo de Bombeiros, as polícias Militar
ou Civil, solicitar cópias de boletim de ocorrência, verificar
as condições das estradas estaduais, calcular e emitir guia
do IPVA e até fazer denúncias. Tudo isso já está
disponível no endereço http://www.polmil.sp.gov.br,
como resultado do trabalho do setor de Desenvolvimento de Internet e Intranet
da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São
Paulo. O portal disponibiliza inúmeros serviços, que agilizam
a comunicação entre a comunidade e alguns dos mais importantes
prestadores de serviços públicos, a Polícia Militar
e a Polícia Civil, que podem ser acessadas a partir de links.
O site da PM foi desenvolvido com
a colaboração da Lotus Brasil e de sua parceira Soft Consultoria,
que utilizaram a ferramenta de comunicação Notes/Domino.
Segundo o capitão Alfredo Deak Júnior, responsável
pelo desenvolvimento do site e de todas as ações na Internet
e intranet, o uso do Notes foi fundamental: "Sem o Notes, necessitaríamos
de sete softwares diferentes para obter resultados semelhantes".
O projeto-piloto foi coordenado e
implantado pela Soft Consultoria, cuja equipe auxiliou a equipe de programação
da PM na passagem por um período de imersão técnica
de 15 dias, para aprender os recursos e facilidades do Notes. "Em apenas
dois meses, nossa equipe já estava dominando completamente a ferramenta,
pois uma das principais características do Notes é a interface
amigável e a facilidade de desenvolvimento", afirma o capitão.
Serviços - O site da PM
começou de forma convencional, em html, em novembro de 1997, e durante
dois anos só apresentava informações institucionais.
Há cerca de um ano foi iniciada a implantação da intranet.
Com maior autonomia do Núcleo de Informática, foi possível
o acesso a novas tecnologias, como o Notes.
A Internet será um importante
aliado da PM para agilizar a prestação de serviços
à população, ressalta o capitão Deak. No site,
que continua em expansão, já é possível, através
de comandos simples, acionar serviços que antes só eram realizados
em postos policiais com a presença física do interessado,
como a obtenção de cópia de boletim de ocorrência.
Além disso, é possível acessar diversos links que
ampliam o conteúdo do site:
190
- permite registrar ocorrências on-line e amplia a prestação
de serviço que já é feita por telefone;
Fale
Conosco - recebe reclamações e sugestões. As
respostas da polícia seguem no mesmo dia;
Agenda
- onde a PM relaciona suas atividades e convida a comunidade a participar;
Fórum
de Debates - para discussão de assuntos diversos entre a
PM e a comunidade;
Licitações
Públicas - obtenção de informações;
Rodovias
estaduais - informa as condições das estradas paulistas,
com dados atualizados às 12, 18 e 21 horas, ou a cada hora nos horários
de pico;
Cópias
de boletins de ocorrência - eles podem ser solicitados pela
Internet e são enviados ao usuário com a segurança
de que somente ele terá acesso à informação;
Galeria
de fotos - abriga fotos do arquivo da polícia, que podem
ser solicitadas;
Sala
de Imprensa - onde o jornalista pode entrevistar membros da PM e
publicar no site o resultado da matéria ou artigos produzidos sobre
a corporação;
Nossa
versão - notícias mais significativas coletadas no
clipping diário são comentadas pela corporação;
Histórico
da PM - onde o internauta seleciona o batalhão que deseja
conhecer e obtém dados como chefia, localização, telefone
e histórico. Para incrementar este link, há um concurso
interno na PM, que escolhe mensalmente a melhor home-page. São
1.800 quartéis, dos quais mais de 100 já possuem site web.
Background - Por trás
de toda a prestação de serviço contida no site está
um sistema de informações que navegam rapidamente via Notes.
"Não existem soluções estanques. Por isso, a equipe
do Núcleo de Informática treina constantemente toda a corporação,
para que possamos extrair o máximo do Notes", informa o capitão
Deak.
Na Web há seis meses, o site
recebe cerca de três novas aplicações por mês,
número que parece modesto em função dos 82 mil policiais
militares paulistas. Mas isso está mudando. A tecnologia da informação
consegue eliminar distâncias e aproximar pessoas, e tornou mais fácil
traçar metas e fazer cobranças. Todos, independentemente
de seu posto ou localização, recebem em tempo real as mesmas
orientações, destaca o capitão Deak.
Para difundir a cultura de tecnologia
da informação, a PM investiu em treinamento. Hoje, existe
um laboratório de informática que forma anualmente cerca
de 80 policiais, encarregados de propagar a nova cultura dentro da corporação.
As ações da Internet
e da intranet da PM estão sendo importantes na melhoria dos serviços.
Para o representante dessa corporação, o que a PM paulista
tem hoje em termos de tecnologia é comparado às polícias
de países como Japão e Estados Unidos. Esta agilidade vai
ter reflexos diretos nas ações junto à comunidade.
A meta é a qualidade total. Hoje, o sistema usa o Notes 4.6, mas
a versão 5 deverá estar instalada no início do próximo
ano, prevê o capitão. |