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Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 01/18/00 13:17:08
Polícia Militar-SP cria portal na Internet

Veja os novos serviços

Imagine poder acionar, via Internet, o Corpo de Bombeiros, as polícias Militar ou Civil, solicitar cópias de boletim de ocorrência, verificar as condições das estradas estaduais, calcular e emitir guia do IPVA e até fazer denúncias. Tudo isso já está disponível no endereço http://www.polmil.sp.gov.br, como resultado do trabalho do setor de Desenvolvimento de Internet e Intranet da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo. O portal disponibiliza inúmeros serviços, que agilizam a comunicação entre a comunidade e alguns dos mais importantes prestadores de serviços públicos, a Polícia Militar e a Polícia Civil, que podem ser acessadas a partir de links.

O site da PM foi desenvolvido com a colaboração da Lotus Brasil e de sua parceira Soft Consultoria, que utilizaram a ferramenta de comunicação Notes/Domino. Segundo o capitão Alfredo Deak Júnior, responsável pelo desenvolvimento do site e de todas as ações na Internet e intranet, o uso do Notes foi fundamental: "Sem o Notes, necessitaríamos de sete softwares diferentes para obter resultados semelhantes".

O projeto-piloto foi coordenado e implantado pela Soft Consultoria, cuja equipe auxiliou a equipe de programação da PM na passagem por um período de imersão técnica de 15 dias, para aprender os recursos e facilidades do Notes. "Em apenas dois meses, nossa equipe já estava dominando completamente a ferramenta, pois uma das principais características do Notes é a interface amigável e a facilidade de desenvolvimento", afirma o capitão.

Como navegar? Fácil, é só clicar aqui...
Serviços - O site da PM começou de forma convencional, em html, em novembro de 1997, e durante dois anos só apresentava informações institucionais. Há cerca de um ano foi iniciada a implantação da intranet. Com maior autonomia do Núcleo de Informática, foi possível o acesso a novas tecnologias, como o Notes.

A Internet será um importante aliado da PM para agilizar a prestação de serviços à população, ressalta o capitão Deak. No site, que continua em expansão, já é possível, através de comandos simples, acionar serviços que antes só eram realizados em postos policiais com a presença física do interessado, como a obtenção de cópia de boletim de ocorrência. Além disso, é possível acessar diversos links que ampliam o conteúdo do site:

190 - permite registrar ocorrências on-line e amplia a prestação de serviço que já é feita por telefone;
Fale Conosco - recebe reclamações e sugestões. As respostas da polícia seguem no mesmo dia;
Agenda - onde a PM relaciona suas atividades e convida a comunidade a participar;
Fórum de Debates - para discussão de assuntos diversos entre a PM e a comunidade;
Licitações Públicas - obtenção de informações;
Rodovias estaduais - informa as condições das estradas paulistas, com dados atualizados às 12, 18 e 21 horas, ou a cada hora nos horários de pico;
Cópias de boletins de ocorrência - eles podem ser solicitados pela Internet e são enviados ao usuário com a segurança de que somente ele terá acesso à informação;
Galeria de fotos - abriga fotos do arquivo da polícia, que podem ser solicitadas;
Sala de Imprensa - onde o jornalista pode entrevistar membros da PM e publicar no site o resultado da matéria ou artigos produzidos sobre a corporação;
Nossa versão - notícias mais significativas coletadas no clipping diário são comentadas pela corporação;
Histórico da PM - onde o internauta seleciona o batalhão que deseja conhecer e obtém dados como chefia, localização, telefone e histórico. Para incrementar este link, há um concurso interno na PM, que escolhe mensalmente a melhor home-page. São 1.800 quartéis, dos quais mais de 100 já possuem site web.

Background - Por trás de toda a prestação de serviço contida no site está um sistema de informações que navegam rapidamente via Notes. "Não existem soluções estanques. Por isso, a equipe do Núcleo de Informática treina constantemente toda a corporação, para que possamos extrair o máximo do Notes", informa o capitão Deak.

Na Web há seis meses, o site recebe cerca de três novas aplicações por mês, número que parece modesto em função dos 82 mil policiais militares paulistas. Mas isso está mudando. A tecnologia da informação consegue eliminar distâncias e aproximar pessoas, e tornou mais fácil traçar metas e fazer cobranças. Todos, independentemente de seu posto ou localização, recebem em tempo real as mesmas orientações, destaca o capitão Deak.

Para difundir a cultura de tecnologia da informação, a PM investiu em treinamento. Hoje, existe um laboratório de informática que forma anualmente cerca de 80 policiais, encarregados de propagar a nova cultura dentro da corporação.

As ações da Internet e da intranet da PM estão sendo importantes na melhoria dos serviços. Para o representante dessa corporação, o que a PM paulista tem hoje em termos de tecnologia é comparado às polícias de países como Japão e Estados Unidos. Esta agilidade vai ter reflexos diretos nas ações junto à comunidade. A meta é a qualidade total. Hoje, o sistema usa o Notes 4.6, mas a versão 5 deverá estar instalada no início do próximo ano, prevê o capitão.