Sai o primeiro rádio automotivo
com Internet
Veja também a parceria
da Motorola com a Command Audio
Ouvir
programas músicas predeterminadas tanto da Web quanto de estações
AM e FM, acessar correios de voz, e-mails e programas de áudio
(como livros e revistas sonorizados), além de obter informações
sobre tráfego, bolsas de valores, clima e notícias em tempo
real, já é possível com o iRadio AT CES 2000, primeiro
rádio automotivo com capacidade para captação de áudio
da Internet, lançado nos Estados Unidos.
Desenvolvido pelo Setor de Sistemas
Eletrônicos Integrados (IESS) da Motorola, o iRadio incorpora um
conceito revolucionário de informação e entretenimento
em automóveis, e a captação dos dados será
feita por satélites, broadcasts, celulares digitais, Internet
sem fio e bandas de FM e AM, através da combinação
das tecnologias de transmissão de voz e dados sem fio, do sistema
de posicionamento global (GPS) e de softwares automotivos já
testados e assegurados pela Motorola em estruturas telemáticas pré-existentes.
Tecnologias - O iRadio utiliza
as tecnologias de reconhecimento de voz e de text-to-speech, podendo
ainda agregar outras funções como sincronização
de dados de agenda eletrônica, calendário e sites preferidos,
de PDAs e pagers. Além disso, a configuração
do iRadio pode ser facilmente realizada através de uma página
personalizada na Internet. "O iRadio da Motorola provocará uma grande
modificação no conceito de rádio automotivo", comenta
Mario Zenios, vice-presidente corporativo para o Telematics Communication
Group (TCG) da Motorola. "Com o lançamento do primeiro rádio
automotivo, há mais de 60 anos, a Motorola trouxe o rádio
AM/FM para os carros. Agora com o iRadio estamos trazendo a Internet sem
fio", completa.
De acordo com a Strategis Group,
empresa especializada em consultoria e pesquisa de mercado nos EUA, o número
de assinantes usuários de soluções telemáticas
deverá ir de quase 200 mil, no final de 1999, para mais de 11 milhões
até 2004. Já a Frost & Sullivan, empresa internacional
de consultoria e treinamento, prevê que o mercado de telemática
registrará um giro de negócios de US$ 7,2 bilhões
em 2005. "Telemática ainda é um mercado jovem, que oferece
enormes oportunidades de parcerias de negócios para empresas de
hardware e software, provedores de serviço de Internet,
companhias de broadcasting, provedores de conteúdo e operadoras
sem fio, entre outros", explica Joe Guglielmi, presidente executivo de
Setor de Sistemas Eletrônicos Integrados (IESS) da Motorola. "O futuro
desse mercado depende de parcerias como a realizada entre a Motorola e
a Command Access", afirma Guglielmi.
Parceria - Para tornar essa
tecnologia mais atraente à indústria automotiva e aos consumidores,
a Motorola firmou parceria com a Command Audio, a primeira empresa a oferecer
o serviço de audio-on-demand no mundo. Desta forma, será
desenvolvida uma solução integrada com a qual notícias
e programas de entretenimento poderão ser agendados para veiculação
no dia e horário de preferência do usuário, diretamente
em seu automóvel. Com esta solução, o motorista poderá
selecionar os programas pelo tema, parar temporariamente uma transmissão
ou guardá-la para ser ouvida mais tarde. A parceria envolve, ainda,
um substancial investimento estratégico da Motorola na empresa.
"O Command Audio é um parceiro
natural para as soluções de telemática da Motorola,
pois agrega grande valor ao iRadio, sendo este facilmente identificável
pelo consumidor", afirma Don Bougue, CEO da Command Audio. "A expansão
do entretenimento e do acesso a informações em veículos
é um reconhecimento do atual estilo de vida das pessoas", completa
Bougue. As soluções de telemática da Motorola, com
o serviço de audio-on-demand da Command Audio, estarão
disponíveis em breve para a indústria automotiva.
Atualmente, o serviço da Command
Audio está disponível em Denver e Phoenix, oferecendo versões
de áudio da Business Week, People, Time, Sports
Illustrated, matérias do The Wall Street Journal, ABC's
Nightline, The Newshour com Jim Lehere e programas populares
de rádio como Marketplace, Morning Edition, All
Things Considered e Car Talk, entre outros. Em 1999, a empresa
conquistou diversos prêmios como o Popular Science's Best of What's
New e o CES Innovations Award. A empresa está sediada em Redwood,
estado norte-americano da Califórnia.
Clique para ver a informação
original em inglês:
|