Clique aqui para voltar à página inicial  http://www.novomilenio.inf.br/ano00/0001b010.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 01/14/00 13:24:22
Sai o primeiro rádio automotivo com Internet

Veja também a parceria da Motorola com a Command Audio

Ouvir programas músicas predeterminadas tanto da Web quanto de estações AM e FM, acessar correios de voz, e-mails e programas de áudio (como livros e revistas sonorizados), além de obter informações sobre tráfego, bolsas de valores, clima e notícias em tempo real, já é possível com o iRadio AT CES 2000, primeiro rádio automotivo com capacidade para captação de áudio da Internet, lançado nos Estados Unidos. 

Desenvolvido pelo Setor de Sistemas Eletrônicos Integrados (IESS) da Motorola, o iRadio incorpora um conceito revolucionário de informação e entretenimento em automóveis, e a captação dos dados será feita por satélites, broadcasts, celulares digitais, Internet sem fio e bandas de FM e AM, através da combinação das tecnologias de transmissão de voz e dados sem fio, do sistema de posicionamento global (GPS) e de softwares automotivos já testados e assegurados pela Motorola em estruturas telemáticas pré-existentes.

Tecnologias - O iRadio utiliza as tecnologias de reconhecimento de voz e de text-to-speech, podendo ainda agregar outras funções como sincronização de dados de agenda eletrônica, calendário e sites preferidos, de PDAs e pagers. Além disso, a configuração do iRadio pode ser facilmente realizada através de uma página personalizada na Internet. "O iRadio da Motorola provocará uma grande modificação no conceito de rádio automotivo", comenta Mario Zenios, vice-presidente corporativo para o Telematics Communication Group (TCG) da Motorola. "Com o lançamento do primeiro rádio automotivo, há mais de 60 anos, a Motorola trouxe o rádio AM/FM para os carros. Agora com o iRadio estamos trazendo a Internet sem fio", completa.

De acordo com a Strategis Group, empresa especializada em consultoria e pesquisa de mercado nos EUA, o número de assinantes usuários de soluções telemáticas deverá ir de quase 200 mil, no final de 1999, para mais de 11 milhões até 2004. Já a Frost & Sullivan, empresa internacional de consultoria e treinamento, prevê que o mercado de telemática registrará um giro de negócios de US$ 7,2 bilhões em 2005. "Telemática ainda é um mercado jovem, que oferece enormes oportunidades de parcerias de negócios para empresas de hardware e software, provedores de serviço de Internet, companhias de broadcasting, provedores de conteúdo e operadoras sem fio, entre outros", explica Joe Guglielmi, presidente executivo de Setor de Sistemas Eletrônicos Integrados (IESS) da Motorola. "O futuro desse mercado depende de parcerias como a realizada entre a Motorola e a Command Access", afirma Guglielmi.

Parceria - Para tornar essa tecnologia mais atraente à indústria automotiva e aos consumidores, a Motorola firmou parceria com a Command Audio, a primeira empresa a oferecer o serviço de audio-on-demand no mundo. Desta forma, será desenvolvida uma solução integrada com a qual notícias e programas de entretenimento poderão ser agendados para veiculação no dia e horário de preferência do usuário, diretamente em seu automóvel. Com esta solução, o motorista poderá selecionar os programas pelo tema, parar temporariamente uma transmissão ou guardá-la para ser ouvida mais tarde. A parceria envolve, ainda, um substancial investimento estratégico da Motorola na empresa.

"O Command Audio é um parceiro natural para as soluções de telemática da Motorola, pois agrega grande valor ao iRadio, sendo este facilmente identificável pelo consumidor", afirma Don Bougue, CEO da Command Audio. "A expansão do entretenimento e do acesso a informações em veículos é um reconhecimento do atual estilo de vida das pessoas", completa Bougue. As soluções de telemática da Motorola, com o serviço de audio-on-demand da Command Audio, estarão disponíveis em breve para a indústria automotiva.

Atualmente, o serviço da Command Audio está disponível em Denver e Phoenix, oferecendo versões de áudio da Business Week, People, Time, Sports Illustrated, matérias do The Wall Street Journal, ABC's Nightline, The Newshour com Jim Lehere e programas populares de rádio como Marketplace, Morning Edition, All Things Considered e Car Talk, entre outros. Em 1999, a empresa conquistou diversos prêmios como o Popular Science's Best of What's New e o CES Innovations Award. A empresa está sediada em Redwood, estado norte-americano da Califórnia.

Clique para ver a informação original em inglês: