Clique aqui para voltar à página inicial  http://www.novomilenio.inf.br/ano00/0001b005.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 01/13/00 13:26:04
Adobe oferece e-books (livros eletrônicos)

Veja também: parceria Adobe/Reciprocal

Atendendo à crescente demanda por conteúdo eletrônico de alta qualidade, a Adobe Systems anuncia a disponibilidade do software Adobe Acrobat Reader com Web Buy, um recurso que permite aos consumidores a compra e visualização do conteúdo eletrônico criptografado em formato Adobe Portable Document Format (PDF) a partir de seus computadores de mesa ou portáteis. Além disso, a empresa criou uma livraria virtual com mais de 20 clássicos que podem ser baixados gratuitamente em seu site.

Disponível para as plataformas Windows e Macintosh, o software facilita e agiliza a compra e a visualização de conteúdo eletrônico. Os consumidores simplesmente clicam no documento que desejam adquirir e o pedido é enviado ao servidor comercial da editora. Depois que o pagamento é feito por via eletrônica, os consumidores recebem uma senha para abrir e ler o conteúdo. 

Como os documentos são codificados em PDF, a integridade visual do formato original do documento - tanto para o projeto gráfico quanto para as fontes - é preservada. Os editores se beneficiam da tecnologia, pois o formato Adobe PDF criptografado oferece a proteção necessária contra acessos desautorizados. O resultado é que os consumidores terão uma seleção de conteúdo eletrônico mais abrangente à sua disposição.

Com mais de 110 milhões de acessos para download acumulados e um volume de aproximadamente 100 mil downloads por dia, o Adobe Acrobat Reader é um dos aplicativos mais populares em todo o mundo.

Receio - "Apesar da Internet representar um excelente canal para a compra de conteúdo eletrônico, autores e editores têm sido reticentes quanto a oferecer seus trabalhos mais populares para venda na Web por meio de acesso e distribuição não autorizados", nota Joe Eschbach, vice-presidente da ePaper Solutions Group, Adobe Systems Incorporated. 

"Com a disponibilidade do software Acrobat Reader com Web Buy, a Adobe elimina esta restrição, dando aos consumidores um mecanismo que permite a compra de direito a livros, notícias ou informações - cita ele -. Temos trabalhado com vários parceiros e clientes para produzir soluções abrangentes que atendam às necessidades de todos os envolvidos, de consumidores e editores a distribuidores e varejistas".

A Adobe participa ativamente de várias atividades, sociedades e associações de normas relacionadas ao setor de livros eletrônicos (eBooks ou e-books). Além de ter desenvolvido o Adobe PDF, um padrão para a distribuição de documentos eletrônicos, a Adobe é membro com direito a voto tanto no grupo de trabalho W3C para a linguagem de programação Extensible Markup Language (XML) quanto no grupo de trabalho Open eBooks (OEB). A empresa também tem contribuído para o desenvolvimento do Electronic Book Exchange (EBX) e participa do grupo de trabalho W3C para Scalable Vector Graphics (SVG).

A tecnologia Web Buy é um complemento para a Adobe PDF Merchant, que por sua vez se baseia em um servidor e foi projetada para ser integrada aos servidores para transações de e-commerce já existentes. Juntas, as duas tecnologias permitem que os editores disponham de um mecanismo para administrar a codificação de arquivos PDF e a distribuição de senhas para acessá-los.

Livros - Por tempo limitado, a Adobe manterá vários livros clássicos para download com o novo Acrobat Reader com Web Buy. Os usuários podem instalar o novo software Reader e baixar os clássicos no endereço http://www.adobe.com/products/acrobat/webbuy/main.html. Entre os livros disponíveis, encontram-se:
"A Christmas Carol", de Charles Dickens;
"A Modest Proposal", de Jonathan Swift;
"Alice's Adventures in Wonderland", de Lewis Carroll;
"Frankenstein", de Mary Shelley;
"Gulliver's Travels", de Jonathan Swift;
"Hamlet", de William Shakespeare;
"Kidnapped", de Robert Louis Stevenson;
"Paradise Lost", de John Milton;
"Pride and Prejudice", de Jane Austen;
"Robinson Crusoe", de Daniel Defoe;
"The Errand Boy", de Horatio Alger;
"The Fall of the House of Usher", de Edgar Allan Poe;
"The Legend of Sleepy Hollow", de Washington Irving;
"The Scarlet Letter", de Nathaniel Hawthorne;
"The Strange Case of FDr. Jekyll and Mr. Hyed", de Robert Louis Stevenson;
"Through the Looking Glass", de Lewis Carroll;
"Treasure Island", de Robert Louis Stevenson;
"Walden and Civil Disobedience", de Henry David Thoreau; e
"Wuthering Heights", de Emily Bronte.

Reciprocal - A Adobe anunciou também uma aliança com a Reciprocal para o desenvolvimento conjunto de um projeto que permite a ambas disponibilizar conteúdo eletrônico seguro para distribuição e venda pela Internet. 

A integração tecnológica une o Adobe PDF Merchant, o Acrobat Reader/Web Buy e os versáteis serviços de câmara de compensação da Reciprocal, cujos serviços de administração de direitos digitais (DRM - Digital Rights Management) incluem cobrança de direitos e compensação, compensação financeira e de informações, acompanhamento, relatório e suporte ao usuário 24 horas por dia, sete dias por semana.

Com ampla experiência na indústria de música e edição, a Reciprocal iniciou em junho de 1999 as atividades de sua divisão editorial, Reciprocal Publishing, integrante da Open eBook Initiative e da EBXTM Electronic Book Exchange, duas instituições que desenvolvem padrões comuns para livros eletrônicos.