Como manter o relacionamento humano
no mundo digital?
Rod Brooks (*)
Colaborador
Os negócios
hoje em dia dependem do relacionamento pessoal. Produtos ou serviços
podem ser, com freqüência, rapidamente copiados ou substituídos,
e muitas vezes existe um concorrente em algum lugar que está preparado
para oferecer um produto similar por um preço mais baixo. Don Peppers
e Martha Rogers concluíram em seu livro, The One-to-One Future:
"Não importa quão criativa
e inovadora seja a sua empresa, o único software genuinamente digno
de você possuir é o relacionamento com o cliente, baseado
em vantagem e confiança mútuas. Relações individuais
e diferenciadas com o cliente serão o software de ponta no futuro
do relacionamento um-a-um. Todos os seus produtos são efêmeros.
Somente os seus clientes são reais."
A Internet não apenas acelera
muitas das ameaças competitivas para seus produtos, mas também
faz com que muitas de sua relações com seus clientes ou clientes
em potencial pareçam impessoais e carentes de contato humano. Por
isso, como podemos usar os benefícios da Internet e ao mesmo tempo
criar e manter relacionamentos pessoais?
Há várias maneiras
de se desenvolver relacionamentos on-line. O e-mail é provavelmente
o mais usado em escala global. Envie por e-mail a seus clientes boletins
periódicos, avisos, ofertas especiais, notícias personalizadas
ou links e artigos que você julgar de interesse a eles. Existem também
programas que permitem a você personalizar seu e-mail (por exemplo,
http://www.digital-impact.com,
http://www.guesttrack.com).
Você
já tem uma política de resposta a e-mail?
Todavia, um ponto onde muitas empresas
falham é não possuírem uma política de resposta
a e-mail. Muitos dos usuários atuais de Internet esperam uma resposta
rápida ao e-mail. Há muitas empresas que perdem sua oportunidade
de criar um relacionamento por serem lentas ou por não responderem
a mensagens de e-mail.
Em uma pesquisa recente em 325 websites
de empresas britânicas, apenas 62% responderam a uma simples pergunta
por e-mail (veja os resultados em http://www.buchanan.co.uk).
Isto significa que 38% nem chegaram a responder! Quando Brightware, da
Eservice, testou as 100 maiores empresas dos Estados Unidos, apenas 15%
responderam a uma simples pergunta por e-mail (que solicitava o endereço
da matriz) em um espaço de três horas. Foi uma surpresa descobrir
que em 36% dos casos era impossível enviar um e-mail do próprio
website. Outros 10% nunca se importaram em responder, enquanto alguns chegaram
a levar 23 dias para enviar uma resposta! (http://www.anchordesk.com,
http://www.brightware.com).
Uma empresa australiana, líder
no segmento de seguros para veículos, levou sete dias para responder
a uma cotação para o seguro de um automóvel. Seria
melhor que aquela empresa nem aceitasse pedidos de cotação
por e-mail e fornecesse um número de telefone no site. Se você
não estiver preparado para levar a sério o e-mail, é
melhor não fornecer seu endereço.
Se você fornecer seu endereço
de e-mail, então defina quem vai respondê-los (incluindo alguém
para substituí-lo se estiver fora), em que espaço de tempo
devem ser respondidos, e como as respostas devem ser autorizadas, quando
for o caso.
As empresas podem pensar em instalar
um serviço de resposta automática, ou autoresponder, para
acusar o recebimento de todas as mensagens, enviar mensagens padronizadas
para as perguntas mais freqüentes, e até identificar se uma
resposta não foi enviada dentro do prazo adequado. Existem alguns
serviços de autoresponders grátis (veja http://www.myreply.com
e http://www.freedback.com). As
empresas de maior porte devem considerar a aquisição de softwares
de resposta de e-mail que possam automatizar grande parte das respostas
por e-mail (exemplos podem ser encontrados em http://www.brightware.com,
http://www.mustang.com,
http://www.delanotech.com,
www.mcsdallas.com
(Calypso) e http://www.aditi.com (Talisma)).
Chat, fóruns de discussão e relacionamento comunitário
O relacionamento pode ser também
criado e mantido com o uso de salas de chat ou bate-papo. Um fórum
de discussão mediado por um especialista pode ser uma excelente
forma de se obter tráfego para seu site, desde que uma campanha
de marketing adequada seja feita. Eventos e conferências virtuais
podem se revelar bastante úteis para algumas empresas.
Grupos de discussão não
apenas podem ser criados e mantidos para o relacionamento entre você
e seus clientes, mas também podem auxiliar seus clientes a entrarem
em contato uns com os outros. Estes podem ser livres (sem um moderador),
se quiser que tenham uma maior credibilidade, ou podem ser moderados caso
você prefira ter um maior controle. Grupos de discussão podem
ser hospedados por você mesmo, ou você pode usar os serviços
fornecidos por comunidades grátis como as encontradas em http://www.dejanews.com
ou os clubes em http://www.yahoo.com.
Criar uma comunidade on-line pode
ser uma ferramenta extremamente poderosa de marketing. Athur Armstrong
e John Hagel, em seu livro Net Gain, dividem estas comunidades em
quatro categorias (que podem se sobrepor):
Fantasia - onde as pessoas
assumem diferentes personalidades ou criam novos ambientes como aqueles
em que agrupam jogadores de diferentes times esportivos para formarem "times
de fantasia" que competem contra outros "times de fantasia".
Relacionamento - onde as pessoas
que desejam trocar experiências de vida (como doenças) se
reúnem, principalmente para apoiarem umas às outras.
Interesses - onde as pessoas
com um interesse comum em um determinado tópico se reúnem
para aprender e trocar idéias sobre aquele tópico.
Transações -
onde as pessoas compram e vendem produtos e serviços.
Se você não vai criar
uma comunidade on-line (isto é, se ela for muito cara ou inadequada
para seu negócio), você pode querer usar comunidades existentes
que você possa patrocinar, colocar anúncios ou propagandas
para atrair clientes para o seu site.
Faça com que eles falem e reclamem.
Para aprofundar um relacionamento
com um cliente, você precisa descobrir mais sobre seus desejos e
necessidades. Portanto, torne fácil para seus clientes entrar em
contato com você. Faça com que seu endereço de e-mail
fique fácil de ser achado, juntamente com seu número de telefone
para discagem gratuita. Você pode também criar formulários
para obter informações e fazer pesquisas de mercado em seu
site ou por e-mail enviado a seus clientes. Mas nunca peça informações
pessoais detalhadas antes de receber primeiro a resposta a uma solicitação
simples.
Faça com que seja fácil
para seus clientes reclamar. Quando alguém reclama, você está
tendo a oportunidade de colaborar na solução do problema.
Você pode com isso criar uma relação de lealdade e
seu cliente pode falar bem de você. Apenas certifique-se de ter um
bom processo para atender às reclamações, de modo
a poder monitorar sua performance. Você pode pensar em dar um prêmio
ou algum tipo de compensação para as melhores sugestões
ou respostas a pesquisas.
Faça com que eles voltem
Pode-se também criar um relacionamento
simplesmente fazendo com que as pessoas voltem sempre ao seu site. Conquistando
um lugar no browser deles é uma forma de se conseguir vendas. Para
fazer com que as pessoas voltem sempre ao seu site, você deve dar
a elas um motivo para fazê-lo. Isto normalmente é feito com
a publicação de informações sempre novas, principalmente
informações personalizadas.
A personalização pode
variar desde uma navegação fácil que permita às
pessoas encontrar o que estão querendo, áreas privativas
protegidas por senha, cookies que ajudem o site a lembrar do usuário
em visitas posteriores, páginas de abertura personalizadas (como
as existentes em muitos portais), bancos de dados que produzam conteúdo
personalizado no momento do acesso, páginas diferentes para diferentes
categorias de usuários, ou softwares de personalização
de sites, para grandes empresas.
Os clientes controlando o relacionamento
No mundo digital, há muitos
clientes que têm um melhor relacionamento com empresas on-line com
as quais eles não mantêm qualquer tipo de relacionamento humano,
do que com empresas do mundo físico onde todo o contato é
feito com pessoas. Isto se deve ao fato de sentirem que, sem a interface
humana, eles detêm o controle do relacionamento, quando podem entrar
em contato com uma empresa online, obter a informação que
desejam, quando desejam, ao invés de precisarem depender de um funcionário
mal habilitado, ou um vendedor de baixa categoria. Com as novas tecnologias
(como a possibilidade de se fazer ligações telefônicas
direto do website), até pessoas que desejam um contato humano com
uma organização online logo estarão aptas a ter acesso
a ela.
Se por um lado existe um perigo de
que as relações humanas venham a ser negligenciadas na Internet,
isto não é algo que precise ocorrer. Na verdade, se você
for hábil, é provável que conseguirá fornecer
um atendimento on-line igual ou até melhor do que usualmente é
feito por um contato pessoal. Portanto, fica para todos nós o desafio
de usar a Internet para aprimorar nosso relacionamento com os clientes.
(*) Rod Brooks
é consultor de Gestão Empresarial, especializado em estratégias
de marketing pela Internet. Fornece consultoria individual e workshops
em grupo. Pode ser localizado em http://www.abaconsulting.com.br
ou por e-mail. Publicado
com permissão de http://www.e-zinez.com,
através da Widesoft, que
desenvolve sistemas para facilitar a gestão da cadeia de suprimentos
via Internet. |