Uma andorinha sozinha não
faz verão
Mário Persona (*)
Colaborador
A estimativa
divulgada pelo Centro de Pesquisas de Comércio Eletrônico
da Universidade do Texas aponta um impacto de 301 bilhões de dólares
na economia norte-americana em 1998, por conta da Internet. Desse bolo,
somente o comércio eletrônico foi o responsável pela
fatia de 102 bilhões vendendo bens e serviços via Web. A
diferença é creditada aos serviços de software, infra-estrutura
de Internet ou intermediação de negócios. Nada mal
para aquilo que muitos empresários ainda consideram como modismo
ou brinquedo de adolescente.
O estudo vai mais longe, ao indicar
que o setor foi responsável pela criação de um milhão
e duzentos mil empregos. Digno de nota é que, nos últimos
três anos, os valores vêm dobrando, sem dar mostras de esgotamento
a curto prazo. Ainda assim, as vendas pela Internet nos Estados Unidos
estão sendo estimadas em apenas 1% do volume de vendas a varejo,
o que já deixa prever quanto campo existe para negócios on-line.
Até quando vai durar a corrida
do ouro, ninguém sabe. Algumas empresas que entram hoje na Internet
encontram algumas áreas já saturadas. Outras acham um terreno
ainda virgem e podem dançar e rolar. E existem áreas ainda
nem imaginadas, que só começarão a surgir como decorrência
de negócios previamente consolidados na rede.
Ontem - Em vista disso, a
grande dúvida na cabeça de muitos empresários hoje
é: "Quando é que uma empresa deve entrar na Internet?" A
melhor resposta é "Ontem". E essa entrada deve ser feita sem caminho
de volta. Não digo que você tenha que botar fogo no que construiu
até aqui, como faziam os conquistadores espanhóis com seus
navios na colonização da América Central. Mas se estiver
pensando em colocar só um pé na água para sentir a
temperatura, é bem provável que amanhã não
encontre espaço nem para o dedão.
A coisa funciona mais ou menos como
a história da planta aquática na lagoa. A cada dia que passa
ela se reproduz e ocupa o dobro da superfície do dia anterior. Depois
de dez dias já ocupa metade da lagoa. Quantos dias faltam para cobrir
toda a superfície? Apenas um dia. Ninguém poderá prever
quando a lagoa Web para algum segmento ou atividade do mercado vai estar
50% coberta. Se você está esperando que seus concorrentes
conquistem metade de seu mercado on-line, num piscar dos olhos eles terão
conquistado todo ele.
Indícios - Os índios
costumavam observar o movimento das aves para prever tempestades. Um bom
indício para qualquer empresário é ficar atento ao
movimento de pessoas que são experts no mundo dos negócios.
A semana passada foi marcada pela migração, para a Web, de
um pavão do jornalismo financeiro. Lou Dobbs, âncora do programa
Moneyline
e vice-presidente da CNN, deixou seu cargo para entrar em uma empreitada
na Internet junto com a família Rockefeller. Devem inaugurar em
breve o site científico-educacional http://www.space.com,
recheado com notícias, artigos, textos de ficção científica
e pesquisas sobre o espaço.
Dobbs segue os passos de seu colega,
o jornalista Peter Arnett, ganhador do prêmio Pulitzer, que após
dezoito anos de CNN responde por um noticiário internacional online
em http://www.foreigntv.com.
Por que estariam essas andorinhas
de nobre estirpe migrando para outras áreas? Com certeza já
sabem para onde ir quando ficarem mais fortes os ventos do inverno da economia
convencional. Querem pegar a primavera da Web para desfrutarem a plenitude
de seu verão. O que impressiona é que deixam uma mídia
como a TV, que é considerada a nata da comunicação,
para começarem a construir um ninho nos ramos ainda verdes e tenros
da Web. Na verdade, eles não estão trocando de mídia,
mas conquistando um poleiro no futuro viveiro de todas as mídias.
Imprensa, rádio e TV são
meios de comunicação já consagrados. Mas a Web vai
muito além de um meio de comunicação. Trata-se de
um ambiente que contém todos os meios além de outras formas
de comunicação eletrônica como telefone, fax, e-mail,
webpages etc. Portanto, não é de espantar que existam tantos
olhos gordos fixos naquilo que é hoje o pavilhão de exposições
do conhecimento humano.
No jornal de hoje é bem provável
que você encontre alguma referência à Internet. Na programação
do rádio ou TV, idem. Cada dia, mais coisas estarão acontecendo
na Web, e a revoada de talentos já é um bom indício
para todo empresário de visão prestar bastante atenção
para onde estão indo. E ir junto, nem que no princípio isto
tenha que ser feito a duras penas. Afinal, uma andorinha sozinha não
faz verão. Nem negócios.
(*) Mário
Persona é diretor de comunicação da Widesoft,
que desenvolve sistemas para facilitar a gestão da cadeia de suprimentos
via Internet. Artigo
distribuído em junho de 1999. |