O rei morreu! Viva o rei!
Mário Persona (*)
Colaborador
A corrida
de gigantes para a Internet tem tirado o sono de muitos, principalmente
dos intermediários. São os distribuidores, revendas, representantes
e vendedores que ganham a vida fazendo o meio-de-campo entre o fabricante
e o consumidor final.
Hoje é possível comprar
um micro direto da fábrica pela Internet, com direito a dar palpite
na sua montagem. A e-GM, divisão estratégica da empresa para
atacar o setor de vendas virtuais, surgiu no horizonte como um buldozer
abrindo caminho para novos negócios. Ou como rolo compressor, do
ponto de vista de algumas revendas.
Depois foi a vez da Ford colocar
a fanfarra na rua e embarcar na Internet de braços dados com a Microsoft,
dona do http://www.carpoint.com/.
Montadoras, empresas aéreas, fabricantes de hardware e até
gravadoras começam a disputar no cotovelo o espaço virtual.
Pobre revenda, pobre representante, pobre intermediário, diriam
alguns. O intermediário morreu?
Jerry - Não creio.
Nunca houve tanto espaço para o intermediário como hoje.
Amazon.com, a maior livraria da Internet, é um intermediário.
E-bay, o famoso site de leilões, é um intermediário.
E Jerry Whitlock é um intermediário. Mas quem é Jerry
Whitlock? Você nunca ouviu falar?
Nem eu. Pelo menos até algumas
semanas atrás. Jerry, que já foi notícia até
no Wall Street Journal, é o exemplo ideal do intermediário
da Nova Economia. Em 1995, quando começou seu negócio na
garagem, Jerry vinha de uma experiência de vinte anos viajando e
vendendo juntas de vedação para máquinas e motores.
Nesse tempo Jerry colecionou catálogos e abasteceu dezenas de porta-cartões,
convertidos depois em um enorme banco de dados com milhares de endereços
de fábricas, distribuidores e revendas de juntas em todo o mundo.
Em 1997 sua empresa, a EPM, já
faturava um milhão de dólares por ano funcionando em uma
garagem equipada com telefones, aparelhos de fax e micros conectados à
Internet. Além dos dois funcionários de tempo integral -
Jerry e sua esposa - eventualmente a irmã de Jerry aumentava o contingente,
fazendo telemarketing da cozinha de sua casa.
A EPM continuou crescendo sem sair
da garagem. Hoje ele fornece juntas de vedação - daquelas
difíceis de ser encontradas - para fábricas em todo o mundo.
O que é um pesadelo para uma fábrica, que chega a parar sua
linha de produção por causa de um vazamento em uma máquina,
é um doce sonho para Jerry. Ele tem a junta que vai resolver o problema,
mesmo que a máquina tenha sido fabricada na China em mil novecentos
e nada. Para produzir em quantidade as juntas mais procuradas, e menos
encontradas, Jerry montou uma fábrica na Índia, em conjunto
com um empreendedor que conheceu pela Internet.
Mesmo quando Jerry viaja de férias
com a esposa, a loja na Internet continua funcionando e os pedidos chegando.
Com seu notebook e o celular, a EPM está ao alcance de qualquer
cliente em qualquer parte do mundo. De seu posto - que pode ser debaixo
de um guarda-sol em uma praia na Flórida - Jerry consegue receber
pedidos, consultar seu banco de dados, descobrir quem tem aquela junta
rara, e providenciar a entrega rápida para o cliente em qualquer
parte do mundo.
Estoque mundial - O site de
Jerry em http://www.epm.com anuncia 47
bilhões de juntas em estoque. Na garagem? Não, no mundo.
Jerry entendeu o que significa trabalhar no mundo virtual. Ou será
que você acredita que a Amazon.com tenha em estoque todos os livros
que anuncia? Tirando o estoque estratégico dos mais vendidos, o
resto
não passa de fotos digitalizadas das capas, que provavelmente caberiam
no HD de meu computador.
Jerry Whitlock, ou "The Seal Man"
- algo como "homem vedação" - apelido que ganhou no tempo
de vendedor e registrou como marca, é o protótipo do intermediário
da nova economia. Ele conhece seu produto, sabe quem precisa e descobre
quem tem. Com seu conhecimento, Jerry agrega valor ao que vende em sua
loja localizada no bairro chamado mundo. O intermediário morreu?
Viva o intermediário!
(*) Mário
Persona é diretor de comunicação da Widesoft,
que desenvolve sistemas para facilitar a gestão da cadeia de suprimentos
via Internet. |