Amor à primeira vista
Mário Persona (*)
Colaborador
Tem muita
gente tentando montar algum negócio na Internet, mas infelizmente
a grande maioria não conseguirá sair da casca. Erram quando
tentam conquistar corações aninhados a uma marca, empresa
ou serviço. Boa parte dos novos empreendimentos de Internet peca
pela falta de originalidade. Quando não é alguém querendo
criar um site de busca para concorrer com o Altavista, pode ser o livreiro
ansioso por seguir as pegadas da Amazon.com. Há ainda os que desejam
criar serviços pagos, como cartões postais, e-mail
ou notícias, para concorrer com os mesmos serviços grátis.
O lançamento desses negócios
parece um documentário que assisti, que mostrava o lançamento
de um navio. A madame, com o chapéu todo enfeitado, quebrou a garrafa
de champanhe no casco, sob os olhares atentos de orgulhosos almirantes
apavonados. Soltas as amarras, o navio deslizou pelos trilhos em direção
ao mar. E não parou. Foi direto ao fundo, diante dos olhares atônitos
da multidão, enquanto a banda, de costas para a cena, tocava alegremente
como se tudo não passasse de uma nova aventura de Jacques Cousteau.
Mamãe... - A maioria
das novas idéias de negócios na Internet esbarra em uma velha
característica do comportamento humano. As pessoas são como
os gansos, que adotam como mãe o primeiro ser vivo que vêem
quando saem da casca. Se for você o felizardo que estiver presente
quando os ovos começarem a perder seus inquilinos em uma chocadeira
elétrica, parabéns! Você acaba de ganhar sua ninhada.
Aonde você for, eles irão atrás, rebolando suas caudas
empinadas.
Agora que você se tornou "Mamãe
Ganso", será difícil outro conseguir tomar o seu lugar. Até
a mãe original terá poucas chances de substituir a imagem
que ficou gravada em seus pequenos cérebros. O mesmo princípio
aplica-se ao marketing e à Internet. Você dificilmente
conseguirá ocupar o lugar de alguma marca, empresa ou serviço
que já tiver fixado sua imagem na mente do consumidor. Estava lá
quando o cliente nasceu para aquela necessidade, e acabou sendo um caso
de amor à primeira vista.
É por isso que tanta gente
fracassa na Internet, quando tentam copiar alguma idéia que deu
certo. Se deu certo, foi porque conseguiu fixar uma imagem indelével
na mente do consumidor. Essa você não consegue apagar mais,
a não ser que seu concorrente desapareça. E mesmo que aconteça,
permanecerá uma certa aura de magnificência que substituto
algum conseguirá criar. Cresci lendo Seleções do
Reader's Digest, que na época trazia anúncios da Pan
Am. Ainda que hoje eu viaje em um moderno Boeing 747 de alguma excelente
empresa, em minha mente permanece a imagem dos antigos Clipper Class da
Pan Am como verdadeiros transatlânticos voadores. Mesmo que eu nunca
tenha voado em um deles.
Fixar na mente - Não
basta ser o primeiro, mas é preciso ser o primeiro a se fixar na
mente das pessoas. Quem descobriu a América? Colombo chegou primeiro
às mentes dos estudantes, mas foram os Vikings ou talvez outros
que chegaram primeiro ao novo continente. E antes deles, os índios,
que não receberam crédito algum, talvez por virem a pé
pelo Estreito de Bering.
Outro fator é a qualidade.
Quando precisei de um compactador de arquivos para Windows, experimentei
uma dúzia deles de um disquete de programas shareware. O
que mais me agradou foi um tal de WinZip, que depois acabou conquistando
também milhares pessoas, virando quase um padrão. Se o mesmo
programa surgisse hoje, provavelmente fracassaria ao tentar enfrentar alguma
"Mamãe Ganso" de poucos anos atrás.
Obviamente, há outras ações
de marketing que podem imprimir na mente do consumidor uma imagem
mais forte, ou conquistar uma nova ninhada que ajudará a fazê-lo.
Aí os outros vão usar aquilo porque "todo mundo usa". Mas
ações assim dependem de um poder de fogo que o novo empreendedor
geralmente não tem, como no caso da Microsoft quando destronou o
Netscape como browser padrão.
Se você não é
uma Microsoft, provavelmente também não seja uma Amazon.com,
uma E-bay, um Yahoo ou um Altavista. Por isso, não tente bater de
frente com gigantes. É uma pena, mas suas ninhadas são fiéis
demais para você tentar conquistá-las. Mas certamente há
outros ovos por aí, grandes idéias que ainda podem ser exploradas.
Que ovos são estes? Tá bom, tá bom, eu dou a dica:
Ovos de Colombo.
(*) Mário
Persona é diretor de comunicação da Widesoft,
que desenvolve sistemas para facilitar a gestão da cadeia de suprimentos
via Internet. |