Push ou puxe?
Mário Persona (*)
Colaborador
Na época
em que brasileiro viajava aos Estados Unidos para comprar calça
Lee, um amigo passou vergonha na casa de um americano. O interruptor que
acendia a luz da sala, um botãozinho giratório que permitia
regular a intensidade da luz no ambiente, era a maravilha tecnológica
do momento. Confuso diante de tanta tecnologia, meu amigo ficou tentando
descobrir o que fazer com o botão para acender a luz. Do outro lado
da sala veio a ordem, em alto e bom som, dada pelo americano: "PUSH!".
O cérebro de meu amigo, governado pelo condicionamento criado por
anos de língua portuguesa, não titubeou: puxou o botão
com força. E, morrendo de vergonha na sala ainda escura, não
sabia o que fazer com a pecinha de plástico que agora segurava na
ponta dos dedos.
Se você não sabe uma
palavra em inglês, e não conseguiu comprar nada em sua última
viagem a Nova Iorque porque as lojas que visitou estavam com as portas
trancadas, vou dar uma dica que irá ajudá-lo em sua próxima
viagem. Em português, "Push" significa "Empurre". "Puxe", em inglês,
é "Pull". Conhecer estas palavras poderá ajudá-lo
em suas próximas compras, e até evitar que arranque a maçaneta
de alguma porta onde esteja escrito "Push".
Midias push/pull - Estas palavras
são também usadas no mundo da comunicação eletrônica.
Uma mídia "Push" é aquela que "empurra" a informação
goela abaixo do freguês, sem que este tenha muita participação
no processo. Um bom exemplo de mídia "Push" é a TV. Usando
o tubo de raios catódicos desse eletrodoméstico que já
virou abajur 24 horas em muitos lares, as emissoras se dedicam em despejar
seu recado a milhões de espectadores ou poltronas vazias em todo
o mundo.
Esses espectadores e poltronas são
incapazes de decidir o que virá sobre eles, e nem podem interagir
ou escolher exatamente o que desejam receber. O fato de a TV a cabo permitir
um número maior de opções não muda isso. O
espectador continua tão atuante quanto a poltrona.
A Internet é um meio "Pull"
de comunicação. Quem está no comando é o espectador,
que só por isso já deixa de ser espectador. É ele
quem dá as cartas e determina o que quer encontrar e como vai utilizar
aquilo que descobrir. E graças às possibilidades criadas
por links, bancos de dados e sistemas, que por sua vez também interagem
entre si, o resultado obtido pela ação de um usuário
pode ser único entre uma gama de inúmeras associações
possíveis. É como se o mouse tivesse o poder de imprimir
a digital de seu usuário em cada resultado obtido pela sua ação
na rede.
Futuro - Mas não pense
que estou falando de Internet como uma forma de entretenimento do tipo
"Você Decide". Estou falando de uma revolução que está
traçando o perfil do sistema de produção para o século
21. No futuro não será mais o fabricante quem irá
determinar o que, como e quando fabricar. O poder de decisão está
sendo tirado das mãos do fabricante e entregue ao consumidor, que
fará uso dele a seu bel-prazer. A Internet alcançou a última
milha da cadeia produtiva por permitir integrar o consumidor ao processo
e dar a ele poderes de personalização de produto.
Desde montar minha própria
pizza na tela do micro, ou escolher os acessórios que meu próximo
carro irá ter, a cada dia estarei apto a interferir mais nos detalhes
daquilo que estou comprando. E não se espante se no futuro você
puder desenhar até os interruptores de luz de sua nova casa, auxiliado
por programas inteligentes que compararão seu projeto com as possibilidades
de associação de componentes disponíveis em todo o
mundo. Feito isso, o sistema poderá indicar o fabricante mais capacitado
a executar seu projeto, preços, formas de pagamento e métodos
de entrega mais adequados ao seu caso.
Aí, será você
quem irá decidir se para acender a luz deverá empurrar ou
puxar o botão. Mas fique atento. Se o site do fabricante estiver
em inglês, e você quiser um botão de puxar, deverá
selecionar a opção "Pull". Ou será "Push"...? Como
era mesmo?!!
(*) Mário
Persona é diretor de comunicação da Widesoft,
que desenvolve sistemas para facilitar a gestão da cadeia de suprimentos
via Internet. |