Para corações solitários
Mário Persona (*)
Colaborador
Você
entra em uma loja, descobre algo que lhe agrada, olha em redor e não
acha um vendedor. Você pigarreia, tamborila os dedos no balcão,
chacoalha seu molho de chaves, finge uma tosse, assobia, bate palmas, chama
e nada acontece. A solidão se transforma em indignação,
enquanto você caminha em direção à porta, batendo
os pés com força. Por falta de um atendimento pessoal, a
loja acaba de perder mais uma venda.
Mas se há lojas que perdem
clientes por falta de contato pessoal, outras têm contato demais.
São aquelas cheias de vendedores grudentos, que arrastam você
para dentro enquanto falam sem parar. Arrependido por ter pedido uma informação,
você procura cauterizar os tímpanos para não ser enrolado
por aquele conversa, enquanto pensa em uma maneira de escapar com a carteira
intacta. E, quando consegue, nunca mais volta.
Desistências - O comércio
virtual também perde muitos clientes já dentro da loja. Segundo
o Forrester Research, 67% das pessoas que começam um processo de
compra desistem antes de terminar. As razões dessa debandada na
fila do caixa são muitas. Mera curiosidade, dúvidas não
esclarecidas, problemas de navegabilidade ou páginas lentas são
apenas algumas das razões. Em alguns casos, a decolagem rumo ao
pagamento é abortada pela intervenção da esposa, que
obriga o marido a um pouso forçado daquele tão sonhado simulador
de vôo.
Apesar do comércio tradicional
seguir o rumo do self-service, alguns segmentos estão despertando
para a necessidade do contato humano. Nas melhores lojas de departamento
você pode pegar o que precisa, mas sempre há uma pessoa ao
alcance da vista para o caso de precisar esclarecer alguma dúvida.
Enquanto alguns preferem a liberdade do auto-atendimento, há clientes
que sentem uma carência muito grande de suporte humano.
Na Internet, o risco de ser assediado
por um vendedor chato e grudento não existe, graças à
possibilidade de se interromper a conexão ou deletar o vendedor.
O mundo virtual tornou possível o contato humano com uma privacidade
que pode chegar ao anonimato. Por isso, é cada vez maior o número
de pessoas que gostariam de poder contar com uma ajuda personalizada nas
compras virtuais.
Contato imediato - Ter disponível
em cada página do site um número 0800 ou um endereço
de e-mail para informações é a forma mais simples
de se atender os corações solitários. Mas isto não
resolve o problema, já que a maioria dos usuários de Internet
tem acesso a apenas uma linha telefônica, que é aquela à
qual está conectado. O contato por e-mail também implica
a interrupção do processo de compra no aguardo de uma resposta.
No mundo real, isso equivale a ter que voltar à loja no dia seguinte
para ver se o crédito foi aprovado. É por isso que muitas
lojas anunciam "crédito imediato" em suas peças publicitárias.
A baixa velocidade de conexões
e equipamentos utilizados por alguns internautas ainda dificulta um atendimento
com vídeo e som. Mas existe uma forma eficiente de atendimento pessoal
online, o popular chat ou bate-papo que permite conversar com várias
pessoas ao mesmo tempo. Trata-se de um know-how que qualquer criança
ou adolescente domina perfeitamente. Que o digam os pais que tentam ligar
para casa enquanto a filha adolescente está em busca de um príncipe
encantado no mundo virtual.
Um dos sites de comércio eletrônico
que já oferece chat ao vivo com os vendedores é The
Globe. Enquanto compra, o cliente pode fazer perguntas, pedir sugestões
ou até reclamar do serviço. Além de criar um diferencial
para os negócios virtuais, isso abre uma nova área de atuação
para serviços de Call-Center.
Quem vai gostar são os jovens
que hoje habitam os canais de chat. Imagine só poder bater-papo,
conhecer pessoas e ainda ser pago para isso! Mas a garotada vai precisar
de um treinamento intensivo de português e atendimento ao cliente,
caso queira ingressar nessa nova profissão. Ou, então, os
negócios poderão ser arruinados por diálogos como
este:
<Compradora_Solitária>
Em quanto tempo vocês entregam o meu pedido?
<Atendimento_Pessoal> qqr prod
q vc pedir a gente entrega ainda hj. aki na pg do chat tem link q chama
a hp pra c fazer pedido. c vc tiver qqr dvd eh soh tc.
(*) Mário
Persona é diretor de comunicação da Widesoft,
que desenvolve sistemas para facilitar a gestão da cadeia de suprimentos
via Internet. |