Clique aqui para voltar à página inicial  http://www.novomilenio.inf.br/ano00/0001a003.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 01/11/00 13:55:18
Tecnologia permite possuir um só número telefônico por toda a vida 

Para atuação conjunta no mercado brasileiro de soluções para telefonia fixa e celular, a Unidade de Negócios de Telecomunicações da Prolan firmou parceria com a norte-americana Dset. Ela é a principal desenvolvedora mundial de tecnologia de Local Number Portability (em que o assinante mantém o mesmo número de telefone, mesmo trocando de operadora ou mudando de cidade), com aplicações em grandes operadoras dos Estados Unidos e da Europa.

Com o apoio da nova parceira, a Prolan quer garantir liderança em um segmento que promete agitar o mercado de telecomunicações a partir deste ano. Pelas estimativas da Anatel, no final do ano as operadoras estarão aptas a iniciar a disputa de mercado para este tipo de produto. Quando isto acontecer, comenta George Zelenjuk, gerente de telecomunicações da Prolan, o Brasil pode assistir ao mesmo fenômeno que ocorreu entre as operadoras norte-americanas. "As operadoras que saíram na frente com a oferta de número portável acabaram atraindo milhares de assinantes de outras que não haviam adotado o serviço como ferramenta de marketing", diz ele.

O pacote de tecnologia da Dset é composto por aplicações capazes de responder a todas as necessidades de integração entre as operadoras para a oferta de portabilidade. Isto inclui a administração integrada de bancos de dados de assinantes entre as operadoras e sistemas de roteamento capazes de localizar o assinante num ambiente multicidade, multipaís, multioperadora e multiplataforma. No pacote estão ferramentas como a de administração de chamadas (batizada de LSOA, ou Local Service Order Administration Center) e de gerenciamento de serviços multioperadora (o sistema LSMS, ou Local Service Management System), além de bases de simulação de portabilidade em escala comercial.

Antes de fechar parceria com a Dset, a Prolan já havia lançado no Brasil a tecnologia de redes inteligentes padrão SS7 da Daleen, que permite a criação de backbones adequados à portabilidade de número. Outra parceria anterior foi com a desenvolvedora de sistemas de billing (bilhetagem e tarifação de serviços) Tekelec. "Juntamente com as soluções destes dois parceiros, o know-how fornecido pela Dset nos habilita desde já à oferta de uma multiplataforma completa para a portabilidade", completa Zelenjuk.