Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/santos/poli1995.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 10/12/16 12:50:42
Clique na imagem para voltar à página principal
HISTÓRIAS E LENDAS DE SANTOS - OS DIRIGENTES
Marcus Vinícius Gomes de Rosis

Presidente da Câmara Municipal em 1995 a 1996, em 2007 a 2010 e em 2015


Marcus Vinícius Gomes de Rosis
Imagem: página Web da Câmara Municipal de Santos

Santista, nascido em 16 de julho de 1961, Marcus Vinícius Gomes De Rosis é vereador pelo Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB). Eleito para o quinto mandato com 8438 votos, De Rosis esteve a frente da presidência da Câmara Municipal de Santos, nos biênios 2007/2008 e 2009/2010, já tendo exercido tal cargo por três vezes.

Comerciante, formado em Administração, Marcus iniciou na vida política em 1989, aos 28 anos, para substituir o pai, Osvaldo Carvalho de Rosis, vereador em Santos durante mais de 20 anos, falecido em pleno mandato.

Em 1995, aos 33 anos, foi eleito presidente do Legislativo pela primeira vez. Em 2000, assumiu um novo desafio: comandar a Secretaria Municipal de Esportes. Após três anos e três meses no comando da Secretaria Municipal de Esportes, conseguiu transformar essa em uma das mais ativas secretarias da cidade. Apaixonado pelos esportes e por Santos, ele enxergou o potencial esportivo da cidade e lutou para o desenvolver, investindo em grandes competições, acreditando nos atletas locais e democratizando a atividade física.

Mas a luta maior de Marcus na Semes foi pela democratização do esporte. Para isso, recuperou os principais centros esportivos, entre eles o do Dale Coutinho, M. Nascimento Jr e o Rebouças; reformou o Posto 2, onde funciona a escolinha de surf; implantou as escolinhas de tênis de praia e de tamboréu; criou a Seção Terceira Idade; desenvolveu parcerias com clubes e associações esportivas particulares; entre outras ações. Com tudo isso, conseguiu triplicar o número de munícipes praticantes de atividade física, dando à cidade o título de município mais esportivo do Brasil.

Nas eleições de 2004, Marcus de Rosis foi eleito o vereador mais votado da cidade, com 6864 votos. Retornando ao Legislativo Santista em janeiro de 2005, representou por dois anos o atual prefeito do município, João Paulo Tavares Papa, como líder do governo na Câmara.

Em janeiro de 2007, o vereador foi eleito pelos vereadores como presidente da Casa, com mandato para o biênio 2007/2008. Na presidência, Marcus trabalhou para aproximar o poder Legislativo da população santista. Para tanto, modernizou a TV Legislativa, que passou a ter a primeira TV Legislativa com tradução simultânea em Libras (Língua Brasileira de Sinais). Foi durante este período que De Rosis iniciou a concretização de um sonho centenário: a construção da sede própria do Legislativo Santista, que durante décadas ocupou imóveis alugados.

Eleito novamente presidente da Câmara de Santos, no biênio 2009/2010, Marcus de Rosis deu continuidade ao seu principal desafio: finalizar a obra da nova sede, que foi erguida no imóvel centenário conhecido como Castelinho, antiga sede dos Bombeiros, na Vila Nova. Totalmente revitalizado, com instalações modernas que unem passado e futuro, história e modernidade, o Castelinho foi oficialmente inaugurado no dia 15 de dezembro de 2010, fechando com chave de ouro os quatro anos que o vereador esteve no comando da presidência da Câmara de Santos.

Agora, De Rosis assume novo desafio em sua vida pública: o de representar novamente o prefeito João Paulo Tavares Papa, sendo líder do governo pelos próximos dois anos (2011/2012), trabalhando pelo crescimento e desenvolvimento da cidade.

(Informações do site da Câmara Municipal de Santos, consulta em 13/7/2011)