Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/santos/poli1950b.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 08/17/14 14:34:01
Clique na imagem para voltar à página principal
HISTÓRIAS E LENDAS DE SANTOS - OS DIRIGENTES
Hernani Botto de Barros

1/7/1950 a 18/12/1950

Com o pedido de exoneração feito ao governador paulista pelo prefeito Rubens Ferreira Martins, assumiu o cargo o então diretor de Obras, Hernani Botto de Barros, como noticiou o jornal santista A Tribuna em sua edição de 2 de julho de 1950, página 32 (ortografia atualizada nesta transcrição):


No clichê, os srs. Rubens Ferreira Martins e Hernani Boto de Barros, durante a visita feita a A Tribuna, acompanhados dos srs. Edison Pais e Laurindo Chaves

Foto publicada com a matéria

Exonerado, a pedido, o sr. Rubens Ferreira Martins - Por ato de ontem, o dr. Ademar de Barros, governador do Estado, exonerou a pedido o sr. Rubens Ferreira Martins do cargo de prefeito municipal de Santos e designou para responder pelo expediente da Prefeitura Municipal o dr. Hernani Boto de Barros, diretor de Obras da municipalidade, antigo e experimentado funcionário, com vasta folha de serviços, que já desempenhou o cargo de prefeito do Guarujá, possuindo eficientes conhecimentos dos negócios administrativos da cidade, estando, portanto, familiarizado com os problemas locais.

O pedido de exoneração apresentado pelo sr. Rubens Ferreira Martins, do cargo que vinha desempenhando com invulgar operosidade, tendo tomado, durante sua administração, iniciativas do mais vasto alcance e realizando importantes obras públicas, prende-se ao fato de ser s. exa. candidato a deputado federal, nas próximas eleições, embora a justiça eleitoral tenha decidido que não há incompatibilidade de prefeitos eleitos ou nomeados, podendo os mesmos candidatar-se a deputados.

Ontem, os srs. Rubens Ferreira Marins e Hernani Boto de Barros estiveram em visita a A Tribuna, comunicando-nos a resolução do governador do Estado. O ato da transmissão de posse dar-se-á hoje às 10 horas.

O mesmo jornal santista A Tribuna registrou a posse, em sua edição de 4 de julho de 1950, página 20 (última), com ortografia atualizada nesta transcrição:


No clichê, flagrante da transmissão do cargo de prefeito da cidade, pelo sr. Rubens Ferreira Martins ao dr. Hernani Botto de Barros
Imagem: reprodução parcial da página com a matéria

Empossado o novo prefeito de Santos - Tendo sido exonerado, por decreto de sábado último, a pedido, do cargo de prefeito municipal de Santos, o sr. Rubens Ferreira Martins, e designado para responder pelo expediente da Prefeitura o sr. Hernani Botto de Barros, engenheiro e diretor de Obras da municipalidade, realizou-se domingo, às 10 horas, a cerimônia de transmissão de posse, a qual se revestiu de simplicidade, sendo assistida, entretanto, por elevado número de amigos e admiradores das duas autoridades.

O dr. Hernani botto de Barros, ao assumir as importantes funções, manifestou o propósito de prosseguir na obra de realizações e de empreendimentos encetada pelo seu antecessor, cujo ritmo não sofreria diminuição de intensidade.

O sr. Armando Guimarães, que exercia o cargo de secretário do sr. Rubens Ferreira Martins, solicitou demissão dessas funções, a qual lhe foi denegada, tendo o novo prefeito confirmado sua permanência nesse cargo.