Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/santos/poli1891d.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 07/08/05 00:43:15
Clique na imagem para voltar à página principal
HISTÓRIAS E LENDAS DE SANTOS - OS DIRIGENTES
Jacob Thomaz Itapura de Miranda
30/6/1891 (intendente nomeado - ato declarado sem efeito)
De 7/1/1896 a 5/4/1896
De 2/7/1897 a 4/5/1898

Com seu nome dado a uma rua do bairro do Boqueirão, este político teve seu resumo biográfico feito pelo falecido jornalista Olao Rodrigues, na publicação Veja Santos! (2ª edição, 1975, Santos/SP):

O dr. Jacob Thomás Itapura de Miranda foi nomeado para o Conselho Municipal de Intendência na legislatura que se instalou a 7 de janeiro de 1896, renunciando, porém, ao cargo por ter sido eleito intendente municipal, governando o Município até 7 de abril de 1898, quando foi substituído pelo coronel Narciso de Andrade. (N.E.: SIC: outras fontes apresentam cronologia diferente. Em 13 de abril de 1898 o intendente municipal era Antonio Iguatemy Martins, conforme citado em nota publicada no dia seguinte no jornal O Estado de São Paulo, página 1, col. 8. Outra nota desse jornal, publicada em 15 de abril, informava que no mesmo dia 13/4  Antonio José Malheiros Júnior enviou à Câmara um projeto de lei, na qualidade de intendente municipal, como consta no mesmo jornal em 15/4/1898, pág. 1 col. 2. Na edição de 30/4/1898, o mesmo jornal informa a substituição de Antonio José Malheiros Junior por Joaquim Montenegro.).

Aliás, a 30 de junho de 1891, fora ele nomeado intendente municipal, mas o Governo do Estado declarara em efeito a nomeação, por ato publicado a 4 de julho daquele ano.


Aprovada nº 376, foi oficializada pelo decreto nº 88, de 24 de agosto de 1933, do prefeito municipal, dr. Aristides Bastos Machado.

Lei nº 3.527, de 10 de abril de 1968, do prefeito municipal, engenheiro Sílvio Fernandes Lopes, deu novos limites à Rua Itapura de Miranda, que passou a ter início na Rua Mato Grosso e término na Rua Azevedo Sodré.

Registra o jornal paulistano O Estado de São Paulo, na página 2 da edição de 8 de janeiro de 1896 (Acervo Estadão - ortografia atualizada nesta transcrição):

Imagens: reprodução parcial da pagina com a matéria, no Acervo Digital Estadão

SANTOS, 7 (Recebido às 7 horas da noite).

Com grande solenidade realizou-se hoje, ao meio dia, a posse da nova câmara municipal.

Os novos vereadores foram recebidos pelos antigos, srs. Antonio Fernandes, Quintino de Lacerda e Hygino Freire.

Em seguida prestaram o compromisso do estilo, passando-se depois à eleição que deu o seguinte resultado:

Presidente Antonio Iguatemy Martins; vice-presidente Almeida de Moraes; secretário João Bueno; e Intendente geral dr. Jacob Miranda.

O resultado desta eleição foi bem acolhido.

A nova câmara, no intuito de atender a assuntos de máxima importância que têm de ser resolvidos, fará sessões diariamente, ao meio dia.

Na primeira sessão serão examinadas as bases do atual contrato de abastecimento de águas.

A câmara telegrafou ao sr. Presidente do Estado, dando conta da sua posse e manifestando o desejo de merecer o apoio do governo estadual.

O edifício da câmara esteve repleto, notando-se representantes de todas as classes sociais.

O 3º batalhão de polícia deu a guarda de honra.

- Sabe-se já estar nomeado delegado de polícia para aqui, havendo grande sigilo sobre o nome da nova autoridade.

Do correspondente.