Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/santos/mapa90kg.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 11/30/05 10:15:59
Clique na imagem para voltar à página principal
MAPAS DE SANTOS - CADERNO
Um caderno corográfico em 1960/70 (K)

Texto do Caderno Corográfico Santista - Mapas do Município e Cidade de Santos - Curso Preliminar, de Francisco Martins dos Santos (Tipografia Nascimento, Santos/SP, sem data), utilizado pelos estudantes santistas do Ensino Fundamental (antigo Primário) em meados da década de 1960: algumas informações sofreram mudanças posteriores. Clique na imagem para reduzi-la:

Clique na imagem para reduzi-la
Imagem publicada com o texto

Estradas de Ferro

A cidade e o município de Santos são servidos por duas estradas públicas, a Estrada de Ferro Santos a Jundiaí e a Estrada de Ferro Sorocabana; a primeira, até São Paulo e Jundiaí, e a segunda, até Santo Antonio de Juquiá e Mayrink.

Partindo de Cubatão, existe também uma pequena estrada particular da Cia. City of Santos, que vai até os reservatórios dos Pilões, à Usina da Light e ao sítio Queirózes.

Estrada semelhante existe ao lado oposto do município, partindo de um pequeno cais junto ao rio Itapanhaú, até a Usina de Luz e Força da Cia. Docas de Santos, no rio Itatinga, propriedade da mesma companhia.

A Cia. Docas possui ainda, ao longo do seu cais, pelo lado de dentro e pelo lado de fora dele, uma linha de ferro, totalizando mais de 14 quilômetros de extensão, da Alemoa aos seus últimos armazéns, em ligação com as linhas da Estrada de Ferro Santos a Jundiaí, e mais uma linha que atravessa a cidade de Leste para Oeste, até Jabaquara.

Estradas de Rodagem

A grande estrada de rodagem de Santos é a Via Anchieta, com 62 quilômetros, que liga a cidade à Capital do Estado. Possui na parte da serra 2 pistas: uma de subida e outra de descida. Além desta, ainda oferece condições de trânsito a Estrada do Vergueiro ou Estrada do Mar, que vai para S. Paulo, partindo do Saboó e passando pelo Cubatão; do Saboó ao Cubatão chama-se Avenida Bandeirantes. Entre Santos e S. Vicente, existe também, saindo do Matadouro, uma boa estrada estadual de pequena extensão (prolongamento da Via Anchieta).

Na Ponta da Praia há uma pequena estrada municipal, para o "ferry-boat", sob o nome de Avenida Rei Alberto I.

Outras pequenas estradas de rodagem ligam o cume do morro de Embaré ou Santa Terezinha, assim como a Nova Cintra, e o bairro jardim dos morros do Fontana e São Bento à cidade, constituindo passeios pitorescos.

Na Ilha de Santo Amaro existe a estrada de rodagem que liga Santos ao Guarujá, mas está fora do município, em terras da Prefeitura Sanitária de Guarujá.