Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/santos/h0360m117.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 02/12/10 12:04:47
Clique na imagem para voltar à página principal

HISTÓRIAS E LENDAS DE SANTOS - MONUMENTOS-117
Monumento ao Migrante do Norte e Nordeste

Leva para a página anterior
Santos tem vários monumentos dedicados aos migrantes, mas este é dedicado a um grupo de migrantes em especial, os nortistas e nordestinos. Situado no bairro  Rádio Clube, foi inaugurado junto com a praça, num domingo, 1º de setembro de 2002, como registrou dois dias depois (na terça-feira, 3 de setembro de 2002), o Diário Oficial de Santos, na página 4:

 Monumento resgata tradições nordestinas

Foto: Benê Pontes, publicada com a matéria

OBRAS

Praça no Rádio Clube é entregue com festa

"Uma das praças mais bonitas que Santos já teve”. A frase foi ouvida muitas vezes, entre as centenas de pessoas que lotaram, domingo, a Praça Jerônimo La Terza, no Rádio Clube, durante a entrega oficial das obras, que incluíram melhorias a esse espaço e construção de um monumento aos migrantes do Norte e Nordeste, que compõem boa parte da população local.

Segundo a Secretaria de Obras e Serviços Públicos, todos os serviços foram inteiramente realizados com mão-de-obra da Prefeitura, em parceria com a Departamento de Ação Comunitária da Zona Noroeste. A praça ganhou equipamentos para o lazer de todas as idades: playground, quadra de malha, mesas para jogos, bancos, quadra poliesportiva cercada por alambrado e iluminação reforçada. Além disso, como no local estacionam nove linhas de ônibus da Cidade, foram construídos sanitários e sala de administração para motoristas e cobradores.

Homenagens - A festa durou o domingo inteiro. As crianças puderam aproveitar a Rua de Lazer montada pela Secretaria de Esportes (Semes) e vários brinquedos, enquanto os adultos acompanhavam o campeonato de futebol de salão promovido pela Sociedade de Melhoramentos do Rádio Clube e comerciantes do bairro.

A cerimônia de entrega da praça aconteceu às 18 horas, com homenagem aos filhos, netos e bisnetos do médico Jerônimo La Terza. Emocionado, o filho mais velho, Jerônimo La Terza Filho, agradeceu o cuidado da Prefeitura, em revitalizar o logradouro que leva o nome de seu pai. Outra homenagem ficará registrada para sempre, naquela praça: o monumento ao migrante do Norte e Nordeste, criado pelo escultor Luis Garcia Jorge. Com cerca de quatro metros de altura, a obra resgata, em painéis, tradições como a fé no Padre Cícero, comidas típicas, as rendeiras e as jangadas.

A solenidade foi encerrada com uma queima de fogos e shows musicais, programados pela Secretaria de Cultura (Secult), continuaram alegrando a praça com forró, a cargo dos grupos Trio Zé do Café, Zazueira e Retalhos Nordestinos.

QR Code - Clique na imagem para ampliá-la.

QR Code. Use.

Saiba mais