Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/santos/h0260l5.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 10/17/07 12:23:38
Clique na imagem para voltar à página principal
HISTÓRIAS E LENDAS DE SANTOS - ASSISTÊNCIA
A terra da Caridade (5)

Inúmeras instituições dignificam o lema da cidade que ensinou à Pátria a caridade
Leva para a página anterior
Texto publicado na edição especial comemorativa do cinqüentenário do jornal santista A Tribuna, em 26 de março de 1944 (exemplar no acervo do historiador Waldir Rueda - grafia atualizada nesta transcrição):
 
Santos - terra onde a caridade é lei

[...]



Casa do Senhor
Foto publicada com a matéria

Associação "Casa do Senhor" - A Associação "Casa do Senhor", fundada em 25 de janeiro de 1926, pelo primeiro bispo de Santos, D. José Maria Parreira Lara, é uma instituição de assistência social com personalidade jurídica e filiada ao Departamento de Assistência Social do Estado.

Dispensa aos pobres em geral assistência médica, fornece medicamentos, aplica injeções, banhos de luz e, uma vez por mês, distribui mantimentos gratuitamente às pessoas sem recursos. Também faz visitas domiciliares, levando à gente pobre, além do conforto espiritual, o auxílio médico.

A "Casa do Senhor" também ministra instrução primária, sob os métodos de grupos escolares estaduais, tratando-se, em suma, de uma instituição puramente caritativa, mantendo-se com donativos e contribuições das pessoas de recursos, para distribuí-las indistintamente a quantos o necessitem, sem cogitar de preconceito de raça ou nacionalidade.

O pio estabelecimento recebe crianças de idade tenra, mesmo recém-nascidas, até a idade de 16 anos, mantendo, entre outros serviços, moderna creche, jardim da infância, internato, externato, escola de corte e costura com cursos diurno e noturno, escola profissional, ambulatório, farmácia e dispensário, atendendo diariamente a um total de 516 crianças.

Sem qualquer objetivo de lucro, a "Casa do Senhor", a despeito de embaraços financeiros, nunca descurou do magnífico plano de assistência social que se assenta na sua nobre finalidade, sendo interessante revelar o movimento registrado durante o ano de 1943 e pelo qual se evidencia a soma imensa de benefícios que distribui aos seus assistidos:

Ambulatório - Doentes atendidos, 3.075; curativos, 177; injeções, 2.780; banhos de luz, 215; matrículas novas, 553.

Farmácia - Receitas aviadas, 2.879; caixas de injeções, 737; vidros de medicamentos, 766.

Dispensário - Famílias matriculadas, 153; mantimentos distribuídos, 7.505 quilos; refeições a pobres avulsos, 5.110; fazendas distribuídas, 800 metros; peças de roupas novas e usadas, 600; sapatos, 80 pares.

Sua atual diretoria está assim constituída: presidente, d. Iuribia de Melo Golzi; vice-presidente, d. Maria de Lourdes Sampaio Bueno; 1ª secretária, d. Angelina Angerami; 2ª secretária, d. Clarice Leal; 1ª tesoureira, Irmã Ângela Gama; 2ª tesoureira, d. Eliza Ortiz.

A benemérita instituição é superintendida pelas Filhas de São Vicente de Paulo.


[...]

Sobre esta entidade, há também o registro da revista santista Flama, em janeiro de 1944:


"Flagrante tirado durante a cerimônia do lançamento da primeira pedra do novo Pavilhão da Casa do Senhor, realizada no dia 25 de janeiro"
Imagem: revista Flama, edição de janeiro de 1944 - ano XXIII, nº 1, pág. 48
(acervo do professor e pesquisador santista Waldir Rueda)

Leva para a página seguinte da série