Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/santos/h0250g4.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 01/19/05 09:42:51
Clique na imagem para voltar à página principal
HISTÓRIAS E LENDAS DE SANTOS - ENSINO
A educação... e as antigas escolas (7-d)

Leva para a página anterior
Tradicionais colégios, que muito santista recorda com saudade, independentemente de serem públicos ou particulares, marcados por professores que se destacaram na Cidade, e por eventos que também fizeram história. Na Poliantéia Santista (volume III, 1996, São Vicente/SP), o autor Fernando Martins Lichti inclui este trabalho, verdadeiro recenseamento do ensino superior santista no final do século XX:
 


A Aelis estava se transformando em 1996 na Universidade Monte Serrat - Unimonte, com a mantenedora ocupando o prédio anteriormente pertencente ao Colégio Tarquínio Silva
Foto publicada com o texto

Santos: grande centro universitário
Monografia histórica e informativa

Historiadora Eulâmpia Requejo Rocha

[...]
IV - FACULDADES AELIS
Futura Universidade Monte Serrat

A - ENTIDADE MANTENEDORA - As faculdades Aelis têm como mantenedora a Associação Educacional do Litoral Santista - Aelis.

B - HISTÓRICO - Em 10 de abril de 1971, a Associação Educacional do Litoral Santista - Aelis - dá início às suas atividades no município de Cubatão, com a instalação do primeiro curso da faculdade, o de Ciências Contábeis. Fundam essa associação Walter José Lanza, Raul Tavares da Silva, José Oswaldo Passarelli, Maria Ottilia Pires Lanza, Victório Lanza Fiho e Túlio Di Renzo.

Em 1973, a Aelis é transferida para Santos, passando a funcionar em dois locais: o curso de Ciências Contábeis ficou instalado na Rua Ana Santos e o de Turismo na Av. Ana Costa. Em 1980, adquirem o prédio e o Colégio Tarquínio Silva, melhorando suas instalações, para que pudessem funcionar cursos de 3º grau. Implantando, cada vez mais, cursos modernos, em 1992 o sonho de transformar as Faculdades Aelis em Universidade começa a se tornar realidade, com a implantação da Universidade Monte Serrat.

Em 1992, o Projeto de Implantação da Universidade Monte Serrat é aprovado pelo MEC, através do parecer 115/91, e agora em 1996 está em fase final de gestação. É dotada de uma infra-estrutura respeitável em quatro campus físicos: Vila Mathias, A.A. Portuguesa, Jockey Club e Pompeba, em São Vicente.

I - Campus Vila Mathias - Situado na Rua Rangel Pestana, 99, na Vila Mathias, conta com cerca de 5.300 m² e 12.300 m² de área construída, com seis prédios. Seu conjunto poliesportivo está em fase de construção, onde terá quadras de futebol, vôlei, basquete e uma arquibancada para 300 pessoas. Aí nesse campus ainda se realizam eventos culturais, esportivos e festas voltadas às crianças carentes da região.

Aí se encontram o Laboratório de Comunicação e Expressão, a Biblioteca, com aproximadamente 30.000 volumes, em uma área de mais de 1.000 m²; o Laboratório de Química e o de Biologia; e também o Centro de Cultura e Artes "Professora Iracema Paula Ribeiro". Todas as faculdades estão centralizadas no Campus Vila Mathias.

II - Campus A.A. Portuguesa - A Aelis utiliza as dependências do Jabaquara Atlético Clube, em regime de comodato. Todas as atividades esportivas são desenvolvidas na A.A. Portuguesa, onde tem o Ginásio Poliesportivo, sala de ginástica, campo de futebol e a piscina do Estádio Ulrico Mursa.

III - Campus Jockey Club - São Vicente - Com o objetivo de preparar-se para o projeto da Universidade Monte Serrat, a Aelis possui uma área de 32.000 m², no bairro Vila Jóquei, em São Vicente, onde se construirá um novo campus, que contribuirá muito para o desenvolvimento da região.

IV - Campus Pompeba - Localizada no município de São Vicente, ao qual pertence esta ilha, a Ilha Pompeba abrigará o Centro Avançado de Pesquisas. Funcionará como base experimental para os cursos de Biologia, Ecologia, Aqüicultura e Poluição Ambiental.

Terá alojamentos, laboratórios, salas de aula, biblioteca de suporte e tanques especiais para aqüicultura, em uma área de 1.000 m². A ilha apresenta excelentes condições para o desenvolvimento de trabalhos na área ambiental, especialmente quanto a controle de poluição, aproveitamento do mangue e criação de peixes e crustáceos. Ela já é utilizada para atividades de lazer, e conta com água encanada, sistema de comunicação e de segurança. Oferece acomodação para 10 pessoas e contará com alojamento para mais 16, que serão destinados a professores e pesquisadores.

A Ilha Pompeba tem 30 mil metros quadrados e é dotada de completa infra-estrutura. Arborizada, a ilha abriga ainda inúmeras espécies de animais. Vale lembrar, aqui, que a ilha pertence ao município de São Vicente e não é somente divisas, por estar localizada dentro do município e no bairro do Pompeba.


Prédios da Aelis em setembro de 1995
Foto: acervo Novo Milênio

C - FACULDADES - A futura Universidade Monte Serrat, com campus situados em Santos e futuramente dois campus situados em São Vicente, na Vila Jóquei e no Pompeba, conta atualmente com 15 faculdades, a seguir:

1 - Faculdade de Ciências Contábeis - Foi o primeiro curso instalado pelas Faculdades Aelis e no início no município de Cubatão. Iniciado juntamente com a fundação da Associação em 10 de abril de 1971, foi reconhecido em 17 de agosto de 1976 pelo decreto federal nº 78.263/76, publicado no DOU de 18/8/76. Esse curso forma o profissional capacitado para preparar e analisar balanços e balancetes, com o objetivo de manter a empresa constantemente informada sobre a situação econômico-financeira.

2 - Faculdade de Turismo - Foi instalado em 1972, sendo o segundo do País, atendendo, na época, à euforia do desenvolvimento industrial e tecnológico. Foi reconhecido pelo decreto federal nº 79.061/76, em 30 de dezembro de 1976. O técnico em Turismo do curso superior está preparado para atuar no planejamento, organização e promoção de viagens, excursões e eventos culturais e recreativos. Oferece as seguintes áreas de trabalho: hotelaria, tradutor-intérprete, agência de viagens, secretaria executiva de congressos, lazer, marketing e transporte.

3 - Faculdade de Ciências Atuariais - Reconhecido pela portaria nº 180/85, de 11 de março de 1985, este curso habilita o profissional para aplicar princípios matemáticos em setores da empresa que envolvam risco, como seguros, previdências, aposentadorias, pensões e rendas. Realiza estudos de capitalização, amortização, juros, descontos e correções monetárias.

4 - Faculdade de Administração Hospitalar - Reconhecido pela portaria nº 246/85, de 25 de março de 1985, esse curso dá a formação em planejamento e organização hospitalar, técnicas e métodos especializados em custos dos diversos setores dos centros de atendimento médico. Habilita para análise de métodos e programas, orçamentos, administração financeira e de produção e até relações públicas em hospitais.

5 - Faculdade de Secretariado Executivo Bilíngue - Reconhecido pela portaria nº 432/88, de 9 de agosto de 1988, este curso prepara o profissional para ocupar cargos de alta responsabilidade, para atuar diretamente na administração de empresas. Além de tarefas de organização, controle, distribuição e arquivo.

6 - Faculdade de Administração - Reconhecida pela portaria nº 87/91, de 30 de janeiro de 1991. Forma profissionais para planejar, organizar e comandar o funcionamento da máquina administrativa. Aprofunda conhecimentos em áreas específicas como: Comércio e Indústria; Bancos e Finanças.

7 - Faculdade de Ciências Contábeis/Análise de Sistema - Reconhecida pelo decreto federal nº 78.263/76, de 17 de agosto de 1976, publicado no D.O.U. de 15/6/1989. Tem a finalidade de formar o profissional para organizar, controlar e desenvolver mecanismos para o crescimento da produção, através do conhecimento das técnicas contábeis aliadas à informática.

8 - Faculdade de Administração de Recursos Humanos - Reconhecida pela portaria nº 037/94, de 11/1/1994. Prepara o profissional que vai trabalhar com recrutamento e seleção, análise de cargos e salários, classificação e contratação de pessoal e outros problemas que hoje representam fatores da maior importância no mercado.

9 - Faculdade de Educação Artística - Autorizada pelo parecer nº 556/93, de 29/9/1993, publicado no DOU de 2/12/1993. Especializada para formar profissionais para design de moda, jóias e padronagem, proporcionando as técnicas apropriadas para o desenvolvimento e aprimoramento da criação, com recursos de computação gráfica.

10 - Faculdade de Educação Física - Autorizada pelo parecer nº 553/92, de 8/12/92, DOU de 9/12/92. Reconhecida portaria 1.387, de 10 de novembro de 1995, publicada no DOU de 13 de novembro de 1995. Proporciona uma nova visão, no contexto geral da educação pelo movimento. O profissional dessa área está apto para atuar nas modalidades de treinamento de esportes, recreação e lazer em todos os níveis de magistério.

11 - Faculdade de Matemática - Autorizada pelo parecer nº 513/92, de 19 de novembro de 1992, DOU de 20/11/92. Reconhecida portaria nº 1.389, de 10/11/95, DOU de 13/11/1995. Forma o profissional com sólida base em Matemática Financeira e Computação aplicada, apto para assessoria e consultoria de administração de empresas, notadamente as de financiamento, capitalização e investimentos.

12 - Faculdade de Letras - Autorizada pelo parecer nº 514/92, de 19/11/1992, DOU de 20/11/1992. Reconhecida pela portaria nº 1.388 de 10 de novembro de 1995, publicado no DOU de 13/11/1995. Forma profissionais especializados em Tradução e Interpretação, aptos para realizarem serviços que envolvam a Língua Portuguesa e a Inglesa.

13 - Faculdade de Ciências Biológicas - Autorizada pelo parecer nº 557/1993, de 29/9/93, DOU de 22/6/94. Forma pessoal qualificado para exercer funções no magistério e profissionais para as áreas de Aqüicultura e Poluição Ambiental.

14 - Faculdade de Pedagogia - Autorizada pelo parecer nº 583/94, de 5/9/94, DOU de 9/6/1994. Oferece base para planejar, dirigir, administrar e supervisionar todo o processo educacional. A habilitação em Tecnologia Pedagógica forma especialistas em técnicas audiovisuais modernas, tornando as aulas dinâmicas e atraentes com recursos de microcomputador, TV, vídeo, aparelhos de som e multimídia.

15 - Faculdade de Comunicação Social - Autorizada pelo parecer nº 589/94, de 9/6/1994. Esta faculdade oferece duas opções de formação, Jornalismo e Publicidade & Propaganda, super-avançado em técnicas de elaboração e transmissão de mensagens. Os habilitados estarão aptos para trabalhar na mídia impressa, falada e televisiva, assessorias e empresas de criação, planejamento, publicidade e demais atividades relacionadas à arte de comunicação.

D - PÓS-GRADUAÇÃO - As Faculdades Aelis promovem cursos de extensão e pós-graduação em áreas como administração, contabilidade, esportes, comunicação e turismo.

E - PROJETO UNIVERSIDADE MONTE SERRAT - O Projeto Universidade Monte Serrat tem a finalidade de impulsionar e colaborar com o desenvolvimento da região, formando profissionais capacitados para atuar nas mais diferentes áreas do conhecimento. Com base no tripé Ensino/Pesquisa/Extensão, a Universidade Monte Serrat caracteriza-se como Regional, porque atende toda a Baixada Santista, tanto que iniciou suas atividades educacionais em Cubatão, transferiu-se para Santos e agora estará implantada em São Vicente, com o Campus Jóquei Clube e o Campus Pompeba. Seu nome é em homenagem à padroeira da cidade de Santos.

F - FUNDAÇÃO VICTÓRIO LANZA - Foi criada com o objetivo de reunir esforços, incentivando o desenvolvimento de pesquisas, que serão desenvolvidas para detectar os problemas da comunidade, atuando basicamente nas áreas de alimentação, saúde e habitação e na busca do controle da poluição ambiental e preservação da fauna e flora da região.

G - DEMAIS DEPARTAMENTOS - Ainda temos nas Faculdades Aelis, futura Universidade Monte Serrat, o Laboratório de Comunicação e Expressão, que visa desenvolver as técnicas de oratória e todo o aparato para a comunicação, usando também para esse fim a computação gráfica; a Biblioteca, que dispõe de um acervo de aproximadamente 30.000 volumes, além de periódicos, jornais e publicações de diversos temas, em uma área de mais de 1.000 m²; o Laboratório de Química e Biologia, todo modernizado, com equipamentos sofisticados e o Centro de Cultura e Artes "Professora Iracema Paula Ribeiro", que possui um ateliê onde os alunos de Educação Artística podem desenvolver com tranqüilidade suas idéias e criatividade, com uma galeria aberta ao público onde são apresentadas diversas exposições, além de gravuras, ilustrações, poesias e fotografias.

H - DIRETORIA E CHEFIAS DE DEPARTAMENTOS - As Faculdades Aelis têm por diretores e chefes de departamentos os seguintes: diretora geral: Maria Ottilia Pires Lanza; diretora acadêmica: Eunice Cordeiro Pires Matteus; diretor administrativo-financeiro: Fernando da C. Cordeiro Pires; diretor de planejamento e marketing, Valdir José Lanza; diretor executivo, Vitor Augusto Lanza; diretor de projetos de extensão universitária, Antonio Rubens Costa de Lara; diretora, Vânia Henrique Pires; diretora de cursos, Maria Olímpia Vieira da Silva e Danilo Nunes; assessora acadêmica, Nádia Aparecida Martins Coelho; secretária geral, Silene Vieites; secretária acadêmica, Maria Rita Gonzaga; secretárias, Denise Carvalho Teixeira e Laura Cinachi.

Chefes de departamentos - Departamento de Ciências Econômicas e Administrativas, professora Maria José Santana de Pinho e prof. Agenor Machado Filho; Departamento de Administração Hospitalar, professora Maria José Santana de Pinho; Departamento de Informática, prof. Marcos Munhoz; Departamento de Recursos Humanos, prof. Edgar Kanemoto; Departamento de Turismo, Ivanir Rizzo Gloeden; Departamento de Secretariado, prof. Agenor João Machado Filho; Departamento de Ciências Contábeis, prof. Aluísio Caffé Alves; Departamento de Ciências Atuariais, prof. Isamu Miyasaki; Departamento de Educação Física e Desportos, Edvaldo Luiz Della Casa; Departamento de Artes, professora Ana Kalassa El Banat; Departamento de Ciências da Educação e Departamento de Comunicação, professora Maria Olímpia Vieira da Silva; Departamento de Ciências Físicas, Químicas e Biológicas, professora-doutora Maria Luiza Domingues Villar; Departamento de Matemática e Estatística, professora Sílvia Maria Ferreira Ramos e prof. Isamu Miyasaki; Departamento de Letras, professora Katya Lais Ferreira Patella; Biblioteca: bibliotecária Maria Helena de Barros Antunes.

Centros de Apoio a Atividades Acadêmicas - CES - Centro de Esportes - prof. Edvaldo Luiz Della Casa; Núcleo de Atividades Desportivas, Milton Pereira; CE - Centro de Estágios, professora Odila Maria de Carvalho; CEdu - Centro de Educação, profª. Vânia Henrique Pires; Núcleo de Apoio Pedagógico (NAP), profª. Miriam Elza F. P. Rocha; CIC - Centro de Iniciação Científica - Benedita Dulce Xavier; Núcleo de TCC (N.E.: Trabalhos de Conclusão de Curso), professora Benedita Dulce Xavier; CCA - Centro de Cultura e Arte, professora Ana Kalassa El Banat; Núcleo de Oficinas Culturais, prof. Assis Born Muniz; CIn - Centro de Informática, prof. Vitor Augusto Lanza; Núcleo de Computação Gráfica (multimídia/Internet), prof. Fernando Antonio Camargo Ribeiro; CeCom - Centro de Comunicação, prof. Valdir José Lanza; CEE - Centro de Estudos Empresariais, prof. Lourival Luiz Lopes.

Bibliografia:
Folheto - Vestibular/julho/96
Guia de Informações - Graduação 1996 - Aelis - A Faculdade Inteligente
AELIS - Faculdade Inteligente - Edição comemorativa dos 25 anos - abril/96
xerox - decretos de cada curso, fornecido pela Secretaria
Jornais A Tribuna dos dias 23/2/1991, 23/10/1992, 26/10/1992.

[...]


Logo da Unimonte em 2005

Veja mais:
Aelis na Internet: "Responsabilidade pela informação"

Leva para a página seguinte da série