Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/santos/h0173a1.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 08/31/08 18:02:26
Clique na imagem para voltar à página principal
HISTÓRIAS E LENDAS DE SANTOS - TELEVISÃO
A TV chega pelo porto (2)

Leva para a página anterior

Notícia do jornal santista A Tribuna, publicada na edição de 10 de junho de 1951, página 7 (ortografia atualizada nesta transcrição):


Imagem: reprodução da matéria original

Nova estação de rádio-televisão em São Paulo - Tivemos conhecimento de que o vapor Mormacstar, atracado no dia 1º do corrente, trouxera um equipamento completo de Televisão. Tendo em vista o caráter excepcional do carregamento, procuramos colher dados sobre o assunto. Dirigimo-nos à Docas, onde encontramos o sr. Mário Monteiro Diniz Junqueira, diretor-superintendente da Rádio Televisão Paulista S.A., que estava acompanhando a descarga do material. A uma pergunta nossa, esclareceu-nos:

- Trata-se de transmissores de Vídeo, transmissores de Áudio, câmaras de estúdio, câmaras portáteis, ampliadores, transmissores de micro-onda, cabos coaxiais, microfones, girafas, geradores, enfim, todos os pertences de uma estação de Televisão, importada dos Estados Unidos pela Rádio Televisão Paulista S.A.

- Em que local será instalada?

- No edifício de propriedade da Companhia, sito à Avenida Rebouças, 62, em São Paulo, cuja adaptação está sendo terminada. Dentro de um mês, já teremos montada a torre de antena.

- Poderia informar-nos a partir de quando funcionará a nova estação?

- Esperamos entrar no ar em setembro próximo.

- Qual a faixa a ser utilizada pela transmissão?

- A nossa estação vai operar no "Canal 5", concedido pelo Governo Federal.

- Qual a potência da estação?

- Trata-se de uma estação de 5 quilowatts.

- Tínhamos notícia de que, desde o ano passado, essa sociedade pretendia montar a sua estação. Qual a razão da demora?

- O atraso é devido à inexplicável demora da "CEXIM" em nos conceder a licença prévia de importação, pois levou 10 meses estudando o assunto - respondeu-nos o sr. Diniz Junqueira.

- Teremos, em Santos, boa recepção de sua estação?

- Sim. Sendo uma estação ultra-moderna e de um grande alcance, as pessoas que se munirem de boas antenas terão ótima recepção, assim como também nas demais cidades circunvizinhas de São Paulo.

Demo-nos por satisfeitos com as informações prestadas pelo sr. Diniz Junqueira. Para ilustrar a entrevista, apresentamos, no clichê, um detalhe do desembarque do equipamento de Televisão, vendo-se os srs. Mário Monteiro Diniz Junqueira e Celso Guimarães A. Junqueira, quando acompanhavam a descarga.

Leva para a página seguinte da série