Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/santos/h0171y11l.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 04/27/08 18:43:22
Clique na imagem para voltar à página principal
HISTÓRIAS E LENDAS DE SANTOS - Clubes
AMS - Associação dos Médicos de Santos (13)

Este histórico foi assim publicado em 1999 no site da própria Associação dos Médicos de Santos (consulta ao site feita em 27/4/2008):

Leva para a página anterior

 
   Associação dos Médicos de Santos - AMS
   NOSSOS DIAS ATUAIS
     Na primeira eleição presidencial livre depois de 1961, Fernando Collor de Mello foi eleito em 1989, abrindo um período de enorme turbulência. Até sua renúncia - que impediu a aplicação certa de um impeachment - o país passou por uma de suas mais complicadas e ricas fases históricas. Itamar Franco, o vice empossado, concluiu o governo conseguindo estabelecer uma certa estabilidade monetária. Uma necessidade tão premente para os brasileiros que levou o então ministro da Fazenda, Fernando Henrique Cardoso, a uma fácil vitória na eleição de 1994, repetida em 98, graças a uma mudança na Constituição, permitindo a reeleição, instituto que inexistia no Brasil. Em Santos, uma reunião em novembro de 1990 definia o futuro do Porto de Santos. Era o início da privatização, um processo muito doloroso para os trabalhadores.

Sessão solene no auditório da AMS.      De 91 a 93 Oscar de Oliveira Júnior realizou uma festa dos anos 60 na AMS, trazendo um show dos Golden Boys. Um dos pontos de destaque foi a realização de um congresso de Cardiologia que reuniu mais de 250 profissionais de todo Estado. Muitas reuniões científicas e solenes ocuparam nosso auditório ao longo de toda a década.

     Em 94 aconteceu a implantação do real, uma nova moeda e , mais uma vez, uma nova esperança para o Brasil, que também conquistava o título de tetracampeão do mundo. Em nossa associação Alexis Carneiro reativou a Galeria Piada, realizou o I Recital do Coral da AMS, criou o Projeto Diac junto com a Unimed (voltado para crianças carentes da comunidade) e enfrentou dificuldades financeiras em época de crise.

     Quando Alberto Augusto Guimarães Gonçalves assumiu em 95 a primeira providência foi sanear todos os problemas financeiros da AMS. Depois realizou reformas administrativas e reformas urgentes na sede, como a reparação das instalações elétricas e do teto. Em sua gestão foi criada a Central de Convênios, uma tentativa da classe médica em lutar contra o poder das empresas querendo determinar os salários dos profissionais. Quase ao final da gestão comprou o terreno para ampliação da sede, com recursos próprios.

Foto de ex-presidentes da AMS, produzida no final dos anos 80.

 

 Leva para a página seguinte da série