Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/santos/h0171y1.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 02/04/06 15:23:29
Clique na imagem para voltar à página principal
HISTÓRIAS E LENDAS DE SANTOS - Clubes
Associação dos Cronistas Desportivos

A cidade conta ou contou com inúmeros clubes, congregando pessoas para as mais diversas finalidades: esporte, lazer, uma causa em comum. Em 30 de agosto de 1942 foi instalada a Associação dos Cronistas Desportivos de Santos (ACD), conforme notícia publicada dois dias depois, na terça-feira, 1º de setembro de 1942, pelo jornal santista A Tribuna (exemplar no acervo do historiador Waldir Rueda):


Na foto: Grupo fotografado quando da instalação da A. C. D.,
na sede do Sindicato dos Empregados do Comércio
Imagem: reprodução da publicação original

Instalada a Associação dos Cronistas Desportivos de Santos

A sua primeira diretoria - Jantar de confraternização, à noite, na A Bodega

No dia de domingo foi instalada nesta cidade, sob os melhores auspícios, a Associação dos Cronistas Desportivos de Santos, órgão que reunirá, doravante, sob sua bandeira, todos os jornalistas e locutores esportivos da cidade.

A assembléia para aprovação dos estatutos e eleição da primeira diretoria realizou-se nos salões do Sindicato dos Empregados no Comércio, gentilmente cedidos.

O conclave decorreu debaixo de entusiasmo e interesse, procedendo-se em primeiro lugar à aprovação dos estatutos. A seguir, em escrutínio secreto, fez-se a eleição da diretoria, acusando a votação o seguinte resultado:

Presidente, Antônio Guenaga; vice-dito, Antenor R. Duarte; 1º secretário, Oacy Rodrigues; 2º secretário, Adriano Neiva; tesoureiro, Vicente Cascione.

Conselho Fiscal: Francisco Sá Júnior, Perilo Prado e Rubens Ulhôa Cintra.

Terminados os trabalhos, usaram da palavra os srs. Perilo Prado e Paulo H. de Moura, ambos se congratulando com a fundação da A.C.D. Também falou o sr. Oacy Rodrigues, lembrando as figuras de Osvaldo Du Pain e Esmeraldo Soares Tarquínio de Campos, dois grandes lutadores pelo congraçamento da classe, ambos já falecidos. O sr. Oacy Rodrigues propôs se inaugurasse na sede da entidade, em época oportuna, os retratos desses dois saudosos cronistas esportivos.

A mesa que presidiu os trabalhos era formada pelos srs. dr. Paulo H. de Moura, Olao Rodrigues e Perilo Prado.

Um gentil oferecimento do Santos - Em junho passado, quando da fundação da Associação dos Cronistas Desportivos de Santos nas instalações da Rádio Atlântica, o Santos F. Clube, demonstrando ao vivo a sua simpatia para com a classe resolveu oferecer àquela entidade 2% da renda líquida que lhe couber nos jogos do campeonato paulista de profissionais.

O gesto do Santos foi tratado no decorrer dos trabalhos de domingo, resolvendo-se aceitar o oferecimento, o que sem dúvida muito contribuirá para impulsionar a entidade ora instalada.

Gentilezas - O proprietário do "Bar, Café e Bilhares do Paço", sr. Alfredo, num gesto gentil, reuniu os cronistas esportivos, após o encerramento da assembléia, em sua casa comercial, oferecendo-lhes um aperitivo.

Jantar de confraternização e posse da diretoria - Na "A Bodega", por volta das 19,30 horas, realizou-se o jantar de confraternização dos cronistas esportivos, nele se fazendo representar clubes de Santos e o Tumiarú, de São Vicente.

O ágape transcorreu na maior alegria.

Fez uso da palavra o jornalista Olao Rodrigues, presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Santos, comunicando aos presentes a instalação, naquele dia, da A.C. D. e dando posse, no momento, aos diretores eleitos.

Perilo Prado, o decano dos jornalistas esportivo da cidade, em nome dos eleitos e de todos os companheiros de crônica esportiva, agradeceu as palmas que se fizeram ouvir quando da leitura dos nomes dos eleitos para a diretoria, estendendo esses agradecimentos às delegações presentes, as quais trouxeram à reunião um cunho ainda mais brilhante.

Também fez uso da palavra, em entusiasmado improviso, o cronista Gervásio morais, do Correio da Tarde.