Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/santos/h0171r3.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 02/23/13 22:30:36
Clique na imagem para voltar à página principal
HISTÓRIAS E LENDAS DE SANTOS - Clubes
O clube dos radioamadores (4)

Leva para a página anterior
Matéria publicada no jornal paulistano O Estado de São Paulo, de 17 de novembro de 1957, página 27 (Acervo Estadão Digital - acesso em 25/1/2013 - ortografia atualizada nesta transcrição), registra:
 


Um aspecto da exposição de aparelhos, peças e acessórios de rádio
Foto publicada com a matéria

Os trabalhos da concentração de radioamadores em Santos

SANTOS, 16 – Prosseguiram hoje os trabalhos da Concentração de Radioamadores, com a realização da sessão plenária no auditório do Rádio Clube de Santos. Nessa reunião, presentes cerca de 300 congressistas, foram debatidas várias e interessantes teses, tais como: aproveitamento to telefone na estação transmissora, em casos de emergência; facilidades para importação de peças e acessórios; abertura de todas as faixas para as estações móveis, que ora estão restritas à faixa de 10 metros e outras proposições apresentadas na hora, por diversos participantes.

Em colaboração com a seção santista de radioamadores, a Base Aérea de Santos ofereceu aos congressistas um churrasco, que contou a presença de elevado número de pessoas.

Amanhã, às 10 horas, no Cine Iporanga, será exibido o filme "Se todos os homens do mundo", em homenagem aos congressistas, que assim terão a oportunidade de assistir uma película que resalta a atuação que os radioamadores poderão desenvolver em prol da humanidade.

Continua franqueada ao público a exposição de aparelhos, peças e acessórios de rádio, montada no salão de festas do Cine Iporanga, onde se encontra também o modelo do satélite artificial, feito pela RCA.

[…]

A relação do filme com o radioamadorismo é explicada no site Radioamador.com (acesso em 12/2/2013):


Cartaz francês de divulgação do filme
Foto: reprodução, publicada com a matéria

SE TODOS OS HOMENS DO MUNDO...
SI TOUS LES GARS DU MONDE...
 

Este filme expressa muito bem o que é o Radioamadorismo.

A Filmsonor S.A. distribuiu internacionalmente este filme francês da "Ariane-Filmsonor-Francinex", tendo na ocasião sido editado o seguinte texto informativo, no catálogo da "unifrance film", 2º trimestre de 1955, página 32:

RESUMO DO ROTEIRO: No Mar do Norte, a tripulação de um barco pesqueiro é acometida de botulismo, doença provocada pela ingestão de carne deteriorada. Uma mensagem de socorro, irradiada em ondas curtas, é captada por um radioamador do Togo, que a transmite a um médico que estava em um safári pela floresta. Somente a aplicação de um soro pode salvar a tripulação. É necessário que este soro chegue ao barco pesqueiro num prazo de no máximo quinze horas.

Desde Togo, conseguem contato com um radioamador da região parisiense. Ele corre até ao Instituto Pasteur, onde obtém o soro e providencia para que um avião faça-o chegar até ao barco. No aeroporto de Bourget, um avião polonês recebe a preciosa encomenda. Por ser polonês, este avião aterrissa em Berlim Oriental, e o oficial americano avisado para receber o soro e embarcá-lo num avião que vai para Copenhague, não consegue fazê-lo a tempo. Os russos, informados do assunto, deslocam um avião em voo especial até a Dinamarca. O clima de ansiedade é geral.

Um avião francês leva o soro até Oslo, onde o piloto norueguês irá lançar de paraquedas o pacote com o soro, no barco pesqueiro. A bordo, somente um norte-africano, que não comeu a carne de porco, está bem de saúde. É ele que nada e resgata o pacote que cai no mar. A tripulação se salva...

ELEMENTOS CARACTERÍSTICOS: Inspirado num programa radiofônico de Jacques Rémy, “Não deixe de ouvir”, este magnífico tema traz à tona uma das mais nobres virtudes do ser humano: a solidariedade; sua ação desinteressada para vir em socorro do seu semelhante.

Objetivando dar o estilo despojado de uma reportagem da atualidade, Christian-Jaque rodou este filme em preto e branco, na maior parte no mar, um local neutro, que une países e continentes movidos pelo espírito de ajudar. Nenhuma atriz famosa; nada mais que homens que conviveram algumas semanas à bordo, e onde ele apresenta seus personagens sem maquiagem; na plena realidade.

Após os filmes espetaculares destes últimos anos, este filme marca uma mudança significativa nas obras de Christian-Jaque. Equipe técnica de primeira ordem. Um filme destinado a ter grandes plateias, que o merecem.

Este filme foi apresentado, em Porto Alegre, em junho de 1957 no Cinema Ritz; em julho de 1957 entra em circuito nos Cinemas Continente, Rosário, Ritz e Marrocos; março de 1958 é reapresentado no Cinema Guarani e, em agosto de 1959 tem sua última apresentação no Cinema Ópera. Atualmente existe só o cinema Guarani.

Informações pesquisadas na Cinemateca P.F.Gastal, prédio do SENAC, Rua Coronel Genuíno, 130 - Porto Alegre-RS.


Colaboração: IVAN DORNELES RODRIGUES - PY3IDR - email: ivanr@cpovo.net

Capa - Dirceu C. Cavalcanti - PY5IP - email: py5ip@50mhz.com

 


Cartaz francês de divulgação do filme
Foto: reprodução, publicada com a matéria


Fotograma do filme Se todos os Homens do Mundo (Se Tous Les Gars du Monde), postado no site YouTube por Luiz Bastos em 21/2/2012 (acesso: 23/2/2013)