1º lugar no concurso fotográfico de 2003 - foto de
Alberto Marques da Costa
Uma pessoa de muita cortesia
Carlos Pimentel Mendes (*)
Melhor exemplo do concurso "Pratique a Cortesia", promovido
desde 1980 com o Rotary Club de Santos, Hélio Cesário Cardoso é a cortesia em pessoa. Santista, 71
anos de idade, dos quais 52 no comércio varejista e 32 como rotariano, Hélio falou sobre a iniciativa bienal que, em sua 13ª edição, encerrada em
maio/2003, envolveu toda a comunidade santista e até a de alguns municípios vizinhos.
Em Rotary, outubro é o mês dedicado aos serviços profissionais, quando o
braço ativo da entidade nessa área - a Avenida de Serviços Profissionais - desenvolve suas principais ações. Assim, esse foi o mês escolhido para a
realização dessa campanha, que só em 2002 - excepcionalmente devido às eleições nacionais, que desviariam a atenção das pessoas para a questão
política - foi transferida para abril de 2003.
Hélio Cesário Cardoso
Foto: Luiz Carlos Ferraz
Conta
Hélio que não se trata apenas de um concurso em que as pessoas fazem indicações: "A promoção é feita para atingir o objetivo maior: divulgar junto à
comunidade a importância da cortesia, dando a todos uma vida mais saudável e correta. As indicações não são o meio mais perfeito de se encontrar as
pessoas mais corteses da cidade, mas não temos outra forma de fazê-la. O que importa para nós é que desta forma atingimos o objetivo de divulgar em
toda a comunidade a idéia da cortesia, e os premiados servem de exemplo para as pessoas. E temos sido felizes, porque as pessoas indicadas são
maravilhosas".
A promoção passou por três fases. A primeira, mais modesta, tinha o nome "Semana da Cortesia". Mas
já na segunda campanha mudou para "Cultive a Cortesia", tendo no cartaz promocional uma mão estendida e uma flor. A idéia nasceu no ambiente
comercial, visando o atendente, o balconista, o comerciante, para conscientizá-los da importância da cortesia no relacionamento com a comunidade.
Mas o sucesso foi tal que se estendeu a promoção a toda a comunidade, para atingir
funcionários públicos, taxistas, carteiros, motoristas de ônibus... enfim, qualquer categoria profissional que trabalhe junto ao público. Surgiu
assim, nesta terceira fase, o lema "Pratique a cortesia! - Sorriso, atenção e cordialidade valem muito e nada custam".
Na verdade, são vários concursos em um só, com o mesmo objetivo. O mais conhecido é através
de cupons que o jornal A Tribuna publica por 15 dias, para que os leitores indiquem a pessoa mais cortês que conhecem. Paralelamente, há um
concurso entre os fotógrafos daquele jornal para escolher os três melhores instantâneos relativos à prática da cortesia. Em parceria com a
Secretaria Municipal da Educação, há um concurso escolar (que em 2003 envolveu mais de 27 mil alunos), com prêmios para os melhores desenhos,
poesias e redações sobre o tema "Pratique a cortesia".
Hélio comenta que esta é uma verdadeira campanha de cidadania, pioneira no Brasil, e pela
qual várias cidades já mostraram interesse. Implica na montagem de ampla infra-estrutura: é preciso ao menos uma empresa local (no caso, a rede de
lojas de eletrodomésticos DeNovo) para fornecer os prêmios; o apoio de um clube rotário, de órgãos de comunicação (como o grupo de jornais, rádios e
televisões A Tribuna), dos sindicatos e clubes do comércio varejista e de outras categorias, associação comercial.
Hélio continua a enumeração das entidades que participam, às quais envia mensagens e
folhetos de divulgação do concurso: a Mitra Diocesana (que o divulga em todas as igrejas católicas), bancas de jornais, sindicato dos motoristas de
táxi (que distribui um cartaz com ventosa para colocação nos veículos), bancos, hospitais, escolas e faculdades, empresas de ônibus, Fórum, Câmara
Municipal, Prefeitura. Os jovens do Rotaract fazem visitas a todos os centros comerciais, incentivando os comerciantes a participar. O material
promocional inclui 10 mil cartazes, 10 mil peças com ventosas, 5 mil adesivos imantados, além de faixas promocionais, cartazes, camisetas e um filme
de 30 segundos.
Coordenar tudo isso exige experiência de contador e economista e vontade de contribuir para
a melhora da comunidade - e Hélio tem tudo isso. Orgulhoso de sua origem humilde - mãe empregada doméstica e pai entregador de leite, que lhe deram
"uma educação muito boa", com a oportunidade de cursar a faculdade. Em várias entidades de que participa, como a Associação Casa da Esperança - onde
foi e é diretor tesoureiro de todas as diretorias, nos últimos 30 anos -, foge de títulos e cargos de presidência. Só uma vez não teve escapatória:
presidiu o Clube dos Diretores Lojistas, por necessidade de uma conjuntura difícil que essa entidade atravessava. Também já teve convite para
instalar o escritório central de sua empresa em outro local, mas continua fiel às raízes, no Centro santista. Com mais de meio século de atuação no
comércio varejista, ama o que faz e não tem a mínima intenção de parar.
(*) Artigo publicado em
Rotamar, revista do Rotary Club de Santos, edição de março/abril de 2003
2º lugar no concurso fotográfico de 2003 - foto de
Walter Mello
Entrevista
Hélio Cesário Cardoso (*)
A cortesia pode mudar o mundo. O companheiro Hélio Cesário Cardoso, do
Rotary Club de Santos, constatou nos últimos dez anos o quanto essa filosofia é verdadeira. Autor da idéia e principal articulador do concurso
Pratique a Cortesia, realizado desde 1980 pelo Rotary Club de Santos, e ele tem a certeza de que o projeto pode e deve ser realizado em outros
clubes, porque o sucesso e a identidade do público serão os mesmos.
Hélio Cesário Cardoso
Quando
o projeto nasceu, a proposta era motivar os balconistas para dar um atendimento melhor. Desde o início o Sindicato do Comércio Varejista de Santos
deu força à iniciativa, que durante todos esses anos tem o patrocínio do Sistema A Tribuna de Comunicação e apoio da Denovo Eletrodomésticos
Ltda. O propósito é lembrar as pessoas de todos os níveis sociais de serem corteses e atenciosas todos os dias.
A cada ano o concurso foi crescendo e é grande o número de empresas que colaboram com a
iniciativa. "O apoio de A Tribuna foi essencial, a empresa dá todo o suporte na divulgação e também o incentivo para que os fotógrafos do
jornal participem do concurso fotográfico paralelo, para estimular flagrantes de cortesia no cotidiano. Nós realizamos o evento a cada dois anos e
sempre em outubro, mês dedicado aos Serviços Profissionais. Acho que nesta época do ano, por ser primavera, também as pessoas estão mais
receptivas a esse tipo de campanha".
Cortesia numa padaria - Foto premiada na campanha do ano 2000
Hélio
Cardoso tem tudo documentado desde a primeira campanha. Os cartazes, slogans, fotos, adesivos e materiais de divulgação em geral. É tudo tão
organizado que ele sabe, por exemplo, quantas matérias sobre o concurso foram publicadas o ano passado em A Tribuna: "Foram 17 reportagens,
além dos cupons que durante duas semanas são publicados no jornal para que as pessoas votem nos seus candidatos preferidos".
Em 1980 foram 9.517 indicações, sendo escolhidos dez vencedores que recebem ótimos prêmios.
Para estimular as indicações, os nomes dos escolhidos são publicados em um anúncio de página inteira no final do concurso. Para a divulgação, são
confeccionados 15 mil cartazes, 1.500 adesivos para automóveis e 15 mil ímãs para geladeiras.
Cortesia no trânsito - Foto premiada na campanha do ano 2000
"O
melhor é perceber que conseguimos nosso objetivo. A cortesia vai sendo ampliada, as pessoas falam sobre o tema, comentam, mandam mensagens
carinhosas nos cupons, é tudo muito bonito. O comércio varejista e as empresas em geral têm dado apoio e a proposta de ampliar a campanha para
escolas municipais e estaduais coloca o assunto em discussão também entre as crianças e os jovens".
Hélio Cesário Cardoso não tem a menor dúvida de que seria importante que outros clubes de
Rotary se envolvessem com a campanha: "O Pratique a Cortesia pode ser ampliado para todo o Distrito, mesmo em cidades pequenas. Essencial é ter o
apoio de um órgão de divulgação que pode ser um jornal, TV ou até mesmo uma emissora de rádio. É uma campanha simpática, que transmite sentimentos
positivos, o que torna mais fácil obter apoio de empresas, bancos, rede de ensino. A cada ano a campanha frutifica mais na imagem do coração
sorrindo. A semente foi lançada e acho que clubes de jovens como o Interact e o Rotaract poderiam aproveitar bem as sementes. A campanha deveria ser
levada aos shoppings, faculdades, os jovens poderiam fazer pedágios distribuindo os adesivos. Há muito para ser feito ainda", ele completa.
(*) Extraído de
página Web do Rotary Club de Santos, do ano 2000.
3º lugar no concurso fotográfico de 2003 - foto de Alberto Marques da Costa
Cartaz da promoção de 2002
|