CENTENÁRIO - No ano em que completam 100 anos, os canais de Santos passarão,
a partir de agosto, por um amplo processo de recuperação e restauração.
Obras, avaliadas em R$ 5 milhões, começam pelo canal 1
Foto: Nirley Sena, publicada com a matéria
Segunda-feira, 14 de maio de 2007, 07:05
CENTENÁRIO - O da Avenida Coronel Joaquim Montenegro não integra o projeto de
recuperação
Prefeitura gastará R$ 5 mi para reformar canais de 1 a 5
Canal 1 contará com uma ciclovia entre a orla e o Túnel Rubens Ferreira Martins
Rafael Motta
Da Redação
A partir de agosto, mês em que se completará um século
da inauguração de seu primeiro trecho, o Canal 1 (Avenida Pinheiro Machado) passará por obras que englobarão a substituição de suas calçadas, a
construção de guarda-corpos e a abertura de uma ciclovia.
Será a primeira fase dos reparos que a Secretaria Municipal de Obras e Serviços
Públicos (Seosp) fará nos canais 1 ao 5. Os trabalhos custarão em torno de R$ 5 milhões, a serem repassados à Prefeitura pelo Departamento de Apoio
ao Desenvolvimento das Estâncias (Dade), do Governo Estadual.
Os reparos nos canais 1 e 2 deverão demorar de oito a dez meses a partir do início e,
em um ano e meio, também poderão ficar prontos os 3, 4 e 5. "Se tivermos disponibilidade orçamentária para todos, poderemos ter uma frente (de
trabalho) em cada canal", disse o titular da Seosp e vice-prefeito, Antônio Carlos Silva Gonçalves (DEM).
De modo geral, a intenção é recuperar parte do estilo original dos canais. Os
guarda-corpos das passarelas, parte deles de ferro, serão gradativamente substituídos por elementos de concreto que representam o desenho da mureta
que margeia a orla da Ponta da Praia. As calçadas serão inteiramente em concreto.
Os serviços serão feitos por funcionários da Prefeitura. Gonçalves explicou que,
apesar de talvez demorarem mais do que se fossem executados por uma empreiteira, sairão mais baratos. "Tenho mão-de-obra para demolições e coleta de
entulho. Então, não se justifica terceirizar".
Uma licitação para a compra de concreto, tinta e ferro suficientes para os canais 1 e
2 está em andamento.
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Comemorada intensamente, a inauguração dos primeiros trechos de canais ocorreu em
22 de agosto de 1907
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Para bicicletas - Ainda falta discutir detalhes com a Prodesan e a Companhia de
Engenharia de Tráfego (CET), mas o projeto da ciclovia da Pinheiro Machado, segundo o secretário de Obras, prevê a construção de vias para
bicicletas nas calçadas de cada margem do canal.
As passarelas não serão completamente cobertas pela ciclovia. Por exemplo: em uma
quadra, parte da via para ciclistas ficaria no sentido Centro/praias. Se, no quarteirão seguinte, uma faixa para pedestres estivesse na direção da
calçada que margeia a pista praias/Centro, a ciclovia seria desviada.
Antônio Carlos Gonçalves adiantou que o Canal 6 (Avenida Coronel Joaquim Montenegro)
não integra o projeto de recuperação porque a CET estuda a possível construção de uma ciclovia em toda a sua extensão.
A razão é evitar que ciclistas que circulam entre a orla e o porto tenham de seguir
até o Ferry-Boat para alcançar a ciclovia da Avenida Mário Covas. "Vamos interligar as ciclovias na região do porto, como a que passa pela
Avenida Afonso Pena".
Em relação ao Canal 7 (Avenida General San Martin), nada está programado, ainda: ele
não constava do projeto do engenheiro sanitarista Saturnino de Brito e foi construído pela Prefeitura em 1968.
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Obras nos canais 1 ao 5 custarão em torno de R$ 5 milhões e serão financiadas com
verba repassada pelo Dade
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Segunda-feira, 14 de Maio de 2007, 07:08
"Os canais têm uma função na dragagem da Cidade"
Entrevista: Antônio Carlos Silva Gonçalves
Secretário de Obras e Serviços Públicos
A Sabesp e a Prefeitura trabalham juntas contra a
poluição dos canais decorrente do esgoto lançado de ligações irregulares. Neste ano, a estatal comprou uma máquina que usa fumaça na identificação
de ligações clandestinas: numa quadra de 100 metros, podem-se pesquisar cerca de 20 imóveis. Para Antônio Carlos Gonçalves, porém, é preciso
intensificar esse esforço, para que se assegurem boas condições de banho de mar por período maior.
Por que os canais ainda são importantes para Santos?
Eu acho que os canais têm uma função fundamental na drenagem da Cidade. Agora, é
importantíssimo que a Sabesp acabe definitivamente com as ligações clandestinas de esgoto. A gente minimizará, e muito, a poluição da praia.
Essa situação tem interferido no alagamento de alguns trechos da Cidade?
Não. (O transbordamento dos canais) Acontece, eventualmente, alguns dias do ano, quando
você tem conciliação de maré alta com muita chuva num curto espaço de tempo. Nosso sistema de drenagem é prático e viável, só que não dá para
disputar com a natureza.
Os canais poderiam ser aprofundados?
É uma obra muito cara. Se você aprofundar o leito dos canais, vai mexer na característica
do solo. E, hoje, os canais têm, quase que na vizinhança toda, grandes edifícios, e nem todos esses edifícios têm fundações profundas.
Projeto no Canal 1 prevê a construção de vias para bicicletas nas calçadas de cada
margem
Foto: Nirley Sena, publicada com a matéria
Segunda-feira, 14 de Maio de 2007, 07:07
Comissão elabora atividades
À parte das intervenções nos canais, uma comissão - formada por membros da Prefeitura,
Sabesp, Universidade Católica de Santos (UniSantos), Fundação Arquivo e Memória (FAMS), vereadores, sindicalistas e engenheiros - elabora atividades
relativas aos 100 anos da inauguração dos primeiros trechos do projeto de saneamento feito pelo engenheiro sanitarista Saturnino de Brito, em 27 de
agosto.
O secretário de Governo, Márcio Lara, que preside a comissão, adiantou que um
seminário - possivelmente, no dia do centenário -, intitulado Canais de Santos: Ontem, Hoje e Amanhã, reunirá especialistas em meio-ambiente
e obras. Haverá debates sobre o que representou o trabalho, os melhoramentos atuais nos canais (como a automatização de comportas) e projetos para
as zonas Leste e Noroeste da Cidade.
A presidente da Comissão Especial de Vereadores (CEV) dos Canais, vereadora Cassandra
Maroni Nunes (PT), comentou que, "da mesma forma que Saturnino de Brito teve visão de futuro, precisamos pensar como o adensamento urbano interfere
na Cidade e o que pode ocorrer em razão do aquecimento global e do aumento no nível do mar".
Cassandra e outros vereadores deverão visitar a Universidade de São Paulo (USP) na
semana que vem, a fim de conhecer uma projeção elaborada por pesquisadores da instituição sobre os possíveis efeitos de mudanças climáticas em
Santos.
Segundo Lara, a comissão promoverá campanhas para a introdução de marcos sobre as obras
dos canais, a construção de um monumento comemorativo e a instalação de placas em "locais de relevância para a história" do sistema de saneamento.
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canais eram originalmente previstos pelo engenheiro sanitarista Saturnino de Brito
em seu projeto para sanear o Município
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Segunda-feira, 14 de Maio de 2007, 07:06
Data estimula trabalhos
A proximidade do centenário dos canais tem estimulado trabalhos escolares e em nível
superior. Um exemplo é o projeto experimental realizado em dez pontos do Canal 1, entre a Bacia do Mercado Municipal e a Praia do
José Menino, por professores e alunos do curso de Ciências Biológicas da UniSantos.
Alguns objetos de análise dos estudantes dos primeiro, terceiro e quarto anos que
freqüentam aulas de Botânica, Microbiologia, Química e Zoologia são a acidez, a temperatura e a salinidade da água do canal; a identificação de
peixes e a observação da diversidade de algas e protozoários.
Uma das partes do estudo, sob coordenação da professora de Microbiologia Kátia Maria
Gomes Machado, consistiu na coleta - realizada em 11 de março -, na separação e na contagem de fungos, bactérias, leveduras e coliformes colhidos
nas amostras.
"Praticamente não se acha nada sobre a microbiota (conjunto de seres animais e
vegetais) dos canais de Santos na literatura (científica)", comentou Kátia, para quem a análise ajudará a medir o potencial biotecnológico dos
canais (ou seja, o possível uso de organismos existentes neles em produtos industrializados). |