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HISTÓRIAS E LENDAS DE SANTOS - Água & esgoto
O caminho das águas... e dos esgotos (4)

Desde as nascentes até o despejo dos esgotos, com todos os seus problemas
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Em 14 de maio de 2007, o jornal santista A Tribuna publicou, em suas edições impressa e eletrônica:
 


CENTENÁRIO - No ano em que completam 100 anos, os canais de Santos passarão,
a partir de agosto, por um amplo processo de recuperação e restauração.
Obras, avaliadas em R$ 5 milhões, começam pelo canal 1
Foto: Nirley Sena, publicada com a matéria

Segunda-feira, 14 de maio de 2007, 07:05
CENTENÁRIO - O da Avenida Coronel Joaquim Montenegro não integra o projeto de recuperação
Prefeitura gastará R$ 5 mi para reformar canais de 1 a 5

Canal 1 contará com uma ciclovia entre a orla e o Túnel Rubens Ferreira Martins

Rafael Motta
Da Redação

A partir de agosto, mês em que se completará um século da inauguração de seu primeiro trecho, o Canal 1 (Avenida Pinheiro Machado) passará por obras que englobarão a substituição de suas calçadas, a construção de guarda-corpos e a abertura de uma ciclovia.

Será a primeira fase dos reparos que a Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Seosp) fará nos canais 1 ao 5. Os trabalhos custarão em torno de R$ 5 milhões, a serem repassados à Prefeitura pelo Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias (Dade), do Governo Estadual.

Os reparos nos canais 1 e 2 deverão demorar de oito a dez meses a partir do início e, em um ano e meio, também poderão ficar prontos os 3, 4 e 5. "Se tivermos disponibilidade orçamentária para todos, poderemos ter uma frente (de trabalho) em cada canal", disse o titular da Seosp e vice-prefeito, Antônio Carlos Silva Gonçalves (DEM).

De modo geral, a intenção é recuperar parte do estilo original dos canais. Os guarda-corpos das passarelas, parte deles de ferro, serão gradativamente substituídos por elementos de concreto que representam o desenho da mureta que margeia a orla da Ponta da Praia. As calçadas serão inteiramente em concreto.

Os serviços serão feitos por funcionários da Prefeitura. Gonçalves explicou que, apesar de talvez demorarem mais do que se fossem executados por uma empreiteira, sairão mais baratos. "Tenho mão-de-obra para demolições e coleta de entulho. Então, não se justifica terceirizar".

Uma licitação para a compra de concreto, tinta e ferro suficientes para os canais 1 e 2 está em andamento.

 

Comemorada intensamente, a inauguração dos primeiros trechos de canais ocorreu em 22 de agosto de 1907

 

Para bicicletas - Ainda falta discutir detalhes com a Prodesan e a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), mas o projeto da ciclovia da Pinheiro Machado, segundo o secretário de Obras, prevê a construção de vias para bicicletas nas calçadas de cada margem do canal.

As passarelas não serão completamente cobertas pela ciclovia. Por exemplo: em uma quadra, parte da via para ciclistas ficaria no sentido Centro/praias. Se, no quarteirão seguinte, uma faixa para pedestres estivesse na direção da calçada que margeia a pista praias/Centro, a ciclovia seria desviada.

Antônio Carlos Gonçalves adiantou que o Canal 6 (Avenida Coronel Joaquim Montenegro) não integra o projeto de recuperação porque a CET estuda a possível construção de uma ciclovia em toda a sua extensão.

A razão é evitar que ciclistas que circulam entre a orla e o porto tenham de seguir até o Ferry-Boat para alcançar a ciclovia da Avenida Mário Covas. "Vamos interligar as ciclovias na região do porto, como a que passa pela Avenida Afonso Pena".

Em relação ao Canal 7 (Avenida General San Martin), nada está programado, ainda: ele não constava do projeto do engenheiro sanitarista Saturnino de Brito e foi construído pela Prefeitura em 1968.

 

Obras nos canais 1 ao 5 custarão em torno de R$ 5 milhões e serão financiadas com verba repassada pelo Dade

 

Segunda-feira, 14 de Maio de 2007, 07:08
"Os canais têm uma função na dragagem da Cidade"

Entrevista: Antônio Carlos Silva Gonçalves
Secretário de Obras e Serviços Públicos

A Sabesp e a Prefeitura trabalham juntas contra a poluição dos canais decorrente do esgoto lançado de ligações irregulares. Neste ano, a estatal comprou uma máquina que usa fumaça na identificação de ligações clandestinas: numa quadra de 100 metros, podem-se pesquisar cerca de 20 imóveis. Para Antônio Carlos Gonçalves, porém, é preciso intensificar esse esforço, para que se assegurem boas condições de banho de mar por período maior.

Por que os canais ainda são importantes para Santos?
Eu acho que os canais têm uma função fundamental na drenagem da Cidade. Agora, é importantíssimo que a Sabesp acabe definitivamente com as ligações clandestinas de esgoto. A gente minimizará, e muito, a poluição da praia.

Essa situação tem interferido no alagamento de alguns trechos da Cidade?
Não. (O transbordamento dos canais) Acontece, eventualmente, alguns dias do ano, quando você tem conciliação de maré alta com muita chuva num curto espaço de tempo. Nosso sistema de drenagem é prático e viável, só que não dá para disputar com a natureza.

Os canais poderiam ser aprofundados?
É uma obra muito cara. Se você aprofundar o leito dos canais, vai mexer na característica do solo. E, hoje, os canais têm, quase que na vizinhança toda, grandes edifícios, e nem todos esses edifícios têm fundações profundas.


Projeto no Canal 1 prevê a construção de vias para bicicletas nas calçadas de cada margem
Foto: Nirley Sena, publicada com a matéria

Segunda-feira, 14 de Maio de 2007, 07:07
Comissão elabora atividades

À parte das intervenções nos canais, uma comissão - formada por membros da Prefeitura, Sabesp, Universidade Católica de Santos (UniSantos), Fundação Arquivo e Memória (FAMS), vereadores, sindicalistas e engenheiros - elabora atividades relativas aos 100 anos da inauguração dos primeiros trechos do projeto de saneamento feito pelo engenheiro sanitarista Saturnino de Brito, em 27 de agosto.

O secretário de Governo, Márcio Lara, que preside a comissão, adiantou que um seminário - possivelmente, no dia do centenário -, intitulado Canais de Santos: Ontem, Hoje e Amanhã, reunirá especialistas em meio-ambiente e obras. Haverá debates sobre o que representou o trabalho, os melhoramentos atuais nos canais (como a automatização de comportas) e projetos para as zonas Leste e Noroeste da Cidade.

A presidente da Comissão Especial de Vereadores (CEV) dos Canais, vereadora Cassandra Maroni Nunes (PT), comentou que, "da mesma forma que Saturnino de Brito teve visão de futuro, precisamos pensar como o adensamento urbano interfere na Cidade e o que pode ocorrer em razão do aquecimento global e do aumento no nível do mar".

Cassandra e outros vereadores deverão visitar a Universidade de São Paulo (USP) na semana que vem, a fim de conhecer uma projeção elaborada por pesquisadores da instituição sobre os possíveis efeitos de mudanças climáticas em Santos.
Segundo Lara, a comissão promoverá campanhas para a introdução de marcos sobre as obras dos canais, a construção de um monumento comemorativo e a instalação de placas em "locais de relevância para a história" do sistema de saneamento.

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canais eram originalmente previstos pelo engenheiro sanitarista Saturnino de Brito em seu projeto para sanear o Município

 

Segunda-feira, 14 de Maio de 2007, 07:06
Data estimula trabalhos

A proximidade do centenário dos canais tem estimulado trabalhos escolares e em nível superior. Um exemplo é o projeto experimental realizado em dez pontos do Canal 1, entre a Bacia do Mercado Municipal e a Praia do José Menino, por professores e alunos do curso de Ciências Biológicas da UniSantos.

Alguns objetos de análise dos estudantes dos primeiro, terceiro e quarto anos que freqüentam aulas de Botânica, Microbiologia, Química e Zoologia são a acidez, a temperatura e a salinidade da água do canal; a identificação de peixes e a observação da diversidade de algas e protozoários.

Uma das partes do estudo, sob coordenação da professora de Microbiologia Kátia Maria Gomes Machado, consistiu na coleta - realizada em 11 de março -, na separação e na contagem de fungos, bactérias, leveduras e coliformes colhidos nas amostras.

"Praticamente não se acha nada sobre a microbiota (conjunto de seres animais e vegetais) dos canais de Santos na literatura (científica)", comentou Kátia, para quem a análise ajudará a medir o potencial biotecnológico dos canais (ou seja, o possível uso de organismos existentes neles em produtos industrializados).


ONDE FICA
Imagem publicada com a matéria

Cronologia

19/10/1905
O início
Começa a ser executado o projeto de saneamento da Cidade, com a canalização do Ribeirão dos Soldados, que corria onde hoje ficam as avenidas Rangel Pestana e Campos Sales.

27/8/1907
A inauguração
O Governo do Estado entrega os primeiros 2.028 metros de canais. Entre eles, o da hoje conhecida Bacia do Mercado Municipal. Inauguram-se, também, 491 metros de coletores, seis pontes de concreto armado, seis pontes-galerias e três passadiços (corredores).

1910
Os primeiros
Terminam as obras dos canais 1 (Avenida Pinheiro Machado) e 2 (Avenida Bernardino de Campos).

1911
Entrega tripla
Concluídos os canais 4 (Avenida Siqueira Campos), 7 (na Avenida Francisco Manoel, lateral à Santa Casa) e 9 (Avenida Barão de Penedo). Uma das funções previstas para o Canal 4 era o transporte de doentes que desembarcavam de navios para o edifício do Isolamento (o atual Hospital Guilherme Álvaro).

1912-1923
Outros três
Em 1912, entregou-se o Canal 8 (Av. Moura Ribeiro); em 1917, o 6 (Av. Joaquim Montenegro) e, em 1923, o 3 (Av. Washington Luiz).

1927
Conclusão
Entregue o Canal 5 (Av. Alm. Cóchrane), o último dos nove canais projetados originalmente pelo engenheiro Saturnino de Brito.

Década de 1940
Mudanças
Um dos trechos a céu aberto do Canal 1 se situava na Avenida Rangel Pestana, diante do colégio Cesário Bastos. Na década de 1940, a Prefeitura o cobriu e o transformou em um canteiro central da via.

1968
Os últimos
Por iniciativa da Prefeitura, foram abertos canais na Av. General San Martin (o atual Canal 7), no final da Av. Afonso Pena (com ligação para o cais) e na Av. Jovino de Melo (Zona Noroeste).

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