HISTÓRIAS E LENDAS DE SANTOS
Semafórico funcionava no Monte Serrat (1)
Ainda existem, embora desguarnecidas, as últimas instalações do Serviço Semafórico
de Santos, no alto do Monte Serrat (no último andar do prédio do ex-cassino).
No alto da escada, sobre o prédio do cassino, as antigas instalações do Semafórico
Foto: Carlos Pimentel Mendes, em 25/8/2007
Posto de observação por excelência, em virtude de sua localização que permite avistar toda a entrada da barra de
Santos e as instalações do porto, e ser avistado de grande parte da cidade, o posto tinha como atribuições controlar a entrada e saída de navios,
informando a população sobre as embarcações próximas a aportar, e também permitia a troca de mensagens com os navios, através de um código de sinais com
bandeiras.
Barra de Santos, do ponto-de-vista dos vigias do Semafórico, em dia nublado
Foto: Carlos Pimentel Mendes, em 25/8/2007
Aliás, o local já era usado com tal função no tempo de Braz Cubas - quando servia para alertar sobre a
proximidade de navios piratas, dando tempo para o preparo da defesa da vila, daí um dos antigos nomes do Monte Serrat ser Morro da Vigia.
O velho posto abriga, no século XXI, equipamentos de transmissão de rádio, televisão e
telefonia
Foto: Carlos Pimentel Mendes, em 25/8/2007
Num sábado, 5 de fevereiro de 1853, na primeira página de sua edição nº 33, o jornal
O Compilador Paulistano, da capital paulista (no acervo do
Arquivo do Estado de São Paulo - acesso em 6/10/2012) registrou (ortografia atualizada nesta transcrição):
Imagem: reprodução da página 1 de O
Compilador Paulistano de 5/2/1853
Parte oficial
[...]
Dia 29 (N.E.: de janeiro)
- Tomando em consideração o ofício de V. S. de 19 de 19 do corrente sob nº. 232, no qual consulta
se deve continuar a despesa com os vencimentos dos encarregados da conservação das bombas, e de fazer os sinais no Monte Serrate, não obstante ter
sido ela eliminada do crédito concedido pela ordem do tesouro nacional de 24 de julho do ano passado sob nº 57, resolvi declarar a V. S. que deve
suspender essa despesa até que o governo imperial decida a representação desta presidência. - Josino do Nascimento Silva. - Sr. dr. inspetor da
tesouraria. |
O Indicador Santense, editado em 1912 em Santos (redator: Laércio Trindade) informava
sobre o funcionamento do serviço, com o texto a seguir transcrito na ortografia original. As imagens das bandeiras foram reconstituídas a partir da
imagem original:
Signaes semaphoricos do Monte Serrat
Explicações
O mastro de signaes tem uma verga, que cruza a hastea; o signal feito no braço do Sul, desta verga, indica
que a embarcação vem desse lado; no braço do Norte (braço do Norte é o que fica olhando para a cidade e o do Sul o que olha para o mar) que vem
desse rumo e no tópe do mastaréo, que vem de Leste.
Todos os signaes relativos ao mesmo navio são feitos no logar onde se principiou.
Quando se não poder completar alguma noticia, por ser à noite, será terminada ao amanhecer, içando-se antes
o sinal n. 6.
O Telegrapho Optico possue a collecção completa de signaes estabelecidos pelo Codigo Maritimo Internacional;
mas somente empregará os 6 signaes adiante pintados, para assignalar os navios que demandarem o nosso porto ou passarem em frente delle; assim,
pois, fique sabido que quando içar os outros signaes, estará transmittindo telegrammas semaphoricos, quer do serviço publico quer de particular.
Os telegrammas acima pagam apenas 400 reis e quando destinados as outras estações, será acrescentda a taxa
proporcional ao percurso electrico.
Pela convenção Internacional os telegrammas semaphoricos devem ser redigidos ou na lingua do paiz, onde está
situada a semaphora, que os tem de assignalar, ou em signaes do Codigo Universal.
Neste ultimo caso consideram-se como telegrammas em cifra.
A cobrança da taxa será feita do destinatario quando o telegramma proceder de um navio, quando, porém,
partido da terra pagará o expedidor.
Durante a noite o Telegrapho Optico não trabalha.
Em virtude do accordo com a Repartição do Correio, sempre que se achar no porto um ou mais paquetes,
nacional ou extrangeiro, que tenha de conduzir mala içar-se-ha um balão no braço da verga ou no tópe do mastaréo, indicando o rumo para onde o
paquete ou paquetes se destinarem, cujo balão se conservará içado emquanto a mala estiver aberta, sendo arreado na hora em que se fechar.
Bandeiras usadas pelo Semafórico de Santos,
sobre imagem publicada no Indicador Santense de 1912
Signaes
1 Apparece embarcação.
2 Apparecem duas embarcações.
3 Apparecem tres embarcações.
4 Apparecem mais de três embarcações
5 Annula o signal antecedente.
6 Vae se fazer signal dos navios chegados durante a noite.
12 Vapor
13 Galera
14 Barca
15 Brigue
16 Brigue ou escuna
21 Patacho ou sumaca
23 Lugar
24 Escuna
25 Palhabote
26 Hiate ou cutter
31 É de guerra
32 É encouraçado
34 É canhoneira
35 É corveta
36 É cruzador
41 É fragata
42 É torpedeira
43 É transporte
45 Allemão
46 Argentino
51 Austro-Hungaro
52 Brazileiro
53 Belga
54 Chileno
56 Chinez
61 Columbiano
62 Dinamarquez
63 Francez
64 Grego
65 Hespanhol
123 Hollandez
124 Haytiense
125 Italiano
126 Inglez
132 Japonez
134 Mexicano
135 Norte-Americano
136 Norueguez
142 Oriental
143 Portuguez
145 Peruano
146 Paraguayo
152 Russo
153 Sueco
154 Sandwichano
156 Turco
162 Venezuelano
163 Está encalhado
164 Passa para o Norte
165 Passa para o Sul
213 Vai no rumo de Leste
214 Pede pratico
215 Pede reboque
216 Pede medico
231 Pede socorro
234 Pede escaler
235 Deita escaler fóra
236 Recebeu pratico
241 Vem para a barra sem pratico
243 Bordeja no horisonte
245 Bordeja fóra da barra
246 Fundeou fóra da barra
251 Fundeou na entrada da barra
253 Fundeou dentro da barra
254 Fundeou no ancoradouro
256 Não içou bandeira da nação
261 Vem desarvorado
263 Vem arribado
264 Traz bandeira a meio pau
265 Tem fogo a bordo |
312 Vem rebocando uma embarcação
314 Vem rebocando outro vapor
315 Recebeu embarcação de terra
316 Paquete ou correio Nac.
321 Paquete ou corr. Inglez
324 Paquete ou cor. Francez
325 Paquete ou cor. Portuguez
326 Paquete ou cor. N.Americ.
341 Paquete ou cor. Ingl. do P.
342 Vapor austriaco da Comp. Royal Hungarian Sea-Navigation "Adria"
343 Empr. Brazileira de Navegação "Freitas"
345 Vazpor austriaco da Comp. "Lloyd Austriaco"
346 Vapor francez da Comp. "Messageries Maritimes"
351 Vapor francez da Comp.ª "Chargeurs Réunis"
352 Vapor francez "Société Générale de Transports Maritimes"
354 Vapor italiano da Comp.ª "La Veloce Italiana"
356 Vapor italiano da Societá di Navigazione Generale Italiana Florio e Rubattino
361 Vapor italiano "La Ligure Brasiliana"
363 Vapor da "Empreza de Navegação Salina"
365 Vapor brazileiro da Empr.ª Esperança Maritima"
412 Vapor brazileiro do "Lloyd Brazileiro"
414 Vapor brazileiro da "Empreza Joaquim Garcia"
416 Vapor brazileiro da "Companhia Bahiana de Navegação a Vapor"
421 Vapor brazileiro da "C.ª Pernambucana de Navegação á Vapor"
424 "Empreza de Navegação Rio de Janeiro"
425 Vapor brazileiro da "C.ª Navegação Costeira"
434 Vapor da "Empreza de Sal e Navegação"
452 Vapor brazileiro da "C.ª Espirito Santense de Navegação"
454 Vapor austriaco da "Companhia Unione Austr. di Navigazione"
455 Vapor italiano do "Lloyd Italiano"
456 Vapor inglez da Comp. Pacific Steam Navigation"
461 Vapor inglez da Comp. "Royal Mail Steamers"
462 Vapor inglez da Comp. "Liverpool, Brazil and River Plate Mail Steamers" (Lamport & Holt)
464 Vapor italiano da "Comp. Lloyd Sabaudo"
514 Vapor inglez da Comp. "Prince Line"
541 Vapor allemão da "Comp. Hamburg Süd-Amerikanische Dampfschiffahrts-Gesellschaft"
542 Vapor alemão da Comp. "Norddeutscher Lloyd, Bremen"
543 Vapor allemão da Comp. "Rob. M. Sloman Line"
544 Vapor hollandez da "Mala Real Hollandeza"
545 Vapor italiano da "Comp. Italia"
554 Vapor brazileiro da "Empresa de Navegação Commercio e Navegação"
561 Vapor allemão da Comp. "Hamburg Amerikanische Packetfahr-Actien-Gesellschaft"
562 Vapor allemão da Comp. "Deutsche Dampfschiffahrts-Gesellschaft Kosmos" |
|
|