Chega a ser difícil acompanhar a trajetória das emissoras de rádio na região, não apenas pela existência de freqüências AM e FM e ainda
pela facilidade de transmissão via Internet, mas porque o rádio no Brasil passou a ter "bandeiras", como os hotéis, desvinculando a estrutura de transmissão/retransmissão da estrutura de produção do conteúdo radiofônico.
Emblemática dessa questão é a antiga Rádio Panamericana, da capital paulista, depois rejuvenescida como Rádio Jovem Pan, e que era ouvida em Santos, na década de 1970, com sinal
direto AM. Em 1º de julho de 1976, a emissora estreou em FM. Em junho de 1995, a Rádio Cacique de Santos se afiliou à Jovem Pan Sat.
No século XXI, além da presença na Internet em diversos endereços, para complicar ainda mais, em Santos a emissão AM passou a ser transmitida também em FM, pela freqüência 99.7 MHz
FM, como "bandeira" do grupo de rádio mineiro Alvorada, que antes já tinha operado com outras bandeiras, como a Band FM. Aliás, a freqüência 99.7 MHz FM na Baixada Santista está licenciada para operações a partir da cidade de Cubatão/SP.
Em fins de junho, foi anunciado o fim desse contrato Jovem Pam AM com o Alvorada/99.7 FM de Santos, mas um mês depois a freqüência santista continuava irradiando a mesma Jovem Pan
FM, e esta anunciava continuar suas transmissões diretas pela freqüência 620 KHz AM. A notícia do rompimento do contrato foi dada assim pelo site especializado Tudo Rádio em 4 de
julho de 2011:
Imagem: captura de tela no site da rede de emissoras Jovem Pan (consulta em 31/7/2011)
Clique >>aqui<< para obter o arquivo MP4 sem som, convertido do original SWF, tornado obsoleto em 31/12/2020.
RÁDIO NEWS
Segunda-feira, 04 de julho de 2011
Exclusivo: Jovem Pan AM deixa os 99.7 FM de Santos
A Jovem Pan AM 620 de São Paulo, líder de uma rede nacional com mais de 80 retransmissoras espalhadas por todas as regiões brasileiras, anunciou que não renovou o contrato de afiliação com a 99.7 FM de Santos, emissora que já retransmitiu a Band FM na Baixada Santista e é controlada pelo grupo da Alvorada FM 94.9 de Belo Horizonte. A emissora em FM repetia a programação da AM paulistana para a Baixada Santista.
O acordo entre as duas empresas foi encerrado no dia 1º de julho, não sendo renovado pela Jovem Pan. Nos próximos dias a 99.7 FM continuará retransmitindo a programação da Jovem Pan AM 620 de São Paulo, até que o grupo que a controla defina que tipo de programação e marca deva assumir a estação. A 99.7 está instalada na Baixada Santista e possui sintonia local em Santos, São Vicente, Guarujá, Bertioga e Cubatão. A FM também já foi uma afiliada da Band FM 96.1 de São Paulo.
A Jovem Pan AM seguirá presente na Baixada Santista através da própria AM 620, estação que possui sintonia local em praticamente toda a principal área populacional do litoral paulista. As estações de rádio em AM de São Paulo possuem sintonia local em Santos, alvo da 99.7 FM. O mercado santista era o único que tinha duas programações distintas da marca Jovem Pan, sendo a jornalística em 99.7 FM e a Jovem Pan 2 FM 95.1 (programação jovem que na última medição do Instituto Ibope alcançou a vice-liderança de audiência na Baixada Santista).
O mercado da Baixada Santista segue tendo outra repetição de uma rádio AM em FM. Trata-se da Bandeirantes FM 90.9, estação com torre em São Bernardo do Campo que foca a Grande São Paulo e o litoral, repetindo o sinal da Bandeirantes AM 840. Já a 99.7 FM não possui sinal na capital paulista, com alcance limitado a Baixada Santista.
A 99.7 FM é a única rádio em FM que retransmite a Jovem Pan AM.
O mesmo site Tudo Rádionoticiou, em 19 de julho de 2011:
RÁDIO NEWS
Terça-feira, 19 de julho de 2011
Jovem Pan AM segue no ar no FM de Santos
A Jovem Pan AM 620 de São Paulo continua transmitindo sua programação através da 99.7 FM, estação instalada e direcionada para a Baixada Santista. No final do mês de junho a rede paulista anunciou a não renovação do acordo de transmissão da programação gerada pela 620 AM de São Paulo na 99.7 FM de Santos, encerrando a transmissão em FM da grade jornalística e esportiva da Jovem Pan AM. Por enquanto a estação litorânea segue “engatada” na rede AM.
Conforme noticiado com exclusividade pelo Tudo Rádio.com, a Jovem Pan AM seguirá no ar em 99.7 FM até que o grupo que a controla defina que tipo de programação e marca deva assumir a estação. A 99.7 está instalada na Baixada Santista e possui sintonia local em Santos, São Vicente, Guarujá, Bertioga e Cubatão. A FM também já foi uma afiliada da Band FM 96.1 de São Paulo. A AM 620 também possui sintonia local na Baixada Santista, além da presença da Guarujá AM 1550 como afiliada da marca Jovem Pan AM.
A 99.7 FM de Santos não foi a única estação a retransmitir na integra a programação da Jovem Pan AM em FM. Nos últimos anos a rede paulista chegou a ter sua grade irradiada através de uma FM que cobre o Distrito Federal (em 107.9 FM, torre instalada em Goiás) e também foram realizados trabalhos com a marca no Paraná, através de uma estação em FM localizada na região de Maringá que originou a religiosa Catedral FM 106.5 (controlada pela RCC, que também mantém duas afiliadas da Jovem Pan 2 no Paraná).
O mercado de Santos segue com uma forte presença da marca Jovem Pan, através da afiliada Jovem Pan 2 FM 95.1 de Santos, ligada a programação de gênero jovem/pop da rede paulista. Já a 99.7 FM é atualmente a única estação em FM que repete na íntegra a programação da Jovem Pan AM.
Imagens das várias emissoras Jovem Pan captadas em Santos:
Imagens postadas no
perfil da Jovem Pan Santos 95.1 no site Facebook (consulta em 31/7/2011)
Imagem: captura de tela no site da rede de emissoras Jovem Pan (consulta em 31/7/2011). Clique >>aqui<< para obter o arquivo MP4 convertido do original SWF, sem som, 0'10", tornado obsoleto em 31/12/2020
"São Paulo que amanhece trabalhando
São Paulo que não sabe adormecer
Porque durante a noite paulista vai pensando
Nas coisas que de dia vai fazer
São Paulo todo frio quando amanhece
Correndo no seu tanto que fazer
Na reza do paulista trabalho é o padre nosso
É a prece de quem luta e quer vencer"
Todos os dias, ao ligar o rádio na Jovem Pan, os paulistanos sabem que a cidade será destaque no noticiário. A própria música-tema da emissora, ao descrever o corre-corre das pessoas que fazem a vida da maior metrópole da América Latina, deixa claro o compromisso de informar o que de mais importante acontece por aqui. Afinal, São Paulo é o espelho do Brasil: une nordestinos, sulistas, nortistas... Acolhe todos aqueles que vêm do Interior do Estado tentar a vida na Capital. E, como diz a música de Billy Blanco, está sempre pronta para recompensar quem dá duro no trabalho e luta para sobreviver.
A Rádio Jovem Pan de São Paulo revolucionou a radiodifusão brasileira ao optar, no início dos anos 70, por um jornalismo atuante e participativo, seguido por intensa prestação de serviços que se transformou em um marco da história do radiojornalismo do país. A bem da verdade, a marca Jovem Pan se transformou num sinônimo de notícia e credibilidade, de jornalismo dinâmico e informação correta. Esse trabalho pioneiro tornou-se um modelo para as emissoras concorrentes. É lugar comum dizer que onde está o fato, lá também está o microfone da Jovem Pan. A emissora criou um novo estilo de rádio, especialmente no que diz respeito à prestação de serviço, que representa um canal aberto da população com as autoridades da cidade, do Estado e do país.
O compromisso da Rádio Jovem Pan com a notícia é o princípio fundamental no qual se baseia a filosofia de trabalho da emissora em testemunhar os fatos, participando e fazendo do ouvinte um agente atuante da própria história. O jornalismo dinâmico e atualizado da Jovem Pan envolve todos os segmentos sociais, políticos e econômicos 24 horas por dia, na transmissão de noticiosos como o "Jornal da Manhã", o "Jornal Jovem Pan" e o jornal "Hora da Verdade", além do noticioso "Hora da Notícia", de hora em hora, contando com reportagens realizadas em todos os horários pelas ruas da cidade, entidades representativas, casas legislativas, envolvendo entrevistas com autoridades, incluindo exclusivas com ministros de Estado e outros integrantes do Executivo, Legislativo e de todos os segmentos da vida do país.
Some-se a isso a prestação de serviço desenvolvida pela Jovem Pan, trabalho que envolve a população em campanhas em vários setores, como a saúde, educação, impostos, transportes, segurança, defesa do consumidor, numa verdadeira cobrança aos responsáveis que prestam contas nos microfones da Jovem Pan, encaminhando soluções para problemas da cidade e do cidadão. Essa prestação de serviço, associada à informação prestativa e esclarecedora, também abrange o setor de esportes da Jovem Pan, com a transmissão de jogos, Fórmula 1, Fórmula Indy, além de competições do esporte amador realizadas no Brasil e no exterior, seguindo a filosofia de trabalho implantada por Paulo Machado de Carvalho, o Marechal da Vitória, que tantas conquistas proporcionou ao Brasil no campo dos esportes, por seu espírito dinâmico, romântico e empreendedor.
O trabalho da Rádio Jovem Pan atende aos anseios de seus ouvintes: "Nosso público é exigente, quer a melhor informação, o jornalismo correto e analítico. Por esse motivo, a Jovem Pan se desdobra e está sempre à frente de seu tempo, com iniciativas pioneiras que se tornaram norma básica nesta casa", diz o diretor-presidente da emissora, Antonio Augusto Amaral de Carvalho - o Tuta - acrescentando que a credibilidade da Jovem Pan vem da informação responsável e sem distorções, que analisa e esclarece com a atenção voltada exclusivamente ao ouvinte, o que representa uma forma de sua atuação no seu próprio tempo.
A história da rádio Jovem Pan de São Paulo começou no dia 3 de maio de 1944, quando foi inaugurada - como Rádio Panamericana S.A. - na sua primeira sede, rua São Bento, 279. Teve como prefixo as primeiras notas da Quinta Sinfonia de Beethoven que, no código morse, representavam o "V" da Vitória. Em novembro desse mesmo ano, a emissora foi comprada por Paulo Machado de Carvalho, passando a integrar o Grupo das Emissoras Unidas.
Em 1945 a Panamericana - que nasceu para transmitir novelas - foi transformada em "a emissora dos esportes", por Paulo Machado de Carvalho, com o projeto executado pelo então empossado diretor-geral Paulo Machado de Carvalho Filho, o Paulinho. O primeiro contato de Antonio Augusto Amaral de Carvalho - o Tuta - com a emissora, se deu em 1949, quando começou a trabalhar na Panamericana como secretário do irmão.
Paulo Machado de Carvalho Filho deixou a emissora em 1952, indo para a Rádio Record. A direção geral foi, então, assumida por Tuta, que na época tinha apenas 21 anos de idade. Nesse mesmo ano, a Panamericana saiu da rua São Bento e se instalou da rua Riachuelo, 275 - 13º andar. Um ano depois, em 1953, Tuta deixou a direção da emissora para se dedicar à programação da TV Record, canal 7 de São Paulo, que iniciava suas transmissões. Em 1954, a Panamericana mudou suas instalações da rua Riachuelo para a Avenida Miruna, 713, no bairro do Aeroporto, onde se concentrava o grupo das Emissoras Unidas.
Em 1964, ainda ligado à TV Record, Antonio Augusto Amaral de Carvalho assumiu novamente a direção da emissora. O nome "Jovem Pan" surgiu em 1965, dado por Paulo Machado de Carvalho. A grande transformação da Panamericana começou em 1966, sob a direção de Tuta. Já com o nome de Jovem Pan, a rádio iniciou vários programas com ídolos da música popular brasileira que, na época, faziam grande sucesso na TV Record. Os programas jornalísticos foram criados em 1970, 71 e 72, período em que surgiram a "Equipe Sete e Trinta", o "Jornal de Integração Nacional" e, finalmente, o "Jornal da Manhã", que até hoje é uma referência no jornalismo de rádio em todo o país.
Em 1973, Antonio Augusto Amaral de Carvalho deixou a TV Record para se dedicar exclusivamente à Rádio Panamericana-Jovem Pan. Nesse mesmo ano, adquiriu as ações da emissora dos irmãos Paulo Machado de Carvalho Filho e Alfredo de Carvalho, tornando-se seu único proprietário. Em 1976, a Jovem Pan deixou a avenida Miruna, e se instalou da avenida Paulista, 807, 24º andar. Ainda neste ano, foi inaugurada a Jovem Pan 2 FM, com sede no mesmo local.
Em 1993, a emissora iniciou o Projeto Jovem Pan-SAT, que teve sua implantação em 1994, com sinal de áudio totalmente digital, transmitindo via satélite para várias regiões do país. Em 1996, a Jovem Pan-SAT atingiu a marca de 15 milhões de ouvintes em todo o Brasil.
Eleita a emissora-símbolo de São Paulo, a Jovem Pan tornou-se uma referência no radiojornalismo brasileiro com uma programação dinâmica e uma prestação de serviço abrangente ligada aos anseios da população. Atuante e participativa, a Jovem Pan vive dentro de seu tempo, é testemunha de seu tempo. E como testemunha de seu tempo, alargou suas fronteiras. Hoje está presente em várias regiões do país, através do sistema SAT, levando a informação imediata e correta dos fatos nacionais e internacionais, por meio do trabalho de correspondentes em Brasília, Rio de Janeiro e outras capitais brasileiras, além de profissionais que, com exclusividade, informam todos os dias e em vários horários, da Europa, dos Estados Unidos e Japão. Para a Jovem Pan, o jornalismo é um fato social fundamental para a vida moderna. A Jovem Pan-SAT interliga e revela o país pela informação, cumprindo, assim, sua função de formar a opinião pública diante dos fatos.
Num país em desenvolvimento como o Brasil, o rádio tem um papel fundamental para unir a opinião pública em torno dos grandes temas nacionais. O rádio é o elo entre a sociedade e os poderes constituídos. O rádio tem o papel de aglutinar a população em torno dos interesses maiores do país. Dentro deste contexto, a Jovem Pan sempre cumpriu e cumpre seu papel diante da sociedade.
A trajetória de mais de meio século da Rádio Jovem Pan de São Paulo na história da radiodifusão do Brasil representa um marco nas comunicações do país, condição que se conquista sobretudo por um trabalho sério e responsável, que não faz e nunca fez concessões às facilidades, preferindo sempre a tarefa árdua do esclarecimento e da informação correta, imediata e justa a serviço do homem, perseverança que revela os princípios e a filosofia da Jovem Pan, fundamentais para uma empresa moderna que tem consciência de sua função no país.
Jovem Pan SAT
A Rádio Jovem Pan de São Paulo, no ano em que celebrou 50 anos de existência, contribuindo para o fortalecimento do Rádio como veículo de comunicação e comercialização em âmbito nacional, desenvolveu a Rede Jovem Pan SAT, levando via satélite através dos seus módulos AM e FM, uma programação musical e jornalística caracterizada como sendo a melhor já desenvolvida no país.
O projeto teve início em Junho/94, com o objetivo de integrar à Rede Jovem Pan SAT emissoras de todo o país, possibilitando de maneira dinâmica, um maior intercâmbio e integração entre as mais diversas regiões do território brasileiro.
A Rede Jovem Pan SAT foi a primeira rede de rádios do país, a operar via satélite com áudio totalmente digital, gerando programação qualificada e empregando a última palavra em tecnologia de radiodifusão, o que garante a cada emissora afiliada a fidelidade, qualidade e a perfeição do áudio produzido nos estúdios de São Paulo, que sempre foram marcas registradas da Jovem Pan, e sem o risco da pirataria, já que toda a programação é gerada através de sinal codificado.
A realização das obras e estruturação do projeto junto a Embratel, além dos equipamentos de transmissão e recepção do sinal, exigiram da Rede Jovem Pan SAT grandes investimentos nas áreas técnica e humana.
Nas instalações da geradora em São Paulo, foram construídos estúdios para geração e gravação, equipados com computadores que possibilitam gravar e editar spots comerciais, chamadas, vinhetas e programas, com qualidade digital.
Jovem Pan FM
A Jovem Pan 2 FM foi inaugurada no dia 1º de julho de 1976, sob o comando de Antonio Augusto Amaral de Carvalho Filho, o Tutinha. Imediatamente, a Jovem Pan FM conquistou seu espaço especialmente pelas inovações que introduziu no universo das emissoras de freqüência modulada, utilizando - como faz até hoje - os equipamentos mais modernos do mundo.
Tutinha investiu na Jovem Pan 2, com idéias novas que revolucionaram a rádio FM no Brasil. Desde a linguagem jovem até uma plástica que passou a ser uma referência para o bom gosto e para a própria modernidade do rádio no país.
Essa preocupação de estar sempre à frente de seu próprio tempo levou a Jovem Pan FM aos primeiros lugares de audiência, desde seu início até hoje, com um tom de irreverência inteligente, retratando situações que são repetidas em todo o território brasileiro, transformando a Jovem Pan numa marca de prestígio e sinônimo de rádio que sempre se inova.
Com a inauguração da Jovem Pan Sat, a Jovem Pan FM conquistou o país por meio de mais de 53 afiliadas. Atingindo especialmente o público jovem, que é seu alvo, com uma programação principalmente profissional, explorando o humor irreverente, alem de uma programação musical em total sintonia com o que de mais avançado existe no mundo atual.
Ouça:
14 de abril de 2011 - Registro da Rádio Jovem Pan-Santos FM 95.1 MHz, feito por Novo Milênio a partir das
14h35 (arquivo MP3 com 7'06", 128 kbps, 44 kHz, 6,5 MB).
31 de julho de 2011 - Registro da Rádio Jovem Pan-Santos FM 99.7 MHz, feito por Novo Milênio a partir das
20h58 (arquivo MP3, com 5'28", 64 kbps, 22 kHz, 2,51 MB).