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HISTÓRIAS E LENDAS DE SANTOS - MONTE SERRAT
Dos projetos ao início das obras

Funicular deveria ser inaugurado em 15 de agosto de 1914. Só o foi em 1927
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Embora só iniciasse as suas atividades em 1927, o sistema funicular de acesso ao alto do Monte Serrat demandou quase 17 anos na realização de projetos e trabalhos preparatórios, com pelo menos duas concessões frustradas. A primeira foi em 1910, a Wallace Cócrane Simonsen. Em 1912, novo grupo de empreendedores obtinha a concessão, apresentando em 1913 os projetos e prometendo a inauguração do complexo em 1914, como se observa nestas duas notas publicadas em 8 de outubro de 1913 pelo jornal santista A Tribuna (página 3 - ortografia atualizada nesta transcrição):
 


MELHORAMENTO LOCAL - Planta das principais estações do plano inclinado, para a estrada funicular do Monte Serrat. Em baixo a estação inicial e em cima a terminal do importante projeto

Imagem: reprodução da publicação original

 


MELHORAMENTO LOCAL - Pessoas presentes ao ato inicial das obras do Monte Serrat, começadas no sopé do morro, no terreno onde está o depósito da Comissão de Saneamento. Entre elas vêem-se o vice-prefeito em exercício, o presidente da Câmara Municipal, representantes da imprensa e várias outras pessoas gradas

Imagem: reprodução da publicação original

Já esta nota foi publicada em 1º de janeiro de 1914 pelo jornal santista A Tribuna (página 4 - ortografia atualizada nesta transcrição):


Imagem: reprodução da publicação original

Cia. de Melhoramentos do Monte Serrat

Tivemos ocasião de ver a planta que a Cia. de Melhoramentos do Monte Serrat vai submeter à aprovação da Câmara Municipal, a fim de, quanto antes, dar início aos trabalhos da linha de ascensão a esse morro.

A construção do plano inclinado já se acha contratada com a casa Charvloin e Comp. de Paris, devendo a linha, se por parte do município não houver impugnação relativamente às plantas, ser inaugurada a 15 de agosto do ano corrente.

As máquinas e os carros para esse melhoramento, que vai proporcionar a Santos um magnífico ponto de diversão e passeio, serão fornecidos pela conhecida casa Bromberg e Comp., com a qual para esse fim já foi celebrado contrato.

À aprovação da Câmara Municipal, justamente escrupulosa no exame de tudo que interessa ao público, será submetida a descrição do material a ser empregado.

Os srs. Adelino Raposo e Vicente Ramos, concessionários dos melhoramentos e organizadores da companhia que os vai executar e explorar, contam ver em breve prazo concluídas todas as obras projetadas e que serão de vulto.

O registro também foi feito na revista semanal paulistana A Vida Moderna, em sua edição 221, de 14 de maio de 1914, página 25, mantida no acervo do Arquivo Público do Estado de São Paulo (ortografia atualizada nesta transcrição - não consta a digitalização da edição seguinte da revista):


Bromberg, Hacker & C. - motocicletas Wanderer
Publicado na revista semanal paulistana A Vida Moderna, ano IX, número 221, de 14 de maio de 1914, página 25 - Imagem: Arquivo Público do Estado de São Paulo

Cia. de Melhoramentos do Monte Serrat

No dia 10 do corrente, a Companhia "Melhoramentos do Monte Serrat", perante avultado número de convidados, procedeu à cerimônia do lançamento da primeira pedra do plano inclinado do Monte Serrat em Santos.

Dessa festa, a que assistimos e da qual trouxemos a mais grata das impressões e da qual fizemos copiosa reportagem fotográfica, havemos de tratar minuciosamente no próximo número, o que não fazemos hoje por absoluta falta de espaço. Todavia, damos desde já os nossos parabéns à diretoria da Companhia, representada pelo seu presidente sr. Alexandre Pulitzer, pela tenacidade com que pôs ombros a esse notável empreendimento de colocar o Monte Serrat, de onde tão bela vista se goza, ao alcance de todos os habitantes de Santos e ao de todos os forasteiros que aportarem à nossa primeira cidade do litoral.


Capa da publicação paulistana A Vida Moderna, número 221,  de 14 de maio de 1914
Imagem: Arquivo Público do Estado de São Paulo

Mas esta concessionária também não obteria os resultados esperados, e em 18 de julho de 1923 os direitos de concessão para instalar e explorar o projetado funicular foram transferidos à Sociedade Anônima Elevadores Monte Serrat, que enfim inauguraria o sistema em 1927.

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