Nem as modernas ferramentas da Internet, como o Google Street View, conseguem acompanhar as mudanças no entorno da Avenida General
Francisco Glicério, seja pela especulação imobiliária, seja pela implantação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT). A imagem vista em 2011 é bem diferente da mesma paisagem em 2013, ambas já bastante mudadas em 2014. Lugares que existiam no início do
ano desapareceram totalmente, meses depois. E as obras ainda estão começando em vários lugares, muita mudança mais está por vir. Assim, Novo Milênio vai registrando aqui este ciclo de vertiginosas transformações.
Como a atualização das imagens do percurso pela avenida foi feita pelo Google Street View em épocas diferentes, situações curiosas ocorrem até quando se muda o ponto de
observação de uma pista para outra. Cruzamentos que não existiam em abril de 2011 passam a ser mostrados nas cenas de novembro de 2013, por exemplo:
Em maio de 2011, o Google Street View registrou a existência no Campo Grande - junto aos trilhos da antiga ferrovia e ao lado do posto
policial - de uma área para treino de pilotos de motocicleta:
Outro local que terá mudanças importantes com a passagem do VLT é o cruzamento das avenidas Francisco Glycerio e Ana Costa, aqui visto em
maio de 2011:
Registre-se ainda a imagem obtida em dezembro de 2013 pelo Google Street View no cruzamento da mesma avenida Francisco Glycerio com a Avenida Senador Feijó, totalmente
modificado poucos meses depois, com o desaparecimento da área arborizada:
Também já foram retirados os trilhos da antiga ferrovia e a mureta branca vistos aqui pelo Google Street View em maio de 2011, no cruzamento das avenidas General Francisco
Glycerio e Washington Luís:
O pontilhão sobre o Canal 3, na Washington Luís, fotografado em maio de 2011 pelo Street View, ainda é encontrado em outubro de 2014, mas
já com os dias contados para sua retirada, como os equipamentos semelhantes que existiam nos canais 1 (Avenida Pinheiro Machado) e 2 (Avenida Bernardino de Campos):
Alguns embaçamentos nas imagens foram propositalmente gerados pelo Google Street View, para evitar identificação de pessoas, números e locais
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