Na sua edição especial de 26 de janeiro de 1939,
comemorativa do centenário da elevação de Santos à categoria de cidade - exemplar no acervo do historiador Waldir Rueda -, o jornal santista
A Tribuna publicou este anúncio da empresa então responsável pelos serviços de gás encanado, água, eletricidade e transporte urbano de
Santos, a The City of Santos Improvements Company:
Detalhes do anúncio:
Gás - o combustível que a dona de casa não pode dispensar
Fábrica de gás moderna em 1939
Água - o indispensável
Captação
Tratamento
Transportes urbanos
A força motriz de outrora - 1882
Transportava pelas ruas da cidade 229.930 passageiros anualmente
Hoje - bondes de tração elétrica
Em 1938 transportaram mais de 60 milhões de passageiros
Energia elétrica
é a força espantosa que tem milhares de aplicações tanto no lar como na indústria
Sistema de Fornecimento de Energia Elétrica
The City of Santos Improvements Co. Ltd.:
Estação geradora - Estação transformadora - Sistema de transmissão - Estação
terminal
A estação distribuidora
Industriais - Comerciais - Particulares - Tração - Iluminação Pública
O progresso de Santos pode também ser avaliado pela proporção do crescimento na
aplicação de energia, como se verifica pelo seguinte:
1882 |
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1938
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180 |
lanternas de iluminação pública
|
4.654
|
192 |
consumidores
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23.807
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120.000 KWH |
Energia anual
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61.500.000 KWH
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Este outro anúncio é do mesmo ano: foi publicado igualmente no jornal santista
A Tribuna, na edição especial comemorativa do cinqüentenário da Proclamação da República, em 15 de novembro de 1939 (acervo do historiador
Waldir Rueda):
Que seria de Santos sem bondes?
E sem os bondes higiênicos e confortáveis da Companhia City?
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Viagens até 7 ½ quilometros por 1 tostão
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A "City" tem, na sua rede de bondes, linhas de trilhos numa extensão total de mais de 88
quilômetros; tem em tráfego 238 carros, e seus carros transportam por mês mais de 5.500.000 passageiros.
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Graças ao serviço regular desse meio de transporte, seguro e barato,
nasceram e cresceram todos os nossos bairros - O bonde é, apesar dos melhoramentos feitos, a única coisa que não aumentou de preço nesses últimos
trinta anos; é o último refúgio do tostão como moeda de valor aquisitivo. - O cafezinho, a caixa de fósforos, a empadinha das confeitarias, o
jornal,e tudo enfim que antigamente custava um tostão, aumentou de preço. - As passagens nos bondes conservam-se as mesmas. - Pode-se ainda, em
várias linhas, viajar até
7 ½ quilômetros por um tostãozinho!
O velho amigo do santista: O BONDE
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