Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/santos/fotos178.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 05/06/05 08:13:43
Clique na imagem para voltar à página principal
SANTOS DE ANTIGAMENTE
Um museu em homenagem a De Vaney (1)
Chamado de poeta da crônica esportiva brasileira, o jornalista Adriano Neiva da Motta e Silva, conhecido como De Vaney, conseguiu para Santos o título de Município Mais Esportivo do Brasil, em 1956. Após sua morte, ocorrida em 29 de janeiro de 1990, foi criado um museu dos esportes em Santos, batizado com seu nome e preservando seu importante arquivo sobre a memória dos esportes em Santos e no Brasil.

Sobre esse museu - que inicialmente funcionou na casa do jornalista, junto ao Orquidário de Santos (no bairro do José Menino) -, foi publicado no jornal santista Espaço Aberto, na edição de 18 a 31 de outubro de 1991:


De Vaney à esquerda, na década de 1960
Foto exclusiva de José Dias Herrera, publicada com a matéria

Entidades resgatam memória esportiva

A criação do Centro de Memória Esportiva e do Museu De Vaney, pela Prefeitura Municipal de Santos, através de sua Secretaria de Esportes, é possivelmente uma das mais valiosas contribuições para a preservação da memória de importante setor da cidade e da devida homenagem a quem tanto lutou pelo engrandecimento do esporte, não apenas da região, mas do país.

A inauguração, simples e descontraída como cabe a qualquer evento esportivo, para muitos significou apenas a entrega de mais uma entidade à população. No entanto, para aqueles que contribuíram para com o desenvolvimento de Santos através das várias modalidades dentro do esporte amador e para quem conviveu com De Vaney, a importância do evento só se compara à de que esse espaço seja mantido, cuidado e ampliado para que as futuras gerações não desconheçam a importância do esporte amador da cidade para o Brasil e - por que não? - para o mundo.

Localizados na Praça Washington, 77, próximo ao Orquidário, o Centro de Memória Esportiva e Museu De Vaney funcionam como um centro de atividades, com uma biblioteca contendo livros e publicações sobre temas esportivos, videoteca, espaço para exposição de fotos, desenhos, ilustrações, quadros e sala de reuniões. No projeto da Semes - Secretaria Municipal de Esportes de Santos, está prevista a edição de publicações, em forma e brochuras sobre várias modalidades esportivas.

Museu De Vaney - Em homenagem a Adriano Neiva de Motta e Silva, o De Vaney, falecido em janeiro do ano passado, aos 83 anos, o Museu que leva seu nome é composto pelo rico acervo que montou durante anos e que foi doado pelos filhos à Prefeitura Municipal de Santos. Até a máquina de escrever Remington está lá, junto com a coletânea de vários jornais e revistas.

De Vaney, um exemplo de dedicação ao jornalismo esportivo, iniciou sua carreira em 1923, aos 16 anos, no Rio de Janeiro, foi editor de política de O Globo, passou pelo Diário de Notícias, foi perseguido durante o golpe de 1937 (Estado Novo), passou um tempo vivendo das crônicas que vendia a 10 contos de réis. Segundo pesquisa da Semes, foi correspondente de 41 jornais brasileiros e nove estrangeiros.

Em Santos trabalhou em A Tribuna e no extinto Cidade de Santos. Em 1984 perdeu a visão, mas continuou ditando seus artigos. Com certeza, aqueles que conviveram com De Vaney, nos últimos anos que trabalhou no Cidade de Santos, ao visitarem o museu, lembrarão aquela figura de gestos longos, sentado àquela mesa do canto, onde o amontoado de recortes de jornais era motivo de piadas sobre ninho de ratos, ciclones e outras, às quais dava de ombro dizendo: "Se querem, tiro daqui e coloco nas outras mesas. O que preferem?"

O Centro de Memória Esportiva e Museu De Vaney foram inaugurados pela prefeita Telma de Souza e pelo secretário de Esportes de Santos, Ouhydes Fonseca. As entidades localizadas na casa em que residiu De Vaney são administradas por Oswaldo Rodriguez Perez e funcionam de segunda a sexta-feira, das 9 às 19 e aos sábados, das 9 às 16 horas.

Leva para a página seguinte da série

QR Code - Clique na imagem para ampliá-la.

QR Code. Use.

Saiba mais