Um dos grupos musicais mais conhecidos de Santos, o Blow Up começou na década de 1960, com o nome de Black Cats. Na época, ainda era comum que lojas de discos patrocinassem programas de rádio, com apresentações dos artistas transmitidas ao vivo das próprias lojas. Estas imagens foram enviadas a Novo Milênio por Nilce Pugles G. Saroglou, proprietária do Hotel Natal, e que desenvolveu um trabalho sobre o panorama musical santista.Ela mesma descreve as fotos, que o próprio grupo musical não possuía: "Zé Luiz foi o primeiro vocalista do Blow Up em 1965, quando o grupo ainda se chamava Black Cats. Essa foto foi tirada na Casa do Disco, no centro da cidade em 1967. Era um programa realizado dentro da loja e voltado para a rua, de forma que as pessoas iam ao local participar da transmissão. Toda semana tinham um convidado especial, geralmente cantores da Jovem Guarda que os Black Cats acompanhavam e faziam após seu show. A Rádio Cacique fazia semanalmente a transmissão ao vivo do programa":
A primeira formação oficial do grupo aparece nesta segunda foto, que Nilce legendou: "Tivo, Hélio, Zé Luiz, Nelson e Robson":
Em 31/5/2009, o programa televisivo Mulheres Dez, apresentado por Isabel Machado, produziu um vídeo em homenagem aos 40 anos do grupo Blow Up. Clique >>aqui<< ou na imagem abaixo para obter o vídeo, em formato MP4 com 22 MB, 9'57":
Imagem: fotograma do vídeo, também disponível no You Tube
A banda se apresentou em 12 de junho de 2006 no centro comercial santista Shopping Parque Balneário, em comemoração ao Dia dos Namorados, sendo destacada a música Rainbow, que fez parte da trilha sonora da primeira versão da novela Anjo Mau, transmitida pela Rede Globo de Televisão em 1976. O vídeo foi postado no site YouTube pelo internauta Nickelodeon666 em 5/1/2007. Clique >>aqui<< ou na imagem abaixo para obter o vídeo, em formato MP4 com 14,7 MB, 3'60":
Imagem: fotograma do vídeo, também disponível no You Tube
|
|
1º álbum Blow Up, de 1969
Faixas: 01. Estrela que Cai 02. Meu Anjo Especial 03. Você Não Sabe Amar 04. Ela se Foi 05. Tristeza do Adeus 06. Cada Dia 07. Deixe-me 08. Feliz sem Ter Você 09. Os Sonhos Meus 10. Para Ter Seu Carinho 11. Tempo de Amar 12. Eu Não Sei |
2º álbum Blow Up, de 1971
Faixas: 01. Hei Brasil 02. Hello My Baby 03. I Want You Any Way 04. Som D'Avenida 05. Não é Natural 06. Canção de Quase Um Minuto 07. Noite e Dia 08. Expresso 21 09. Amigo Coração 10. Tá Cozendo o Tempo 11. Meu Amigo
|
O blogue Brazillian Nuggets publicou, em 30 de março de 2006:
Em 1966, nascia em Santos, no bairro do Macuco, o grupo The Black Cats, formado por Robson (guitarra solo), Hélio (bateria), Tivo (baixo e vocal), Zé Luis (vocal), Nelson (teclado) e Adalberto (guitarra base), com forte influência dos Shadows, Jovem Guarda, Beatles e Bee Gees. A primeira apresentação do grupo foi em setembro de 1965, na TV Excelsior, no programa Almoço Musicado, de Hugo Santana. Na onda beatlemania, começaram a ensaiar e tocar nos bares da região, onde conheceram o cantor e compositor mineiro Zegê (mais tarde conhecido por Zé Geraldo), que os convidou para acompanhá-lo em seus shows.
Em 1968, por já existir outro grupo com o nome de The Black Cats, inclusive patenteado, trocaram o nome para Blow Up, tirado de um filme homônimo de Antonioni. Um ano mais tarde gravam o seu primeiro disco, chamado Blow Up, pela gravadora Caravelle, e participam do filme Se Meu Dólar Falasse, com Grande Otelo e Dercy Gonçalves. O segundo álbum veio em 1971, novamente chamando-se Blow Up; o disco que também é conhecido por Expresso 21, já trazia mudanças da formação inicial, com a entrada de Lobão no vocal, em substituição a Zé Luis. Os dois álbuns integram as listas de mais procurados por colecionadores, inclusive internacionais, sendo que o segundo tem sua capa publicada no livro 1001 Record Collector Dreams, do austríaco Hans Pokora, e também pode ser visto no site Rato Laser.
Em 1974, ocorre outra substituição: entra Adalberto no lugar de Dielson, autor da composição de maior sucesso do grupo - Rainbow lançada em 1976 pela Philips. A música entrou na trilha sonora da novela Anjo Mau (primeira versão) e, com ela, o grupo participou do Globo de Ouro da Rede Globo, do programa Fantástico, da mesma emissora, e entrou na compilação Sua Paz Mundial - Volume 4. Em 1974, ganharam o prêmio de melhor banda do estado de São Paulo, segundo a imprensa especializada, entregue no ginásio do C.A. Juventus.
O Blow Up ainda gravaria mais um compacto Pamela Poon Tang, em 1977. Depois de tentativas frustradas com gravadoras que impunham condições, ou queriam grupos populares no seu elenco, a banda até que tenta fazer um disco independente, mas os obstáculos da época eram muitos e o projeto acaba ficando na gaveta. Em 1988, depois de brigas internas, o Blow Up resolveu encerrar suas atividades. O retorno veio alguns anos depois, com o grupo voltando a se apresentar em clubes e bares de Santos, com um público fiel, que lota todas as suas apresentações.
A formação atual conta com Lobão (vocal), Hélio (bateria), Marinho (baixo), Lando e Edú (guitarra), Alex Lobinho (sax e flauta) e Oliver Alex (teclado), tocam várias músicas dos Beatles (sua especialidade), Creedence Clearwater Revival, Bee Gees, e até de grupos atuais como R.E.M., entre outros. Atualmente, o grupo se prepara para lançar um álbum ao vivo, sem nenhuma pretensão de retorno ao cenário musical, simplesmente deixar um registro na história cultural do rock nacional.
Discografia Zegê/The Black Cats (compacto 7", 1968 - Mocambo) Blow Up (LP, 1969 - Carvelle Discos do Brasil) Blow Up (LP, 1971 - Caravelle Discos do Brasil) Rainbow (compacto 7", 1976 - Philips) Pamela Poon Tang (compacto 7", 1977 - Philips)
Texto de Sérgio Dias, publicado no site Senhor F. |