Uma coleção de fotos inéditas, datadas de cerca de 1868 (um ano
após a inauguração da ferrovia São Paulo Railway, de Santos a São Paulo e Jundiaí) foi leiloada nos Estados Unidos. A reprodução digital dessas
fotos foi cedida a Novo Milênio pelo proprietário/vendedor, Bruce Baryla, residente na cidade de
New York (EUA), com a intercessão do
pesquisador paulistano Werner Vana, no dia 2/1/2004. Este é o tamanho original em que a imagem abaixo foi divulgada por Bruce (clique na imagem para
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Esta é a anotação que consta no álbum de onde se presume que um dos autores das fotos
seja o fotógrafo australiano Edward Haigh, que na época teve loja de fotografia em Londres:
Photographs S.P. R'way
Moira & Haigh
1 Lower Seymour St. Portman Square
negatives belonging to D.M.F.
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Conforme alertou o colaborador
Gerry Nichols, da Inglaterra,
em mensagem a Novo Milênio em 4 de junho de 2009, a linha final desse texto indica que os negativos pertencem a D.M.F. (a letra F, lembrando um L,
era assim escrita na época pelos ingleses, como explicou), o que significa que as fotos pertenceram ao engenheiro residente Daniel Makinson Fox,
um dos construtores da ferrovia.
Gerry conta que Daniel Makinson Fox nasceu em Hull, Yorkshire, na
Inglaterra, em 1830, filho de um pastor protestante que construiu diversas capelas no Norte da Inglaterra.
Aluno de Sir James Brunless, foi encarregado
de fazer os preparativos para a construção da ferrovia na Serra do Mar, pelo traçado do Rio Mogi. Depois, retornou ao Brasil para construir a
ferrovia, e seus filhos nasceram todos em São Paulo, entre 1861 e 1873. Gerry destaca ainda ter sido publicado na
Cornualha, no Reino Unido, um livro sobre essa obra, A
Very British Railway, por Paul Catchpole.
A apresentação desse livro (da editora Locomotives International, com 84 páginas e
125 fotos preto-e-branco, além de 37 diagramas e 2 mapas), cita: "Os engenheiros eram
escoceses, as antigas locomotivas a vapor foram feitas na Inglaterra e Escócia, a bitola era 5'3" como na
Irlanda, e as estações e infra-estrutura pareceriam perfeitamente normais em qualquer ferrovia do período
pré-agrupamento na Grã-Bretanha (...)
Era uma verdadeira ferrovia inglesa... mas construída na América do Sul".
Nas páginas seguintes, os detalhes do álbum de 1865 e as
fotos. Clique nas setas para navegar entre as páginas.
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