Bonde de Sepetiba, em foto de Augusto Malta, datada de 24/8/1910
Foto: Augusto Malta, no acervo do Museu
Histórico Nacional, Rio de Janeiro/RJ, referência MT37
No dia 17 de outubro de 1882, pelo Decreto 8.711, foi concedido o privilégio para a construção
de um ferro-carril entre a estação de Santa Cruz da Estrada de Ferro Dom Pedro II e a localidade de Sepetiba, sendo a linha inaugurada em 28 de
julho de 1884.
A linha terminava no cais de Sepetiba, de onde partiam pequenos barcos a vapor para Parati, com escalas em Mangaratiba e Angra dos Reis. Tanto o
bonde quanto os barcos eram explorados pela mesma companhia.
A linha tinha 11 km de extensão, com bitola de 0,82 metro. No trecho, em 1908, eram realizadas 3 viagens/dia/sentido. A linha foi extinta em
novembro de 1910.
A mesma imagem, em preto-e-branco, em 1910
Foto: Augusto Malta, no acervo do Museu Histórico
Nacional, Rio de Janeiro/RJ, referência MT37
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