Foto cedida pelo pesquisador norte-americano
Allen Morrison, de New York/EUA
Nas fotos desta página, bondes elétricos circulam pelas ruas da capital sergipana no
início do século XX. Aracaju foi a última capital estadual no Brasil a instalar bondes com tração animal e também a última a contar com bondes
elétricos, sendo também a única cidade sergipana a ter bondes.
Foto cedida pelo pesquisador norte-americano
Allen Morrison, de New York/EUA
A Empresa Carris Urbanos inaugurou um sistema com tração animal e bitola métrica em
24/10/1908. A Empresa Tracção Electrica foi organizada com capitais locais em 1923 e assinou no ano seguinte um contrato com a empresa
soteropolitana João Andrade de Almeida & Companhia (agente da Siemens-Schuckertwerke de Berlim/Alemanha), para a eletrificação das linhas de bondes.
Os primeiros testes ocorreram em 2 de junho e o sistema de bondes elétricos foi
inaugurado formalmente em 13/8/1926 com a presença do então recém-eleito presidente do Brasil, Washington Luiz Pereira de Souza.
Só uma outra linha de bondes elétricos foi criada depois: a da pequena cidade de Bom Sucesso, em 1930.
Acredita o pesquisador norte-americano Allen Morrison que o sistema de bondes de
Aracaju operou com os mesmos dez veículos de passageiros e três reboques (um deles para uso funerário) durante toda a sua existência. Em 1936, o
sistema passou à estatal Serviços de Luz e Força, que encerrou o sistema em 1955, depois de 29 anos de atividades.
A viagem pelos trilhos do Brasil continua... |