Fotos: autores não identificados
Nas fotos acima, imagens do acidente que extinguiu o tráfego de bondes naquela cidade mineira.
Abaixo, bonde do Porto Novo.
Foto: autor não identificado
Situada no entroncamento de duas estradas de ferro, a E.F. Central do Brasil (que
criou em 1871 uma linha de Três Rios a Porto Novo) e a E.F. Leopoldina (que se instalou em Porto Novo e construiu uma linha até o centro de
Leopoldina em 1873). A Empreza Ferro Carril Além Parahyba, fundada em 1891, inaugurou em 1895 um serviço de bondes com tração animal entre Porto
Novo e Saúde.
Um empreendedor local, Adão Pereira de Araújo, comprou a linha de bondes em
13/1/1923 e iniciou sua eletrificação, usando três veículos abertos para passageiros, inaugurando festivamente o serviço eletrificado em 15/11/1925,
com bitola métrica e 4 km de extensão, na rua principal. As iniciais do proprietário (APA) podiam ser vistas nas laterais dos veículos,
até que ele vendeu a linha em 1931 à Empresa de Viação, Força e Luz.
O serviço de bondes teve um grotesco final em 25/7/1939, quando o trole 3, num
cortejo fúnebre, perdeu seus freios e se chocou contra o Vila Laroca, causando (novas) vítimas fatais, segundo relata o pesquisador Allen Morrison,
de New York. O evento foi traumático para a pequena cidade e a linha nunca mais foi recuperada.
A viagem pelos trilhos do Brasil continua... |