Veículo prefixo 1 no depósito ferroviário Dr. C. Paula
Souza, fotografado em 6/4/1963
Foto cedida pelo pesquisador norte-americano
Allen Morrison, de New York/EUA
O
sistema começou a operar em 1906 com a construção de uma ferrovia em bitola de 600 mm para ligar Votorantim à estação Paulo Souza em Sorocaba
(distante 7 km) e mais ao Sul à hidrelétrica de Santa Elena, para o transporte dos trabalhadores às indústrias.
Depois da instalação da usina elétrica em 1914, a empresa Westinghouse resolveu eletrificar a
linha em 1920 e transformá-la em bitola métrica, o que permitiria o intercâmbio de veículos com a Estrada de Ferro Sorocabana, adjacente à linha.
Assim, em 4/2/1922 foi inaugurada a Estrada de Ferro Elétrica do Votorantim, com a presença do
governador Washington Luís, contando com três veículos abertos e dois reboques. O sistema foi ampliado em 1930 com novos veículos, e durante a
Segunda Guerra Mundial a empresa remodelou os veículos, tornando-os fechados.
O serviço foi fechado para o público em 1966 e para os trabalhadores da Votorantim
e da Santa Elena em 1977, mas as operações ainda se mantiveram até 1986, sendo depois substituídas pelo uso de veículos a diesel.
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