Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/santos/bonden27.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 09/13/02 18:22:24
Clique na imagem para voltar ao índice desta série
BONDES NO BRASIL
Votorantim/SP

Veículo prefixo 1 no depósito ferroviário Dr. C. Paula Souza, fotografado em 6/4/1963

Foto cedida pelo pesquisador norte-americano Allen Morrison, de New York/EUA

O sistema começou a operar em 1906 com a construção de uma ferrovia em bitola de 600 mm para ligar Votorantim à estação Paulo Souza em Sorocaba (distante 7 km) e mais ao Sul à hidrelétrica de Santa Elena, para o transporte dos trabalhadores às indústrias.

Depois da instalação da usina elétrica em 1914, a empresa Westinghouse resolveu eletrificar a linha em 1920 e transformá-la em bitola métrica, o que permitiria o intercâmbio de veículos com a Estrada de Ferro Sorocabana, adjacente à linha. Assim, em 4/2/1922 foi inaugurada a Estrada de Ferro Elétrica do Votorantim, com a presença do governador Washington Luís, contando com três veículos abertos e dois reboques. O sistema foi ampliado em 1930 com novos veículos, e durante a Segunda Guerra Mundial a empresa remodelou os veículos, tornando-os fechados.

O serviço foi fechado para o público em 1966 e para os trabalhadores da Votorantim e da Santa Elena em 1977, mas as operações ainda se mantiveram até 1986, sendo depois substituídas pelo uso de veículos a diesel.

A viagem pelos trilhos do Brasil continua...

Carlos Pimentel Mendes