Estação de Monnetier-Mairie, cerca de
1895
Foto: Coleção J.-L. Rochaix, em "Trams
aux Fils"
Veículo elétrico próximo à chegada da
gare Treize-Arbres, cerca de 1905
Imagem :
cartão postal na coleção G. Lepère, em "Trams aux Fils"
Estação terminal de Treize-Arbres,
cerca de 1892 (depois transformada em restaurante)
F oto:
Centro de Iconografia de Genebra (CIEM), em "Trams aux fils"
Veículo da linha, em Monnetier
Foto: cartão postal postado em Genebra em 5/4/1912, em "Trams aux
fils"
Quando
uma linha de bondes serve a duas localidades, passa a ser considerada ferrovia, como no caso destes bondes-trens da linha
de Salève, na França. A estrada foi construída entre 1890 e 1892, quando foi inaugurada, em bitola métrica
com cremalheira e um trilho extra para fornecer corrente elétrica de 600 W. Os veículos partiam da gare Genève-Veyrier para Monnetier e Treize
Arbres, havendo outro ramal que ligava Etrembières a Treize Arbres. Em 1932 foi construído um teleférico que causou o fim do caminho de ferro.
A viagem pelos trilhos do mundo continua... |