Bonde Combino Supra NF12B fabricado pela
Siemens (à esquerda), que entrou em operações em Budapest em 2007, e o antigo bonde UV (à direita)
Foto: Péter Bóna, em 1/4/2006, divulgada
por Wikipedia
Budapest foi a segunda cidade do mundo a
ter metrô: a Linha Amarela, inaugurada em 20 de agosto de 1896, só foi antecedida por Londres (1863). Na imagem acima, a estação Andrássy út (Rua
Andrássy), vendo-se uma interseção da rua com a linha 1 do Metrõ (Millenium Undergound Rail) abaixo do nível da rua
Foto:
Wikipedia-Hungria
Bonde antigo no Museu de Transportes
Públicos Urbanos de Budapest, em Szentendre
Foto:
Museu de Transportes de Budapest - Városi Tömegközlekedési Múzeum -
Szentendre
Bondes antigos no Museu de Transportes
Públicos Urbanos de Budapest, em Szentendre
Foto:
Museu de Transportes de Budapest - Városi Tömegközlekedési Múzeum -
Szentendre
Bondes antigos no Museu de Transportes
Públicos Urbanos de Budapest, em Szentendre
Foto:
Museu de Transportes de Budapest - Városi Tömegközlekedési Múzeum -
Szentendre
Bonde antigo no Museu de Transportes
Públicos Urbanos de Budapest, em Szentendre
Foto:
Museu de Transportes de Budapest - Városi Tömegközlekedési Múzeum -
Szentendre
Transporte público usando tração animal
em Budapest
Foto:
Museu de Transportes de Budapest - Városi Tömegközlekedési Múzeum -
Szentendre
Bondes de Budapest, em 1898
Foto:
Museu de Transportes de Budapest - Városi Tömegközlekedési Múzeum -
Szentendre
Bonde em Budapest, em 1887
Foto:
Museu de Transportes de Budapest - Városi Tömegközlekedési Múzeum -
Szentendre
Transporte em Budapest, em 1887
Foto: Museu de Transportes de Budapest - Városi Tömegközlekedési
Múzeum - Szentendre
Funicular Castle Hill de Budapest (Budavári Sikló Siklóvasút), em foto de 22/10/2005
Foto por Michoko, em Wikipedia
Funicular Castle Hill em foto de maio de 2005, vendo-se a ponte, a praça e o rio
Foto de Andrew Bossi, em Wikipedia
Funicular de Budapest, em 15/9/2009, vendo-se as duas passarelas de pedestres que haviam sido removidas em 1900 com
a ampliação dos jardins do castelo, e foram reconstruídas na forma original em 1983
Foto de Marc J. J. Ryckaert: em Wikipedia
A
capital da Hungria teve o segundo metrô mais antigo do mundo, além de bondes e funiculares. O bonde a cavalo
surgiu nas ruas de Budapeste em 1866, com a criação, no ano anterior, da Pesti Közúti Vaspálya Társaság (BKVT). O Budapest Castle Hill Funicular ou
Budavári Sikló liga o castelo de Buda às margens do rio na ponte Széchenyi Chain e à Praça Adam Clark, tendo sido inaugurado em 2 de março de 1870,
e embora destruídos os veículos e as estações na Segunda Guerra Mundial, foram posteriormente reconstruídos.
A viagem pelos trilhos do mundo continua... |