Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/santos/bondem60.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 01/22/12 22:26:45
Clique na imagem para voltar ao índice desta série
BONDES NO MUNDO
Espanha (4) - Bilbao:

Antigo bonde bilbaíno U-52, que voltou a circular completamente restaurado como em seu primeiro ano de circulação por Bilbao, em 1932. Pertenceu a uma série de seis veículos numerados de 52 a 57, antecedidos pela letra U (de "Urbano")

Foto: "Tranvias de Bilbao"

 

Os veículos foram encomendados à fábrica de Carde y Escoriaza de Zaragoza, que os criou em 1931 no mais apurado estilo "francês", seguindo o desenho dos bondes antes construídos para Santander e La Coruña, mas com a novidade de fazer a carroceria metálica

Foto: "Tranvias de Bilbao"

 

O sistema era muito similar ao que Carde, em sua fábrica de Bordéus, havia usado para construir os bondes para a cidade francesa de Nantes, com um novo sistema de rebitagem que até então era empregado nos trens e de modo experimental no protótipo de um bonde de Zaragoza, o de número 50, construído em 1925. Destacam-se ainda o para-choques em estilo belga, campainhas para aviso de parada e as clássicas quatro portas, além das portinhas retráteis que podiam ser fechadas do lado esquerdo na direção da viagem. Este modelo de bonde é chamado Escoriaza, devido aos fabricantes Carde y Escoriaza. Suas três grandes janelas dispunham de cortinas protetoras pra o sol, com um sistema retrátil fabricado em Chicago

Foto: "Tranvias de Bilbao"

 

As linhas de bondes acabaram por volta de 1958, quando a carroceria do bonde U-52 foi adquirida pela Compañia del Ferrocarril de Soller de Mallorca, para circular na linha Soller-Porto

Foto: "Tranvias de Bilbao"

 

Por ser fechado, era usado em Soller no inverno, de maio de 1959 a junho de 2000. Não podendo ser adaptado aos trucks padronizados da frota de Soller (do tipo Brill 21-E, conhecidos como Burceña), foi transformado para uso como reboque

Foto: "Tranvias de Bilbao"

 

Retirado da circulação em Porto-Soller, nas Ilhas Baleares, em junho de 2000, e após extensa pesquisa histórica, o bonde U-52 foi restaurado à condição original, voltando a circular em Bilbao

Foto: "Tranvias de Bilbao"

Bilbao (Bilbau em português, ou Bilbo em basco) é a cidade mais populosa da comunidade autônoma do País Basco, no Norte da Espanha, sendo capital da província de Vizcaya ou Biscaia.

A viagem pelos trilhos do mundo continua, em Milão...

Carlos Pimentel Mendes