O sistema era muito similar ao que
Carde, em sua fábrica de Bordéus, havia usado para construir os bondes para a cidade francesa de Nantes, com um novo sistema de rebitagem que até
então era empregado nos trens e de modo experimental no protótipo de um bonde de Zaragoza, o de número 50, construído em 1925. Destacam-se ainda o
para-choques em estilo belga, campainhas para aviso de parada e as clássicas quatro portas, além das portinhas retráteis que podiam ser fechadas do
lado esquerdo na direção da viagem. Este modelo de bonde é chamado Escoriaza, devido aos fabricantes Carde y Escoriaza. Suas três grandes janelas
dispunham de cortinas protetoras pra o sol, com um sistema retrátil fabricado em Chicago
Foto: "Tranvias
de Bilbao"
As linhas de bondes acabaram por volta
de 1958, quando a carroceria do bonde U-52 foi adquirida pela Compañia del Ferrocarril de Soller de Mallorca, para circular na linha Soller-Porto
Foto: "Tranvias
de Bilbao"
Por ser fechado, era usado em Soller no
inverno, de maio de 1959 a junho de 2000. Não podendo ser adaptado aos trucks padronizados da frota de Soller (do tipo Brill 21-E, conhecidos
como Burceña), foi transformado para uso como reboque
Foto: "Tranvias
de Bilbao"
Retirado da circulação em Porto-Soller,
nas Ilhas Baleares, em junho de 2000, e após extensa pesquisa histórica, o bonde U-52 foi restaurado à condição original, voltando a circular em
Bilbao
Foto: "Tranvias
de Bilbao"