Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/santos/bondem56.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 01/22/12 22:16:19
Clique na imagem para voltar ao índice desta série
BONDES NO MUNDO
Portugal (4) - Sintra:

Fotos: blogue Notícias de Colares

 

Enquanto em outros países ele desaparece, em Sintra (Portugal) o bonde ressurge, atendendo à vocação turística desse transporte. A notícia foi assim publicada por Vitalino Cara D'Anjo e Susana Amor no blogue português Notícias de Colares em 14 de agosto de 2009:


O Eléctrico Chegou à Praia das Maçãs

Finalmente ao fim de mais de um ano de interrupção, o Eléctrico chegou à Praia das Maçãs.

Depois de uma longa paragem por várias derrocadas no percurso Ribeira/Colares e avarias nas catenárias, foi com alguma satisfação que assistimos à chegada do nosso eléctrico à praia.


O bonde número 3 de Sintra, construído em 1903

Foto: "Rebel with a Nikon", em Wikipedia, em 23/4/2005

 

Registra a Wikipedia (acesso em 22/1/2012, mantida a grafia lusa):

 

Elétricos de Sintra - O eléctrico de Sintra é uma ferrovia turística sazonal de bitola estreita (1000 mm) e tracção eléctrica por trólei que liga a vila de Sintra à Praia das Maçãs, Portugal, ao longo de um trajecto de pouco menos de 13 km, com oito paragens, passando por Colares e perto da Praia Grande. É operado pela Câmara Municipal de Sintra, oferecendo o seu serviço durante a época balnear.

 

O bonde número 1 aberto de Sintra, a caminho da Praia das Maçãs, em Colares

Foto: "Trams aux Fils", em 25/6/2010


Planeamento e expansão (1886-1953) - Após várias tentativas goradas no período 1886-1898, em novembro de 1898 a Câmara Municipal de Sintra concedeu a Nunes de Carvalho e Emídio Pinheiro Borges uma concessão 99 anos para construir e explorar uma ligação ferroviária entre Sintra e a Praia das Maçãs. A Companhia do Caminho de Ferro de Cintra à Praia das Maçãs foi constituída em Julho de 1900 e em 1904 passou a denominar-se Companhia Cintra ao Oceano. Esta viria a falir e a ser substituída em 1914 pela Companhia Sintra-Atlântico, dirigida por Camilo Farinhas até 1946.

Em finais de 1901, a Companhia pediu autorização para efectuar uma alteração no traçado previsto; nesta altura, já se tinham iniciado os trabalhos, com o objectivo de inaugurar o troço até Colares ainda no Verão de 1902. Iniciou-se a construção da linha na zona da Estefânia em Agosto de 1902 e o material circulante foi encomendado à J. G. Brill Company (Estados Unidos): Apesar de inicialmente se prever tracção a vapor, a frota inicial foi constituída por sete carros eléctricos, complementados por seis atrelados. A inauguração do primeiro troço (Sintra (Vila Velha) - Colares: 8900 m) deu-se a 31 de Março de 1904, seguindo-se a 10 de Julho do mesmo ano o restante trajecto (Colares - Praia das Maçãs: 3785 m). Mais tarde, a 31 de Janeiro de 1930, inaugurou-se o prolongamento Praia das Maçãs - Azenhas do Mar (1915 m).

 

O bonde número 6 de Sintra, estacionado em Colares

Foto: "Raf24", em Wikipedia, em 1/9/2007


Decadência e encerramento (1953-1975) - A partir de 1953 o serviço passa a sazonal-estival; nunca mais viria a efectuar-se fora da época balnear.

Em 1955 encerra-se o troço Praia das Maçãs - Azenhas do Mar e em 1958 o troço Sintra (Vila Velha) - Sintra (Estação), devido a obras de alargamento na Volta do Duche.

Assiste-se simultaneamente nesta época a uma grande afluência de passageiros e a pressões diversas favorecendo o tráfego automóvel (tanto individual como colectivo), frutos certamente do aumento absoluto da prática balnear na região, por motivos sociais, económicos e demográficos.

Em Agosto de 1967, a empresa Sintra-Atlântico é comprada pelo grupo de camionagem Eduardo Jorge, que mantém o investimento ao mínimo. A circulação ocorre pela última vez em 1974 e em de Julho de 1975 é autorizada a substituição dos eléctricos por autocarros.

 

O bonde número 7 de Sintra, construído em 1903, na Rua da Cochicha

Foto: "Trams aux Fils", em Wikipedia, em 25/6/2010


Renascimento (>1980)

A 15 de Maio de 1980, foi oficialmente reiniciada a circulação no troço Banzão - Praia das Maçãs. Entre 1996 iniciou-se a recuperação do troço Ribeira de Sintra - Praia das Maçãs, inaugurado a 30 de Outubro de 1997. A 4 de Junho de 2004 (cem anos depois da inauguração) repôs-se a circulação no troço Ribeira de Sintra - Sintra (Estefânia).

 

Frota - A frota conta com 9 unidades — 6 motorizadas e 3 de reboque, 5 fechadas (com janelas, e acesso interior por coxia central) e 4 de carroçaria aberta (bancos corridos e acesso lateral por estribos):

 

N.º mot.? tipo Obs.
1 sim aberto  
1 sim fechado antigo elétrico da Carris n.º 615, recuperado e convertido para bitola métrica, ao qual foi atribuído inexplicavelmente o já existente n.º 1
3 sim fechado parte da frota original de construção Brill
4 sim fechado antigo elétrico da Carris, recuperado e convertido para bitola métrica
6 sim fechado parte da frota original de construção Brill
7 sim aberto parte da frota original de construção Brill
9 não fechado  
10 não fechado  
11 não aberto motorização planeada

O bonde número 7 de Sintra, construído em 1903

Foto: "Trams aux Fils", em 25/6/2010

Vale explicar que Colares é uma freguesia situada no concelho de Sintra, situada na zona sudoeste do município de Sintra, que faz parte da região metropolitana de Lisboa, a capital portuguesa. Com 33,07 km², Colares tinha 7.472 habitantes em 2001, quase quatro vezes mais que a população registrada em 1801 (1903 habitantes). Já era conhecida no ano 1255 e possui monumentos arqueológicos e históricos.

A viagem pelos trilhos do mundo continua. Próxima parada: Genebra, na Suíça...

Carlos Pimentel Mendes